Experiências de docentes da Educação Infantil e da Educação Básica: o que revela o levantamento bibliográfico no contexto da Pandemia de Covid-19 (2020-2022)
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.980Palavras-chave:
Educação Infantil, Experiência, Formação DocenteResumo
Este trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado profissional em educação em andamento, que tem por tema as experiências de educadoras que atuaram na Educação Infantil no contexto da pandemia de Covid-19. Tem por objetivo apresentar os resultados do levantamento bibliográfico realizado à luz da abordagem qualitativa, com finalidade descritiva e exploratória, adotando-se, para isso, a seleção de teses, dissertações e artigos em bases de dados atinentes à área de educação, no recorte temporal equivalente ao período pandêmico (2020-2022). Como resultados, tem-se três pontos centrais: o primeiro, sobre o fechamento das escolas sem a interrupção das atividades inerentes a ela; o segundo, quanto ao trabalho de professoras e educadoras no contexto da Educação Básica e, por extensão, da Educação Infantil, referentes ao desenvolvimento de uma educação presencial síncrona com momentos assíncronos; e, por último, a precarização do trabalho realizado frente à virtualização das relações escolares.
Downloads
Métricas
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARROS, V. L. S.; SILVA, M. R. da C.; MACIEL, C. M. L. A.; SANTOS, V. S. dos. Formação de professores e o uso de tecnologias digitais em tempos de pandemia: Reflexões e decisões. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 35–45, 2022. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1074. Acesso em: 1º fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1074
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Educação? Educações: aprender com o índio. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 19. ed. São Paulo: brasiliense, 1989.
BRASIL. Conselho Nacional da Educação. Súmula do Parecer CNE/CP n.º 5/2020. Reunião Ordinária dos dias 27, 28, 29 e 30 do mês de abril/2020 – Conselho Pleno. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/sumula-do-parecer-cne/cp-n-5/2020-254924735. Acesso em: 20 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 03 mai. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Disponível em: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2020/03/PORTARIA-N%C2%BA-343- DE-17-DE-MAR%C3%87O-DE-2020.pdf. Acesso em: 25 ago. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 345, de 19 de março de 2020. Disponível em: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2020/03/PORTARIA-N%C2%BA-343- DE-17-DE-MAR%C3%87O-DE-2020.pdf. Acesso em: 25 ago. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º n.º 473, de 12 de maio de 2020. Disponível em: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2020/03/PORTARIA-N%C2%BA-343- DE-17-DE-MAR%C3%87O-DE-2020.pdf. Acesso em: 25 ago. 2022.
CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Relatório de Atividades 2021. Disponível em: https://media.campanha.org.br/acervo/documentos/Campanha_RelatorioAtividades_2021_PORTUGUES_INGLES_FINAL_oZIBXFp.pdf Acesso em 22 ago. 2023.
CASTRO, Rafael Fonseca de; SILVA, Epifânia Barbosa da. Processos formativos mediados por tecnologias emergentes no estado de Rondônia em tempos de pandemia: o que dizem os professores? Revista Educar Mais. Rondônia, v. 5, n. 1, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2140/1682. Acesso em: 1º fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2140
CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Braga: Revista Portuguesa de Educação, 2003. p. 221-236.
CURI, Edda; UTIMURA, Grace Zaggia. Processo formativo envolvendo professoras dos anos iniciais que ensinam matemática e uma coordenadora pedagógica no contexto da pandemia da COVID-19. Periódicos Unimontes, São Paulo, v. 6, n.12, p. 1-19, 2022. Disponível em https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/4863/5134 Acesso em: 1º fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.46551/emd.v6n12a02
FERREIRA, Eliani Conceição da Silva. Os professores formadores em tecnologia educacional na pandemia: desenvolvendo novas práticas pedagógicas. 2022. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília – Faculdade de Educação, Brasília, 2022.
FERREIRA, Mariana Lettieri. Formar-se ao formar: pesquisa – formação sobre um curso de formatação docente em contexto e em tempos de pandemia. 2021. 293f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Observatório COVID-19: informação para ação. [S.l.]. Fiocruz, 2020. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/observatorio-covid-19. Acesso em: 1º dez. 2022.
GARBIN, Monica Cristina; OLIVEIRA, Édson Trombeta de. Por uma nova formação docente: por que é importante aprender a usar tecnologias no processo formativo? Em Foco - Revista Científica em Educação a Distância, Rio de Janeiro, v. 11, n.2, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/003111879. Acesso em: 1º fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1347
JULIANO, Kátia Renata Quinteiro. A percepção das educadoras do 4º ano do ensino fundamental sobre a aprendizagem dos estudantes por meio de dispositivos móveis durante a Pandemia de 2020: um estudo de caso. 2021.128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2021.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. ANPED, 2002, n.19. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 08 jul. 2022.
LEITE, Maria; ARAUJO, Jefferson; BEZERRA, Francisca; PATROCIONIO, Maria. As práticas pedagógicas dos professores da escola no campo no contexto da pandemia da covid-19. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Universidade Aberta do Brasil, Patos, 2020.
MACHADO, Yzynya Silva Rezende. Estratégias de ensino remoto e o letramento digital na alfabetização da criança. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Rio Grande do Norte. Natal, 2020. 176f.
MEDEIROS, Ádila de Lima Ferreira. A sala de aula invertida integrada às tecnologias digitais na formação continuada de professores que atuam no ensino médio integral. 2020, 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Instituto Metrópole Digital. Natal, 2020.
MOLL, Sanja Gabriella. Docência no contexto da pandemia da COVID-19 em 2020: possíveis representações de professores sobre seu trabalho. 2021. 80f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2021.
MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por Escrito, Porto Alegre, v.5, n.2, p.154-164, jul./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875
NOVAIS, Gercina; SOUZA, Tiago Zanquêta de. Colonialismo e Colonialidade na Educação: da Denúncia ao Anúncio da Resistência Propositiva Popular. Debates em Educação, 2021, v. 13, n. 31, Maceió, p. 527-550. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p527-550
ROSA, Hellen de Práda. Processos formativos em contextos emergentes: professoras alfabetizadoras e o ciclo de alfabetização. 2021. 183f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Santa Maria, Santa Maria, 2021.
RUFATO, João Antonio. Práticas docentes na educação básica em tempos de COVID-19: implicações para o processo de formação continuada e condições de trabalho no ensino remoto. 2021. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Internacional UNINTER. Curitiba, 2021.
SANTANA, Iolanda Barreto de. Processos formativos de professores da educação infantil: ressignificando o planejamento pedagógico no contexto de uma pesquisa-formação. 2018. 206f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Pernambuco, Petrolina, 2018.
SANTOS, Vera Regina Souza dos. Políticas curriculares no âmbito escolar: que significados emergem da leitura que os professores fazem do documento curricular. Periferia, vol. 9, núm. 2, p. 221-233, 2017. DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28496
SILVEIRA, Carla Tatiana Moreira do Amaral. Saberes e fazeres docentes na educação infantil: tempos formativos e a constituição da docência. 2021. 239f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.
SOUSA, Crisiany Alves de. Itinerário Formativo em competências digitais para professores da educação básica: uma proposta a partir das matrizes brasileiras. 2021. 140f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2021.
TIGRE, Diana Martins. Desafios e possibilidades formativas em tempos de pandemia: saberes e práticas. Diversitas Journal, Santana do Ipanema (AL), v. 7, n.4, p. 3110-3124, out. 2022. DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2238
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Milena Ricken Barbosa, Tiago Zanquêta de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).