Docência, família e escola no ERE: arranjos e tensões no Programa Escola em Casa da SME de Uberlândia
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.966Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial (ERE), Contexto educacional; Pandemia de Covid-19; Ensino remoto; família; professores.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir a organização do trabalho docente e a
relação escola e família durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) conduzido no período
pandêmico. Para isto, foi analisado o Programa Escola em Casa desenvolvido na rede municipal de
ensino de Uberlândia, entre os anos de 2020 e 2021, por meio de pesquisa documental com
abordagem qualitativa. O acervo documental foi composto por materiais didáticos – videoaulas e
respectivos PETs - produzidos e disponibilizados para o 1º ano do Ensino Fundamental, e pelas
normativas municipais e federais que regulamentaram o ERE. Concluiu-se que os documentos
produzidos pelos gestores da SME de Uberlândia, durante a pandemia, idealizaram uma família que
teoricamente teria tempo e disponibilidade para acompanhar as crianças e fazer as mudanças
necessárias na casa para propiciar um bom ambiente de estudo, desconsiderando a realidade
vivenciada pelas classes menos favorecidas de estudantes em situações de vulnerabilidade, além de cercearem a autoria e autonomia docente no processo de organização do trabalho pedagógico.
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial; família e escola; docência.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Aléxia Pádua Franco, Jennyfer Deise Alves Rezende , Leordina Ferreira Tristão Moraes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).