O ensino remoto emergencial nas IES durante a pandemia de COVID-19 - uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.924Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial (ERE), Instituições de Educação Superior (IES), Revisão Sistemática da Literatura (RSL)Resumo
Devido à pandemia da Covid-19, as Instituições de Educação Superior (IES) tiveram que suspender as aulas presenciais e passaram a adotar o Ensino Remoto Emergencial (ERE) para dar continuidade ao aprendizado. Nesse sentindo, o presente artigo objetivou descrever quais foram os principais desafios e as vantagens do ensino remoto emergencial nas IES. Assim, utilizou-se da revisão sistemática da literatura, método proposto pelos autores Centobelli, Cerchione e Esposito (2017). Os resultados mostraram que os principais desafios enfrentados pelas IES foram: insuficiência de recursos para aprendizagem on-line; conectividade de rede e acesso à internet; habilidade técnica dos professores; currículo inadequado; adaptação do curso e processo avaliatório; pouca interação; e perda de foco e desmotivação para os estudos. As principais vantagens foram: flexibilidade aos estudos; criatividade do professor; melhora no desempenho acadêmico dos alunos; acelerou uso das tecnologias digitais no processo de ensino- aprendizagem; autoaprendizagem; fatores organizacionais e redução do tempo de deslocamento. Embora, o ERE tenha sido imposto de forma abrupta e apresentado muitos desafios, ele foi de suma importância para o momento pandêmico, o que possibilitou a continuidade do processo de ensino-aprendizagem, evitando que ocorresse uma perda ainda maior na Educação.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daiany Alves Araujo Moreira, Mônica Aparecida da Rocha Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).