A institucionalização da educação a distância como pesquisa, crítica e produtividade
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.911Palavras-chave:
institucionalização, EaD, pesquisa, críticaResumo
Neste ensaio, consubstanciamos produções recentes acerca da temática da institucionalização da EaD com o objetivo de construir um referencial teórico-analítico que reúne nossas contribuições para a análise do objeto como pesquisa, crítica e produtividade. Demarcamos nosso posicionamento e propusemos alternativas analíticas para perscrutar o fenômeno em investigações correlatas. Iniciamos com um esforço de definição do objeto, construindo um amálgama doutras discussões recentes. Depois, introduzimos nossa discussão relacionada aos níveis e às gradações que possibilitam um diagnóstico da institucionalização da EaD, constituindo-se como importante instrumento de análise e gestão estratégica, colimando avançar na incorporação orgânica da modalidade a distância em instituições de ensino superior. Por fim, demonstramos o dispositivo dialético que está no cerne dos movimentos que compõem o fenômeno, buscando evidenciar que as contradições geradas e mantidas pelo Sistema UAB produzem sínteses que tendem a fluir para cenários hibridizados, isto é, de superação das dicotomias entre modalidades.
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