DESENHO DIDÁTICO E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.91Palavras-chave:
Desenho didático. Mediação Pedagógica. Ambiente Virtual de Ensino (AVE). Educação a Distância (EaD).Resumo
Considerando-se as potencialidades trazidas com o contexto sociotécnico que marca a cibercultura, o presente artigo discute sobre as possibilidades e desafios do desenho didático e da mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Ensino (AVE) destinados à Educação a Distância (EaD). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias: desenho didático e mediação pedagógica, para as quais foram elencadas possibilidades e desafios. A sistematização dos dados indica estas categorias como essenciais e indissociáveis no que se refere ao desenvolvimento de uma EaD colaborativa e intencional, sobretudo pelo ressignificar de olhares destinados às interfaces, bem como à intencionalidade educativa que deve orientar as ações docentes.Downloads
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