Competências digitais e docência do ensino superior: do que estamos falando?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.909

Palavras-chave:

Modelos de competências digitais, Letramento digital, Revisão sistemática da literatura

Resumo

As competências digitais constituem um importante aspecto na formação de docentes e a sua avaliação e desenvolvimento tem fomentado diversas investigações nas áreas da educação e tecnologia. Este artigo objetiva discutir o conceito de competências digitais e seus principais referenciais, realizando um panorama da área por meio de uma revisão sistemática da literatura. Os resultados revelam a existência de iniciativas variadas de mapeamento de competências digitais em diversos países, mas ainda em estágio inicial de aplicação, tendo sido identificado que o nível básico-intermediário de proficiência digital é predominante entre os docentes participantes.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
391
Dec 31 '22Jan 01 '23Jan 04 '23Jan 07 '23Jan 10 '23Jan 13 '23Jan 16 '23Jan 19 '23Jan 22 '23Jan 25 '23Jan 28 '236.0
| |

Biografia do Autor

Lilian Saldanha Marroni, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), São Paulo, São Paulo, Brasil, lsmarroni@gmail.com

 

 

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Marroni, L. S., Miranda, F. . C., & Carvalho, M. A. G. de. (2022). Competências digitais e docência do ensino superior: do que estamos falando?. EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(2). https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.909

Edição

Seção

Dossiê Plataformas digitais, repositórios on-line e competências digitais