Competências digitais docentes no ensino superior: diagnóstico e possibilidades de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.907

Palavras-chave:

Competências Digitais Ensino Superior; Formação de Professores

Resumo

O momento atual que vivemos trouxe novos e emergenciais desafios aos professores do Ensino Superior, tornando essencial a aquisição de competências digitais, sobretudo para o uso de ambientes virtuais de aprendizagem e tecnologias online. Neste sentido, a partir do questionário de autoavaliação DigCompEdu CheckIn, validado por Dias-Trindade, Moreira e Nunes (2019), a pesquisa apresentada neste texto tem como principal objetivo avaliar as competências digitais dos professores do Ensino Superior da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a partir das suas perceções. A abordagem metodológica quantitativa enfatiza a perceção dos professores sobre suas competências digitais em três dimensões: competências profissionais, competências pedagógicas e competências dos estudantes e envolveu 210 professores da UNEB. Os resultados permitem concluir que os docentes apresentam, globalmente, um nível de proficiência digital moderado - nível B1 -Integradores- sendo as dimensões competências pedagógicas e competências dos estudantes aquelas onde os professores apresentam mais fragilidades, destacando-se, na primeira dimensão, as questões relacionadas com a avaliação digital e na segunda dimensão o uso responsável das tecnologias. Os resultados mostram, pois, a necessidade de os professores aumentarem o seu nível de proficiência digital por meio de formação continuada, principalmente nas dimensões destacadas.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
349
Dec 31 '22Jan 01 '23Jan 04 '23Jan 07 '23Jan 10 '23Jan 13 '23Jan 16 '23Jan 19 '23Jan 22 '23Jan 25 '23Jan 28 '236.0
| |

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Sales, M. V., & Moreira, J. A. (2022). Competências digitais docentes no ensino superior: diagnóstico e possibilidades de formação. EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(2). https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.907

Edição

Seção

Dossiê Plataformas digitais, repositórios on-line e competências digitais