Atividades práticas no ensino a distância: a percepção do estudante sobre o aprendizado e o futuro profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.884

Palavras-chave:

gestão ambiental, ; Educação a Distância, disciplina prática

Resumo

A inserção de atividades práticas ainda é um desafio na Educação a Distância (EAD), e deve ser fortemente incentivada, pois proporciona aos estudantes uma qualificação profissional voltada ao mercado de trabalho. Situações que simulam a realidade são boas maneiras de inserir este tipo de atividade no EAD. A disciplina Prática em Gestão Ambiental foi proposta com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades que contribuam para a formação de sujeitos ativos na sociedade. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção dos estudantes sobre a importância desta disciplina em sua formação. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário eletrônico, contendo 03 questões discursivas e 03 objetivas. As respostas foram classificadas em 3 categorias: abrangente (1), restrita (2) e não perceberam (3). Na primeira categoria, 48% compreenderam a importância da atividade prática para a vida profissional, na segunda, 24% consideraram que os aprendizados gerados focaram apenas no tema da disciplina, e na terceira, 28% não compreenderam a abrangência da proposta. Ao analisar os resultados obtidos a partir de uma questão objetiva, de maneira contraditória, 81% dos alunos da categoria 2 e 3 consideraram a atividade abrangente e de grande relevância para o futuro profissional. Deficiências na habilidade de leitura, interpretação e/ou escrita de textos podem ter interferido diretamente na capacidade dos estudantes de emitir opinião sobre a pesquisa realizada. Ações concomitantes entre escolas do ensino básico, médio e superior deverão trabalhar para sanar tais dificuldades. Desta forma, os estudantes estarão mais bem preparados para o ingresso no ensino superior e atuação profissional no futuro. O estudo também demonstrou que a atividade prática gerou satisfação entre a maioria dos alunos, proporcionando mais confiança para o futuro profissional.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
119
Dec 22 '23Dec 25 '23Dec 28 '23Dec 31 '23Jan 01 '24Jan 04 '24Jan 07 '24Jan 10 '24Jan 13 '24Jan 16 '24Jan 19 '2414
|

Biografia do Autor

Fabiana Alves Mourão, Centro Universitário Fael (UNIFAEL), Lapa, Paraná, Brasil, fabiana.mourao@docentes.fael.edu.br

.

Juliana Ventura de Pina, Centro Universitário Fael (UNIFAEL), Lapa, Paraná, Brasil, juliana.pina@docentes.fael.edu.br

.

Karina Luiza de Oliveira, Centro Universitário Fael (UNIFAEL), Lapa, Paraná, Brasil, karina.oliveira@docentes.fael.edu.br

.

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Mourão, F. A., Pina, J. V. de, & Oliveira, K. L. de. (2023). Atividades práticas no ensino a distância: a percepção do estudante sobre o aprendizado e o futuro profissional. EmRede - Revista De Educação a Distância, 10. https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.884