Atividades práticas no ensino a distância: a percepção do estudante sobre o aprendizado e o futuro profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.884

Palavras-chave:

gestão ambiental, ; Educação a Distância, disciplina prática

Resumo

A inserção de atividades práticas ainda é um desafio na Educação a Distância (EAD), e deve ser fortemente incentivada, pois proporciona aos estudantes uma qualificação profissional voltada ao mercado de trabalho. Situações que simulam a realidade são boas maneiras de inserir este tipo de atividade no EAD. A disciplina Prática em Gestão Ambiental foi proposta com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades que contribuam para a formação de sujeitos ativos na sociedade. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção dos estudantes sobre a importância desta disciplina em sua formação. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário eletrônico, contendo 03 questões discursivas e 03 objetivas. As respostas foram classificadas em 3 categorias: abrangente (1), restrita (2) e não perceberam (3). Na primeira categoria, 48% compreenderam a importância da atividade prática para a vida profissional, na segunda, 24% consideraram que os aprendizados gerados focaram apenas no tema da disciplina, e na terceira, 28% não compreenderam a abrangência da proposta. Ao analisar os resultados obtidos a partir de uma questão objetiva, de maneira contraditória, 81% dos alunos da categoria 2 e 3 consideraram a atividade abrangente e de grande relevância para o futuro profissional. Deficiências na habilidade de leitura, interpretação e/ou escrita de textos podem ter interferido diretamente na capacidade dos estudantes de emitir opinião sobre a pesquisa realizada. Ações concomitantes entre escolas do ensino básico, médio e superior deverão trabalhar para sanar tais dificuldades. Desta forma, os estudantes estarão mais bem preparados para o ingresso no ensino superior e atuação profissional no futuro. O estudo também demonstrou que a atividade prática gerou satisfação entre a maioria dos alunos, proporcionando mais confiança para o futuro profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana Alves Mourão, Centro Universitário Fael (UNIFAEL), Lapa, Paraná, Brasil, fabiana.mourao@docentes.fael.edu.br

.

Juliana Ventura de Pina, Centro Universitário Fael (UNIFAEL), Lapa, Paraná, Brasil, juliana.pina@docentes.fael.edu.br

.

Karina Luiza de Oliveira, Centro Universitário Fael (UNIFAEL), Lapa, Paraná, Brasil, karina.oliveira@docentes.fael.edu.br

.

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Mourão, F. A., Pina, J. V. de, & Oliveira, K. L. de. (2023). Atividades práticas no ensino a distância: a percepção do estudante sobre o aprendizado e o futuro profissional. EmRede - Revista De Educação a Distância, 10. https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.884