O engajamento nos estudos e o ensino remoto de emergência: uma pesquisa com estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.883Palavras-chave:
Gestão acadêmica. Demandas e recursos. Ensino Remoto de Emergência. Engajamento nos estudos. UWES-S.Resumo
Engajamento nos estudos é um tema emergente e central para aprimorar o processo ensino-aprendizagem. Fundamentado na perspectiva da psicologia positiva e originado no ambiente de trabalho, o engajamento é formado por três dimensões: vigor, dedicação e absorção. Ao considerar esses aspectos, estudantes engajados têm mais iniciativa e entusiasmo para enfrentar e superar os desafios acadêmicos. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é comparar a intensidade do engajamento acadêmico entre estudantes satisfeitos e insatisfeitos com o Ensino Remoto de Emergência (ERE). A pesquisa, realizada no estado do Pará, empregou metodologia na forma de survey descritiva e transversal com a utilização do Utrecht Work Engagement Scale, na versão para estudantes (UWES-S-17). A amostra foi probabilística aleatória simples e contou com 252 questionários válidos. O tratamento dos dados foi quantitativo e utilizou técnicas descritivas, correlacionais e teste de hipóteses. Os resultados mostraram elevada consistência interna e o teste de hipóteses (Teste T) possibilitou identificar diferenças significativas no engajamento de estudantes satisfeitos (33,73%) e insatisfeitos (66,27%) com o Ensino Remoto de Emergência (ERE). As conclusões recomendam, além do aprofundamento dos estudos, a necessidade de estratégias que contribuam para equilibrar demandas acadêmicas e os recursos disponíveis para os estudantes e, assim, fortalecer o engajamento dos estudantes.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Carolina Motta de Macedo Grangeiro, Sabrina Figueiredo Borba, Carlos André Corrêa de Mattos, Daniel Barbosa Cabral, Cristiano Descovi Schimith
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).