O engajamento nos estudos e o ensino remoto de emergência: uma pesquisa com estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.883

Palavras-chave:

Gestão acadêmica. Demandas e recursos. Ensino Remoto de Emergência. Engajamento nos estudos. UWES-S.

Resumo

Engajamento nos estudos é um tema emergente e central para aprimorar o processo ensino-aprendizagem. Fundamentado na perspectiva da psicologia positiva e originado no ambiente de trabalho, o engajamento é formado por três dimensões: vigor, dedicação e absorção. Ao considerar esses aspectos, estudantes engajados têm mais iniciativa e entusiasmo para enfrentar e superar os desafios acadêmicos. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é comparar a intensidade do engajamento acadêmico entre estudantes satisfeitos e insatisfeitos com o Ensino Remoto de Emergência (ERE). A pesquisa, realizada no estado do Pará, empregou metodologia na forma de survey descritiva e transversal com a utilização do Utrecht Work Engagement Scale, na versão para estudantes (UWES-S-17). A amostra foi probabilística aleatória simples e contou com 252 questionários válidos. O tratamento dos dados foi quantitativo e utilizou técnicas descritivas, correlacionais e teste de hipóteses. Os resultados mostraram elevada consistência interna e o teste de hipóteses (Teste T) possibilitou identificar diferenças significativas no engajamento de estudantes satisfeitos (33,73%) e insatisfeitos (66,27%) com o Ensino Remoto de Emergência (ERE). As conclusões recomendam, além do aprofundamento dos estudos, a necessidade de estratégias que contribuam para equilibrar demandas acadêmicas e os recursos disponíveis para os estudantes e, assim, fortalecer o engajamento dos estudantes.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
291
Dec 31 '22Jan 01 '23Jan 04 '23Jan 07 '23Jan 10 '23Jan 13 '23Jan 16 '23Jan 19 '23Jan 22 '23Jan 25 '23Jan 28 '235.0
| |

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Grangeiro, A. C. M. de M., Borba, S. F., Mattos, C. A. C. de, Cabral, D. B., & Schimith, C. D. (2022). O engajamento nos estudos e o ensino remoto de emergência: uma pesquisa com estudantes universitários. EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(2). https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.883