Autoformação Docente para mediação por interfaces digitais: vivências de cocriação em rede no contexto do distanciamento físico imposto pela pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.870Palavras-chave:
Formação Docente, Interfaces Digitais, Docência Online, Educação Superior, COVID-19Resumo
O presente artigo descreve uma experiência formativa desenvolvida junto a docentes do Ensino Superior, tendo como eixo articulador temáticas emergenciais à Docência Universitária, especialmente a partir do contexto pandêmico da COVID-19, articulando teoria e prática na produção de conhecimento sobre Mediação Pedagógica em processos formativos com utilização das Tecnologias Digitais em Rede. O processo formativo desenvolvido centrou-se na articulação entre os saberes dos partícipes, potencializando a construção colaborativa e difusão do conhecimento. O texto parte de uma discussão teórica sobre tecnologias digitais em rede, cibercultura, formação e prática docentes. Segue pela apresentação do desenho pedagógico da ação formativa desenvolvida, com reflexões sobre os praticantes e seus processos de auto/eco formação colaborativa. Encerra-se a conclusão do êxito da proposta a partir da verificação da evolução metodológica da prática docente migrando de propostas centradas no professor para um desenho aberto, colaborativo e em rede, apropriando-se de artefatos digitais como recursos mediadores.
Downloads
Métricas
Referências
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
LEMOS, A. Cibercultura e Mobilidade: a Era da Conexão. Razón y Palabra - Primera Revista Electrónica en Iberoamérica Especializada en Comunicación, n. 41, 2004. Disponível em: http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n41/alemos.html. Acesso em 25 jul. 2021.
MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
NÓVOA, A. Prefácio. In: JOSSO, M. C. (Org.). Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
PRETTO, N.; BONILLA, M. H.; SENA, I. Educação em tempos de pandemia: reflexões sobre as implicações
do isolamento físico imposto pela COVID-19. Salvador: Edição do Autor, 2020.
SALES, K. M. Tecnologias Digitais em Rede e Educação: Processos Cognitivos e Mediação Pedagógica. Projeto de Pesquisa em desenvolvimento. Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Camaçari, BA, 2020.
SALES, K.; ALBUQUERQUE, J. Formação Docente e Prática Pedagógica em ambientes mediados pelas Tecnologias em Rede? Uma ação formativa no bojo das demandas da pandemia. In: ANDRADE, D. M.;
ROSA, C. U.; SANTOS, L. B. (Org.). Relatos de Experiências Docentes em tempos de Pandemia. Curitiba: CRV, 2021.
SALES, Kathia Marise Borges. Difusão do conhecimento, cognição e tecnologias. 1.ed. – Curitiba: Appris, 2020.
SANTAELLA, A. L. A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal? Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP, São Paulo, v. 2, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCET/article/view/3852. Acesso em: 25 jul. 2021.
SANTAELLA, A. L. A educação e o estado da arte das tecnologias digitais. In: SALES, M. V. (Org.). Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2020.
SANTANA, C.; SALES, K. M. Aula em casa: educação, tecnologias digitais e pandemia COVID-19. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 75-92, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p75-92. Acesso em: 25 jul. 2021.
SANTOS, E. O ensino híbrido como “a bola da vez”: Vamos redesenhar nossas salas de aula no pós-pandemia? ReDoc: Revista Docência e Cibercultura, junho de 2021, online. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1289. Acesso em: 26 jul. 2021.
SANTOS, E. Pesquisar na cibercultura: a educação online como contexto. In: SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.
TARDIFF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
VARELA, Francisco; MATURANA, Humberto R. A Árvore do Conhecimento – as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Ed. Palas Athena, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Kathia Marise Sales, Jader Cristiano Magalhães de Albuquerque, Edmea dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).