Autoformação Docente para mediação por interfaces digitais: vivências de cocriação em rede no contexto do distanciamento físico imposto pela pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.870

Palavras-chave:

Formação Docente, Interfaces Digitais, Docência Online, Educação Superior, COVID-19

Resumo

O presente artigo descreve uma experiência formativa desenvolvida junto a docentes do Ensino Superior, tendo como eixo articulador temáticas emergenciais à Docência Universitária, especialmente a partir do contexto pandêmico da COVID-19, articulando teoria e prática na produção de conhecimento sobre Mediação Pedagógica em processos formativos com utilização das Tecnologias Digitais em Rede. O processo formativo desenvolvido centrou-se na articulação entre os saberes dos partícipes, potencializando a construção colaborativa e difusão do conhecimento. O texto parte de uma discussão teórica sobre tecnologias digitais em rede, cibercultura, formação e prática docentes. Segue pela apresentação do desenho pedagógico da ação formativa desenvolvida, com reflexões sobre os praticantes e seus processos de auto/eco formação colaborativa. Encerra-se a conclusão do êxito da proposta a partir da verificação da evolução metodológica da prática docente migrando de propostas centradas no professor para um desenho aberto, colaborativo e em rede, apropriando-se de artefatos digitais como recursos mediadores.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
359
May 01 '22May 04 '22May 07 '22May 10 '22May 13 '22May 16 '22May 19 '22May 22 '22May 25 '22May 28 '225.0
| |

Biografia do Autor

Kathia Marise Sales, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil, kmarise2@gmail.com

Graduada (1989)em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador , Mestre(2002) na área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora (2013) em Difusão do Conhecimento pelo Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDC, (UFBA/UNEB/IFBA/UEFS/SENAI/LNCC) . Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, com vínculo efetivo desde fevereiro/1996, tendo já desempenhado variadas atividades de ensino,pesquisa e extensão, bem como de gestão universitária nesta Universidade, incluindo a de Coordenadora Institucional da Universidade Aberta do Brasil - UAB e de Pró-Reitora de Ensino de Graduação (02/2015 a 02/2018). Professora permanente do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias aplicadas a Educação - GESTEC/UNEB, desde fev/2014. Em dezembro de 2018 foi credenciada como Professora Colaboradora do Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDC (UFBA/UNEB/IFBA/UEFS/SENAI/LNCC), vinculada à Linha "Construção do Conhecimento: Cognição, Linguagens e Informação". Tem experiência na área de Educação como docente, coordenadora, consultora, avaliadora e gestora em diversas instituições, tendo atuado no ensino público municipal e estadual, e desempenhado várias funções técnico-pedagógicas na Educação Básica, antes do ingresso na Universidade do Estado da Bahia / UNEB. Como pesquisadora seus temas de interesse são: TDICs e Educação: mediação e práticas pedagógicas; Educação on line; Construção e Difusão do Conhecimento, com foco na Cognição.

Jader Cristiano Magalhães de Albuquerque, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil, jalbuquerque@uneb.br

Doutor em Difusão do Conhecimento pela UFBA, Mestre em Administração pela UFBA, Especialista em Educação e Tecnologias e Graduado em Processamento de Dados e Administração. É Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia atuando no Dept. de Ciencias Humanas/Salvador e Depto Ciencias Exatas e da Terra/Salvador. Atua como Professor Permanente do Mestrado Nacional e Profissional de Ensino de Física (MNPEF/UNEB) e do Programa de Pós-Graduação em educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). É Prof. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Difusão do Conhecimento, Educação, Tecnologias e Modelagens Sociais (DCTEM). Atuou na Implantação e foi Coordenador geral da Unidade Acadêmica de Educação a Distância da UNEB. Foi membro da Câmara de Educação a Distância da Associação de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais. (ABRUEM). Atuou como consultor na implantação de cursos de graduação nas áreas de Gestão e Sistemas de Informação na modalidade EaD na Faculdade Regional de Candeias e na Faculdade Osvaldo Alves de Miranda. Áreas de interesse em pesquisa: Educação Mediada por Tecnologias; Modelos de Governança para a gestão da EaD. Metodologias Ativas; Modelagem Computacional; Dinâmica de Sistemas; Gestão da Produção e Operações Logísticas, Marketing e e-Commerce, Sistemas Locais de Produção e Inovação.

 

Edmea dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil, edmeabaiana@gmail.com

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa "Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas". Durante o período de 2007 a 2018, foi professora adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), professor de graduação e no Programa Pós-Graduação em (PROPED/UERJ) linha de pesquisa "Cotidianos, redes educativas e processos culturais" Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ Editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning . Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação" da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação, vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na inicial e continuada de professores e formação. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online, EAD. da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação, vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na inicial e continuada de professores e formação. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online, EAD. da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação, vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na inicial e continuada de professores e formação. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online, EAD.

Referências

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

LEMOS, A. Cibercultura e Mobilidade: a Era da Conexão. Razón y Palabra - Primera Revista Electrónica en Iberoamérica Especializada en Comunicación, n. 41, 2004. Disponível em: http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n41/alemos.html. Acesso em 25 jul. 2021.

MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

NÓVOA, A. Prefácio. In: JOSSO, M. C. (Org.). Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

PRETTO, N.; BONILLA, M. H.; SENA, I. Educação em tempos de pandemia: reflexões sobre as implicações

do isolamento físico imposto pela COVID-19. Salvador: Edição do Autor, 2020.

SALES, K. M. Tecnologias Digitais em Rede e Educação: Processos Cognitivos e Mediação Pedagógica. Projeto de Pesquisa em desenvolvimento. Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Camaçari, BA, 2020.

SALES, K.; ALBUQUERQUE, J. Formação Docente e Prática Pedagógica em ambientes mediados pelas Tecnologias em Rede? Uma ação formativa no bojo das demandas da pandemia. In: ANDRADE, D. M.;

ROSA, C. U.; SANTOS, L. B. (Org.). Relatos de Experiências Docentes em tempos de Pandemia. Curitiba: CRV, 2021.

SALES, Kathia Marise Borges. Difusão do conhecimento, cognição e tecnologias. 1.ed. – Curitiba: Appris, 2020.

SANTAELLA, A. L. A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal? Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP, São Paulo, v. 2, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCET/article/view/3852. Acesso em: 25 jul. 2021.

SANTAELLA, A. L. A educação e o estado da arte das tecnologias digitais. In: SALES, M. V. (Org.). Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2020.

SANTANA, C.; SALES, K. M. Aula em casa: educação, tecnologias digitais e pandemia COVID-19. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 75-92, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p75-92. Acesso em: 25 jul. 2021.

SANTOS, E. O ensino híbrido como “a bola da vez”: Vamos redesenhar nossas salas de aula no pós-pandemia? ReDoc: Revista Docência e Cibercultura, junho de 2021, online. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1289. Acesso em: 26 jul. 2021.

SANTOS, E. Pesquisar na cibercultura: a educação online como contexto. In: SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.

TARDIFF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

VARELA, Francisco; MATURANA, Humberto R. A Árvore do Conhecimento – as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Ed. Palas Athena, 2001.

Downloads

Publicado

2022-05-01

Como Citar

Sales, K. M., Albuquerque, J. C. M. de, & Santos, E. dos. (2022). Autoformação Docente para mediação por interfaces digitais: vivências de cocriação em rede no contexto do distanciamento físico imposto pela pandemia da COVID-19: . EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(1), 1–18. https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.870

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.