A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Willams dos Santos Rodrigues Lima Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Polyana Marques Lima Rodrigues Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Aparecida Pereira Viana Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.86

Palavras-chave:

Formação de professores. Ensino-aprendizagem em EaD. Desafios e possibilidades.

Resumo

Este artigo traz resultados de uma pesquisa realizada no Curso de Pedagogia, na Modalidade a Distância, em uma Universidade Pública Federal de Alagoas. Analisa os desafios enfrentados por professores e alunos no processo ensino-aprendizagem. A metodologia baseou-se na pesquisa qualitativa, com a abordagem no estudo de caso. No desenvolvimento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e alunos do polo Maceió, buscando respostas ao processo de ensino-aprendizagem por meio da Educação a Distância. Sua relevância consiste em sensibilizar os sujeitos da referida instituição sobre a importância do processo de ensino-aprendizagem, e a superação das dificuldades encontradas na EaD, visando melhorias nas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Willams dos Santos Rodrigues Lima, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Centro de Educação - CEDU

Educação

Pedagogia

Polyana Marques Lima Rodrigues, Universidade Federal de Alagoas

Centro de Educação - CEDU

Educação

Pedagogia

Maria Aparecida Pereira Viana, Universidade Federal de Alagoas

Centro de Educação - CEDU

Educação

Pedagogia

Referências

CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Os Múltiplos Papéis do Professor em Educação a Distância: Uma Abordagem Centrada na Aprendizagem. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 18, 2007, Maceió. Anais... Maceió: EDUFAL, 2007.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 11 ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

DOMINGO, Reinaldo Portal. Avaliação na educação a distância (EAD): o uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). In: JUNIOR, João Batista Bottentuit; COUTINHO, Clara Pereira (Org.). Educação on-line: conceitos, metodologias, ferramentas e aplicações. Curitiba: CRV, 2012. p. 139-146.

ESPÍNDOLA, Cristiane da Silva Oliveira; NASCIMENTO, Roseday Santos. O professor, a disciplina e os conteúdos na EaD. In: COELHO, Francisco José Figueiredo; Velloso, Andrea (Org.). Educação a distância: história, personagens e contextos. Curitiba: CRV, 2014. p. 51-57.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed., São Paulo: Atlas, 2010.

GUAREZI, Rita de Cássia Menegaz; MATOS, Márcia Maria. Educação a distância sem segredos. Curitiba: Editora Ibpex, 2009.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: um novo ritmo da informação. Campinas: editora Papirus. 2007.

______. Avaliação e acompanhamento da aprendizagem em ambientes virtuais, a distância. In: MILL, Daniel Ribeiro Silva; PIMENTEL, Nara Maria (Org.). Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013. p. 59-68.

MILL, Daniel; PIMENTEL, Nara Maria. Ensino, aprendizagem e inovação em educação a distância: desafios contemporâneos dos processos educacionais In: MILL, Daniel Ribeiro Silva; PIMENTEL, Nara Maria (Org.). Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013. p. 13-23.

MILL, Daniel. Das inovações tecnológicas às inovações pedagógicas: considerações sobre o uso de tecnologias na educação a distância. In:

MILL, Daniel Ribeiro Silva;PIMENTEL, Nara Maria (Org.). Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013. p. 43-57.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21 ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

PRETI, Oreste. Material didático impresso na educação a distância. In: MILL, Daniel Ribeiro Silva; PIMENTEL, Nara Maria(Org.). Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013. p. 164-183.

SILVA, R.S. da. Moodle para autores e tutores. São Paulo: Novatec editora, 2010.

VALENTE, José Armando. O papel da interação e as diferentes abordagens pedagógicas de educação a distância. In: MILL, Daniel Ribeiro Silva; PIMENTEL, Nara Maria (Org). Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013. p. 25-41.

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

Rodrigues Lima, W. dos S., Lima Rodrigues, P. M., & Viana, M. A. P. (2016). A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. EmRede - Revista De Educação a Distância, 3(1), 50–64. https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.86