Contributo e importância das atividades experimentais no curso de licenciatura em ensino de física a distância. Um estudo de caso da UniRovuma – Nampula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.858

Palavras-chave:

Ensino de Física, Ensino a distância, Atividades experimentais, Laboratório didático, Laboratório virtual

Resumo

As atividades experimentais constituem umas das ferramentas mais importantes no processo de ensino-aprendizagem de Física. Este estudo objetiva analisar o contributo e a importância das experiências realizadas nos laboratórios didáticos e virtuais no curso de Licenciatura em Ensino de Física a distância na Universidade Rovuma – Nampula. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso, em que os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a 56 estudantes; os resultados submetidos a uma análise de conteúdo; e o nível de satisfação medido pela escala de Likert. Constatou-se que no referido curso são usadas diversas tecnologias digitais para acesso à informação e aos laboratórios virtuais. A utilização combinada dos laboratórios didáticos e virtuais é essencial para aprendizagem de forma dinâmica, autônoma e contextualizada. Sendo assim, os estudantes apresentam alto nível de satisfação tanto com a realização de experimentos quanto com as demonstrações nos laboratórios didáticos e virtuais.

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Biografia do Autor

António Gonçalves Fortes, Universidade Rovuma (UniRovuma), Nampula, Moçambique, antoniogoncalves.fortes@yahoo.com

Doutorando em Geociências, Mestre em Engenharia Geológica, Licenciado em Ensino de Física, Professor, Faculdade de Ciências Naturais, Matemática e Estatística, Universidade Rovuma, Nampula – Moçambique

Hermen Aurélio Fernando Beirão, Escola Secundária Geral de Maparra, Nampula, Moçambique, hermenbeirao@gmail.com

Licenciado em Ensino de Física com habilitações em Supervisão Educacional. Docente de Física na Escola Secundária Geral de Maparra, cidade de Nampula - Moçambique

Momade Jaime Chau, Universidade Rovuma (UniRovuma), Nampula, Moçambique, mchau@unirovuma.ac.mz

Mestre em Educação/Ensino de Ciências Naturais, Licenciado em Ensino de Física, Professor e diretor do Curso de Física, Faculdade de Ciências Naturais, Matemática e Estatística, Universidade Rovuma, Nampula – Moçambique

Baltazar Raimundo, Universidade Rovuma (UniRovuma), Montepuez, Moçambique, barraimundo81@gmail.com

Mestrando em Engenharia e Gestão de Energias, Licenciado em Ensino de Física, Professor, Faculdade de Ciências Naturais, Matemática e Estatística, Universidade Rovuma, Montepuez – Moçambique

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

Fortes, A. G., Beirão, H. A. F., Chau, M. J., & Raimundo, B. (2022). Contributo e importância das atividades experimentais no curso de licenciatura em ensino de física a distância. Um estudo de caso da UniRovuma – Nampula. EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(1), 1–21. https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.858