MOOC acessibilidade e tecnologia: elaboração de materiais e tarefas didático-pedagógicas digitais acessíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.842

Palavras-chave:

Educação a distância. Massive open on-line course. Acessibilidade.

Resumo

A procura por conhecimento, sobretudo de forma autônoma, cresce a cada dia. Existem diversos modelos de cursos , entre eles, o Massive Open On-line Course (MOOC). Este artigo descreve  criação e  implantação de um curso MOOC sobre Acessibilidade e Tecnologia, elaborado no Instituto Federal do Espírito Santo. O objetivo do curso foi capacitar profissionais para o desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos acessíveis para a Educação a Distância, caracterizando-se como uma pesquisa descritiva. Os resultados revelaram que, em um período de 45 dias, 899 pessoas se inscreveram no curso, sendo que 50,6% destas concluíram o curso e realizaram a avaliação. Os dados obtidos nessa avaliação indicam que a maioria são professores que buscam conhecimentos para produção de materiais acessíveis. Um total de 99,6% avaliou positivamente o curso, destacando a qualidade do material. Conclui-se que existe uma grande demanda por formação nessa área e que o curso MOOC pode atendê-la.

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Biografia do Autor

Yvina Pavan Baldo, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, yvina@ifes.edu.br

Mestre em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Fundação de Assistência e Educação (Faesa). Atuou no Ensino Superior como professora na FAESA, como coordenadora da Universidade Aberta do Brasil - UAB (2006 a 2009), Diretora de Educação a Distância (2009 a 2014) e coordenadora da pós-graduação lato sensu em Tecnologias Educacionais no Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes. Atualmente é professora com dedicação exclusiva no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes atuando em cursos de formação de professores na área de Tecnologias e coordenadora adjunta do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne/Cefor). Tem experiência na área de Computação e Educação, com ênfase em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: uso de tecnologias na educação e aspectos relativos à acessibilidade, os impactos das tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem, inclusão digital, planejamento e implantação de cursos EaD e design educacional.

Larissy Alves Cotonhoto, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil,l arissy.cotonhoto@ifes.edu.br

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2012), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Participou do Observatório Nacional de Educação Especial e do Observatório Estadual de Educação Especial do Espírito Santo. Atualmente é professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, lotado no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância - CEFOR. Tem experiência na área de Psicologia, Educação, Educação Especial e Educação a Distância. Pesquisa temas como: aprendizagem, desenvolvimento, formação de professores, educação especial, inclusão, autismo, deficiência intelectual, EaD, acessibilidade e tecnologias educacionais. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Educação Inclusiva na Educação Profissional e Tecnológica e do Grupo de Pesquisa e Estudos em Design Educacional e Inclusão - GEDI.

Mariella Berger Andrade, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, mariella.andrade@ifes.edu.br

Professora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) lotada no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor). Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Foi coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Ifes de agosto de 2016 a agosto de 2018 e coordenadora da Pós-Graduação em Informática na Educação de agosto de 2018 a fevereiro de 2019. Atualmente, é diretora do Cefor. Tem experiência em educação à distância, tecnologias educacionais, informática na educação, robótica, software livre, rastreamento visual de objetos, processamento de imagens, roteamento de veículos e informática médica

Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, danielli@ifes.edu.br

Atualmente é professora titular com dedicação exclusiva do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), lotada no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) com ingresso em Agosto de 2006. Diretora Executiva do Ifes desde Abril de 2018. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com foco no Design Educacional, Educação a Distância, Formação Docente e estudos na área de Universal para a Aprendizagem (DUA) - Universal Design for Learning (UDL). Foi Coordenadora Administrativa e Docente do Programa de Mestrado Educimat e ProfEPT. Atuou também como coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Setembro de 2014 a Maio de 2015. Já foi coordenadora adjunta da UAB e Gerente de Ensino do Centro de Educação a Distância (Cead) do Ifes, no período de 2009 a 2011. Foi Coordenadora da Produção de Material para a modalidade a distância e Designer Instrucional de 2006 a 2009 pelo Sistema UAB. Possui mestrado em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002). Aperfeiçoamento em Docência Superior pela Fundação de Assistência e Educação (1996). Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Fundação de Assistência e Educação (1995). Responsável por ministrar disciplinas na área de Tecnologias Educacionais, Acessibilidade e Recursos Didáticos.

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

Baldo, Y. P., Cotonhoto, L. A., Andrade, M. B., & Sondermann, D. V. C. (2022). MOOC acessibilidade e tecnologia: elaboração de materiais e tarefas didático-pedagógicas digitais acessíveis. EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(1), 1–16. https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.842