Educação a distância e ensino remoto: reflexões e práticas educacionais em tempos de pandemia no Emitec-SEC/BA e no IFBA-Campus Seabra/BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.839

Palavras-chave:

Educação a Distância (EaD), Estratégias didáticas, Pandemia

Resumo

A situação causada pela pandemia de COVID-19 acarretou, para além de um problema de saúde mundial, um desafio para as atividades educacionais no Brasil. O objeto de estudo foram as modalidades educacionais do EMITEC que originalmente já atuava como Educação a Distância (EaD), já em seu formato anterior à pandemia, e Ensino Remoto, implementado no IFBA - Campus Seabra no contexto pandêmico. O principal objetivo deste artigo é analisar como ocorreu a interação entre docentes e discentes, os processos de ensino-aprendizagem, além dos instrumentos avaliativos. As teorias que alicerçam este trabalho estão nos estudos referentes aos conceitos de EaD e de Ensino Remoto; e metodologicamente a abordagem é qualitativa, a pesquisa bibliográfica e participante, sendo analisadas as propostas educacionais, suas dificuldades e adaptações para o contexto do Ensino não presencial, bem como as ações propostas para os estudantes. Dos resultados obtidos, constatamos a formulação de novos formatos avaliativos que envolvem o desenvolvimento da autonomia, o senso crítico e a criatividade dos estudantes.

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Biografia do Autor

Homero Andrade, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil, homerohistoriador@gmail.com

Graduado em História - UEFS (2005), Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade pela UEFS (2008). Desde 2008 atuo na Rede Federal de Educação Tecnológica, atualmente no Instituto Federal da Bahia - IFBA. Trabalhos diversos apresentados sobre a temática da interdisciplinaridade voltados para o Futebol e para a Educação Professor convidado da Pós-Graduação em Desenho da UEFS. Possuo experiências no níveis de ensino Fundamental, Médio, Superior e Pós - Graduação. Membro do Grupo de Pesquisa LINDES: Linguagens, Discurso e Sociedade (CNPq/IFBA) Atualmente Doutorando na UFBA no Programa Multidisciplinar Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (ingresso em 2016) com trabalho referente ao ensino de História e as práticas multirreferencializadas com a Física.

Maria de Fátima Hanaque, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil, hanaquefatima@gmail.com

Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (1981), mestrado em Historia da Arte pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em História da Arte pela Universidade do Porto (2004). Atualmente é professora titular B da Universidade do Estado da Bahia e atua no Curso de Licenciatura em História. Tem experiência na área de História da Arte e atua nos seguintes temas: iconografia, artistas baianos nos seculos XIX e XX, artistas viajantes no Brasil. Integra como professora colaboradora do Doutorado Multiinstitucional de Difusão do Conhecimento(DMMDC).

Marcus Túlio Pinheiro, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil, mtuliop@gmail.com

Possui graduação em Física pela Universidade Federal da Bahia, Especialização em Educação e Tecnologia da informação pela Universidade do Estado da Bahia, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutor em Ciência da Educação na Linha Currículo e Informação na Faculdade de Educação na da Universidade Federal da Bahia. Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia - DCET I - Cursos de Graduação em Física , Coordenador de Pesquisa e Pós Graduação da Unidade Acadêmica de Educação a Distância UNEAD - UNEB no período de 2015 a 2019. Professor Permanente no Programa de Pós Graduação em Tecnologias aplicadas à Educação - GESTEC - UNEB Professor Credenciado no Programa de Pós Graduação do Doutorado Multidisciplinar, Multi-institucional em Difusão do Conhecimento - DMMDC. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Tecnologias aplicadas à Educação - GESTEC - UNEB. Pesquisador da Área II - Processos Tecnológicos e Redes Sociais - GESTEC. Parecerista do International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM), Editor do Periódico EmRede, associado na Associação Nacional de Pesquisadores em Educação - ANPED. Experiência na área de Educação, Tecnologia e Gestão do Conhecimento onde trabalha com os seguintes temas: tecnologia inteligentes, difusão do conhecimento, educação e tecnologia, educação a distancia, autonomia tecnológica, Sistemas Adaptativos Complexos, Modelagens Sociais.

Ana Menezes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil, ana_mmenezes@hotmail.com

Graduação em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1979), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1986) e doutorado em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (2002), com estágio de pesquisa (bolsa sanduíche CAPES) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL). Atualmente é professor plena da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, na modalidade a distância (bolsista CAPES) e Professora permanente do Doutorado Multi-Institucional, Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: administração pública, políticas públicas, avaliação de políticas públicas, desenvolvimento econômico sustentável, finanças públicas, cooperação, relações intergovernamentais, descentralização e gestão do conhecimento.

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Publicado

2022-05-03

Como Citar

Santos, L., Andrade, H., Campos, M. de F. H., Pinheiro, M. T. de F., & Menezes , A. M. . F. (2022). Educação a distância e ensino remoto: reflexões e práticas educacionais em tempos de pandemia no Emitec-SEC/BA e no IFBA-Campus Seabra/BA. EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.839