O distanciamento social e a formação de professores na modalidade semipresencial: relato das vivências no curso de Ciências Biológicas no Polo Magé/RJ
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.834Palavras-chave:
Covid-19, Educação a Distância, Teoria Ator-rede, CEDERJResumo
O manuscrito tem como objetivo relatar as adaptações na Educação a Distância (EaD) do Consórcio CEDERJ após o início do distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19, com enfoque no curso de licenciatura em ciências biológicas. Para isso, a antropologia das ciências e das técnicas ou teoria ator-rede foi escolhida como referencial teórico-metodológico, aliada ao procedimento etnográfico virtual de pesquisa. Os resultados mostram que após o início do distanciamento social diversas adaptações foram realizadas com o intuito de dar prosseguimento ao semestre letivo, exclusivamente, de forma on-line. Durante esse período, pôde-se perceber e compreender as dificuldades de adaptação à realidade atual, contudo, a satisfação dos estudantes do curso de ciências biológicas apresentou crescimento, o que evidencia uma possível evolução no processo de ensino-aprendizagem on-line do CEDERJ durante o período pandêmico. Por fim, cabe ressaltar a importância da EaD no que diz respeito à formação docente em meio ao enfrentamento de desafios vivenciados na contemporaneidade.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO, R. F.; CARDOSO, A. M. P. A ciência da informação como rede de atores: reflexões a partir de Bruno Latour. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador, BA. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2007. Disponível em: http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/GT1--205.pdf. Acesso em: 16 nov. 2020.
BIELSCHOWSKY, C. E. Consórcio Cederj: A História da Construção do Projeto. EaD em Foco, v. 7, n. 2, p. 9-27, set. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.652. Acesso em: 16 nov. 2020.
BOHADANA, E.; VALLE, L. O quem da educação a distância. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 42, p. 551-606, set./dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gZJGrxmty8KrhSJGzJqBCxh/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 16 nov. 2020.
BRANQUINHO, F. T. B.; LACERDA, F. K. D. A contribuição da Teoria Ator-Rede para as pesquisas em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 3, p. 49-67, set/dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9739. Acesso em: 16 nov. 2020.
BRASIL. Lei N° 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Diário Oficial União, Brasília, DF, n. 27, 6 fev. 2020a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L13979.htm. Acesso em: 18 nov. 2020.
BRASIL. Portaria No 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 53, p. 39, 18 mar. 2020b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 18 nov. 2020.
CARNEIRO, L. A. et al. Uso de tecnologias no Ensino Superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e267985485, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5485. Acesso em: 19 set. 2021.
CASSIANO, K. M. et al. Distribuição espacial dos polos regionais do Cederj: uma análise estatística. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 24, n. 90, p. 82-108, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v24n90/1809-4465-ensaio-24-90-0082.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.
CASTRO, A. A. M.; LACERDA, F. K. D.; SABA, C. C. A. N. Ressignificando a presencialidade em tempos de pandemia: a experiência de um curso de ciências biológicas semipresencial. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS; ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2020, São Carlos, SP. Anais [...]. São Carlos: UFSCAR, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1634. Acesso em: 15 mar. 2021.
CEDERJ. Coronavírus: informações sobre o cederj durante a quarentena. 2020a. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/2020/03/30/coronavirus-informacoes-sobre-o-cederj-durante-a-quarentena/. Acesso em: 12 abr. 2021.
CERQUEIRA, B. R. S. Educação no Ensino Superior em tempos de pandemia. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 23, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=68464195029. Acesso em: 16 ago. 2021.
COSTA NETO, C. L. S.; LACERDA, F. K. D. A rede sociotécnica da EAD na UERJ: mapeando os cursos de licenciatura semipresenciais. In: SEMINÁRIO REGIONAL SUDESTE DA ANPAE, ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DA ANFOPE, 11., 2018, Niterói, RJ. Anais [...]. Niterói: ANFOPE/ANPAE, 2018. p. 622-625. Disponível em: http://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2018/08/ANAIS-XI-Regional-ANFOPE-ANPAE-2018.compressed.pdf. Acesso em: 20 set. 2021.
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO UERJ. Uerj amplia inclusão digital com oferta de tablets aos estudantes, além de chips e auxílio a cotistas. 2020. Disponível em: https://www.uerj.br/noticia/uerj-amplia-inclusao-digital-com-oferta-de-tablets-aos-estudantes-alem-de-chips-e-auxilio-a-cotistas/. Acesso em: 20 abr. 2021.
FERREIRA, D. H. L.; BRANCHI, B. A.; SUGAHARA, C. R. Processo de ensino e aprendizagem no contexto das aulas e atividades remotas no Ensino Superior em tempo da pandemia Covid-19. Revista Práxis, Volta Redonda, v. 12, n. 1, p. 19-28, dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3464. Acesso em: 20 set. 2021.
FERREIRA, G. M. S. Mais um relato de experiências na Educação Superior durante a pandemia de COVID-19? EmRede: Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 1-29, jul. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.53628/emrede.v8.1.758. Acesso em: 20 set. 2021.
FUNDAÇÃO CECIERJ. Cursos ofertados. 2021b. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/cursos/. Acesso em: 16 nov. 2021.
FUNDAÇÃO CECIERJ. O que é oConsórcio CEDERJ? 2021a. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/. Acesso em: 16 nov. 2021.
FUNDAÇÃO CECIERJ. Onde estudar. 2021c. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/onde-estudar/. Acesso em: 16 nov. 2021.
FUNDAÇÃO CECIERJ. Publicações. 2020. Instagram: @polocederjmage. Disponível em: https://www.instagram.com/polocederjmage/. Acesso em: 15 abr. 2021.
FUNDAÇÃO CECIERJ. Sobre o Vestibular Cederj 2020.2. 2020b. Disponível em: https://m.facebook.com/cecierj/photos/a.219464004742545/3094680480554202/?type=3&source=48. Acesso em: 11 nov. 2021.
GUSSO, H. L. et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, p. 1-27, e238957, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.238957. Acesso em: 14 mar. 2021.
HINE, C. Virtual ethnography. London: SAGE Publications, 1998.
LACERDA, F. K. D.; OLIVEIRA, I. B. Os polos de apoio presencial no estado de Rio de Janeiro: que espaçotempos são esses? EmRede: Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 306-316, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.53628/emrede.v4.2.211. Acesso em: 13 mar. 2021.
LATOUR, B. Jamais fomos modernos: ensaio da antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.
LATOUR, B. Reagregando o social: uma introdução à teoria Ator-Rede. Salvador: Edufba, 2012.
LITTO, F. M. A solução para o distanciamento social está à mão: EAD. ABED, 2020. p.1-4. Disponível em: http://www.abed.org.br/arquivos/A_solucao_para_o_distanciamento_social_esta_a_mao_EAD_Fredric_Litto.pdf. Acesso em: 19 nov. 2020.
MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 2, p. 289-300, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000200007. Acesso em: 13 mar. 2021.
MATTOS, C. L. G. A abordagem etnográfica na investigação científica. In: MATTOS, C. L. G.; CASTRO, P. A. (orgs.). Etnografia e educação: conceitos e usos. Campina Grande: EDUEPB, 2011. p. 49-83.
MORAES, V. S. Depoimento concedido à Adriel Alexsander Monteiro de Castro. Magé, RJ, email, 15 ago. 2020.
OLIVEIRA, E. O. et al. A educação a distância (EaD) e os novos caminhos da educação após a pandemia ocasionada pela Covid-19. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 6, n. 7, p. 52860-52867, 2020. Disponível em: https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/14095. Acesso em: 18 set. 2021.
OLIVEIRA, I. B. Certeau e as artes de fazer: as noções de uso, tática e trajetória na pesquisa em educação. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N. (org.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008. p. 49-64.
RIO DE JANEIRO. Decreto estadual No 46973, de 16 de março de 2020. Reconhece a situação de emergência na saúde pública do Estado do Rio de Janeiro em razão do contágio e adota medidas enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus (COVID-19) e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, p. 1, 17 mar. 2020. Disponível em: http://www.fazenda.rj.gov.br/sefaz/faces/oracle/webcenter/portalapp/pages/navigation-renderer.jspx?_afrLoop=70162064878510193&datasource=UCMServer%23dDocName%3AWCC42000008239&_adf.ctrl-state=regy1i47n_9. Acesso em: 18 set. 2021.
RODRIGUES, L. G. et al. Educação à Distância, ensino remoto e as novas tecnologias de informação e comunicação educacionais em um cenário de pré e pós pandemia. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, p. e51191110168, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10168. Acesso em: 18 set. 2021.
SILUS, A.; FONSECA, A. L. C.; JESUS, D. L. N. Desafios do Ensino Superior brasileiro em tempos de pandemia da Covid-19: repensando a prática docente. Liinc em Revista, Brasília, DF, v. 16, n. 2, p. e5336, 11 dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5336. Acesso em: 18 set. 2021.
SOUZA, P. A.; LACERDA, F. K. D. Experiência no ensino remoto emergencial na área de Geociências durante a pandemia da Covid-19. Terræ Didatica, Campinas, v. 17, p. 1-14, e021021, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665062. Acesso em: 18 set. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Adriel Alexsander Monteiro de Castro, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda, Celly Cristina Alves do Nascimento Saba
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).