Desafios do ensino remoto no contexto educacional: percepções entre família e professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.833

Palavras-chave:

Contexto educacional; Pandemia de Covid-19; Ensino remoto; família; professores.

Resumo

A pandemia de Covid-19 instaurou um cenário mundial de incertezas, afetando diversas atividades humanas, por exemplo, a educação. Diante disso, esta investigação qualitativa teve por objetivo analisar as percepções dos professores e dos responsáveis pelos estudantes em relação ao Ensino Remoto, na rede educacional de Brejo Santo - CE. A produção dos dados se deu por meio de uma pesquisa de opinião, cujas perguntas focalizaram o interesse dos professores e dos estudantes, na perspectiva dos responsáveis, quanto ao Ensino Remoto. A análise temática foi a técnica utilizada na interpretação dos dados. Estes revelaram que, na percepção dos professores, 49,3% dos estudantes conseguem acompanhar as aulas no contexto do Ensino Remoto. Quanto aos responsáveis pelos estudantes, a maioria considera que estes manifestam interesse em participar das aulas, apesar de relatarem vários condicionantes que implicam em dificuldades de adaptação. Sugerem-se novas investigações que contemplem a perspectiva dos estudantes sobre a temática em questão.

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Biografia do Autor

Rochelande Felipe Rodrigues, Universidade Federal do Cariri (UFCA), Fortaleza, Ceará, Brasil, felipemtm@gmail.com

Licenciado em Matemática (UFPB), mestrado e doutorado em Ensino da Ciências e Matemática (UFRPE) , professor adjunto da Universidade Federal do Cariri, atuando na Licenciatura em Matem´ática do Instituto de Formação de Educadores. 

Eunice Andrade, Universidade Federal do Cariri (UFCA), Fortaleza, Ceará, Brasil, eunice.menezes@ufca.edu.br

Pedagoga. Doutora em Educação. Docente da Universidade Federal do Cariri. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Ciências e Mídias Digitais (EDUCMÍDIA/IFE/UFCA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas: Didática, Docência e Educação (GEPEDE/URCA/UFCA). 

Francineide Amorim , Universidade Federal do Cariri (UFCA), Fortaleza, Ceará, Brasil, francineide.amorim@ufca.edu.br

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2011), doutorado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2015) e pós-doutorado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atualmente é colaboradora da Universidade Regional do Cariri, no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) e professora da Universidade Federal do Cariri. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Ensino de Física. Realiza estudos utilizando sensoriamento remoto para estimativa de variáveis biofísicas da cobertura da superfície terrestre, assim como o cômputo do balanço de radiação, energia e captação de CO2 por diferentes ecossistemas.

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

Rodrigues, R. F., Menezes, E. A. de O., & Santos, F. A. C. (2022). Desafios do ensino remoto no contexto educacional: percepções entre família e professores. EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(1), 1–18. https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.833