Desafios do ensino remoto no contexto educacional: percepções entre família e professores
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.833Palavras-chave:
Contexto educacional; Pandemia de Covid-19; Ensino remoto; família; professores.Resumo
A pandemia de Covid-19 instaurou um cenário mundial de incertezas, afetando diversas atividades humanas, por exemplo, a educação. Diante disso, esta investigação qualitativa teve por objetivo analisar as percepções dos professores e dos responsáveis pelos estudantes em relação ao Ensino Remoto, na rede educacional de Brejo Santo - CE. A produção dos dados se deu por meio de uma pesquisa de opinião, cujas perguntas focalizaram o interesse dos professores e dos estudantes, na perspectiva dos responsáveis, quanto ao Ensino Remoto. A análise temática foi a técnica utilizada na interpretação dos dados. Estes revelaram que, na percepção dos professores, 49,3% dos estudantes conseguem acompanhar as aulas no contexto do Ensino Remoto. Quanto aos responsáveis pelos estudantes, a maioria considera que estes manifestam interesse em participar das aulas, apesar de relatarem vários condicionantes que implicam em dificuldades de adaptação. Sugerem-se novas investigações que contemplem a perspectiva dos estudantes sobre a temática em questão.
Downloads
Métricas
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BIBIANO, B. Brejo Santo, no Ceará, é exemplo de cidade educadora. 2015. Disponível em: https://veja.abril.com.br/educacao/brejo-santo-no-ceara-e-exemplo-de-cidade-educadora/. Acesso em: 17 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510 de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis em pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 98, p. 44-46, 24 mai. 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 21 set. 2021.
CARMO, R. M.; TAVARES, I.; CÂNDIDO, A. F. (org.) Um Olhar Sociológico sobre a Crise Covid-19 em Livro. Lisboa: Observatório das Desigualdades, 2020. Disponível em: https://www.observatorio-das-desigualdades.com/observatoriodasdesigualdades/wp-content/uploads/2020/12/UmOlharSociolo%CC%81gicoSobreaCriseCovid19emLivro.pages.pdf. Acesso em: 14 fev. 2022.
CORTEZ, A. C. Como a pobre Brejo Santo, no Ceará, construiu as melhores escolas públicas do Brasil. 2016. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2016/08/10/politica/1470862656_476387.html. Acesso em: 13 out. 2021.
GARCIA, J. O. et al. Pandemia da covid-19 como fenômeno integral e central na educação em ciências. Holos, v. 1, P. 1-14, 2021. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/download/11634/pdf. Acesso em: 19 out. 2021.
GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas. 2002.
GOMES, A. L. Impressões sobre o ensinar e o aprender em tempos de pandemia de COVID 19. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 28, p. 1-20, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-14. Acesso em: 1 nov. 2021.
KATAOKA, V.Y.; HERNANDEZ, H. Sequência de ensino 1: perfil de uma turma. In: CAZAROLA,I; SANTANA, E. (orgs.) Do tratamento da informação ao letramento estatístico. Itabuna: Via Litteratum, 2010. p. 23-44.
LIMA, S. S. et al. Relações da comunidade acadêmica do IFMT com as mídias digitais em tempos de pandemia. Revista Prática Docente, v. 6, n 1, p. 1-21. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e005.id950. Acesso em: 1 nov. 2021.
MIARKA, R; MALTEMPI, M. V. O que será da Educação Matemática depois da pandemia? Bolema, Rio Claro, v. 34, n. 67, p. 2-4. ago. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/nwSXDhVJKPSHxQYPxgfnJzg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 out. 2021.
MILIAUSKAS, C. R., FAUS, D. P. Saúde mental de adolescentes em tempos de Covid-19: desafios e possibilidades de enfrentamento. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 30, n. 4, e 300402. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300402. Acesso em: 1 nov. 2021.
NASCIMENTO, P. M. et al. Acesso domiciliar à internet e Ensino Remoto durante a pandemia. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Nota técnica nº 88, p. 7-16, 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=36561. Acesso em: 7 fev. 2022.
OLIVEIRA, M. Q. Docência na Educação Básica em tempos de pandemia: ações, estratégias pedagógicas e desafios enfrentados no ano letivo de 2020 da Escola Integral Professora Ana Cristina Rolim Machado. Research, Society and Development, v. 9, n. 12, p. e47391211466. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11466. Acesso em: 15 out. 2021.
PEDROSA, G. F. S.; DIETZ, K. G. A prática de ensino de arte e Educação Física no contexto da pandemia da Covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 6, p. 103-112, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.3894895. Acesso em: 12 out. 2021.
PENTEADO, R. Z.; COSTA, B. C. G. Trabalho docente com videoaulas em EaD: dificuldades de professores e desafios para a formação e profissão docente. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, n. 1, p. 1-21. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698236284. Acesso em: 6 jan. 2022.
REICH, E.; BORGES, M. L.; XAVIER, R. C. (org). Reflexões sobre uma pandemia. Florianópolis: Néfiponline, 2020. Disponível em: http://www.nefipo.ufsc.br/files/2012/11/LIVRO.-Reflex%C3%B5es-sobre-uma-pandemia-2020.pdf. Acesso em: 18 fev. 2022.
SOUSA, J. G. J. et al. Afetividade na relação professor-aluno no Ensino Remoto emergencial: uma experiência de estágio. Em Rede: Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 8, n. 1., 2021. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/734/630. Acesso em: 28 ago. 2021.
VILLAÇA, A. A. Aprendizagens em uma pesquisa de opinião na sala de aula: diálogos entre práticas cotidianas. Dissertação (Mestrado)- Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQPP3S. Acesso em: 28 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rochelande Felipe Rodrigues, Eunice Andrade, Francineide Amorim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).