Atividades avaliativas em um curso a distância: exigências, demanda do tempo de correção e adesão do aluno na perspectiva da tutoria
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.817Palavras-chave:
Tempo de correção de avaliação, Atividades avaliativas, Recurso pedagógicoResumo
O artigo objetivou avaliar o nível de exigência, a demanda do tempo de correção e a adesão dos alunos na execução de diferentes atividades avaliativas em um curso de licenciatura a distância na perspectiva da tutoria. Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa, junto a 21 tutores, por meio de questionário (15 questões). Dentre as atividades que mais exigem e demandam tempo estão as correções de artigos e resenhas, totalizando 71,4% (n=15) cada. A maior adesão dos alunos é na elaboração de modelos didáticos; e a menor adesão, na produção dos vídeos e fórum. Constatou-se que as atividades de produção textual e pesquisa exigem e demandam do tutor tempo de correção, enquanto a maior adesão do aluno são as de produção de recursos metodológicos. Tais resultados geram reflexões importantes na escolha de ferramentas pedagógicas.
Downloads
Métricas
Referências
BARIANI, I. C. D.; SANTOS, A. A. A. Estilos cognitivos de estudantes de Psicologia: experiência em iniciação científica e séries frequentadas. Revista Estudos de Psicologia, PUC-Campinas, v. 17, n. 2, p. 52-61, 2000.
BLANCO, F. S.; LACERDA, L. C. P. Por uma expansão da EaD acompanhada das metodologias ativas: principais dificuldades e possíveis caminhos. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 2, n. especial, p. e388. 2021.
BRASIL. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Ofício circular 02/2021/CONEP/SECNS/MS. Brasília, DF: Ministério da Educação, 24 fev. 2021.
BRASIL. Resolução 466/2012. Dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 12, p. 59, 12 dez. 2012.
BRASIL. Resolução 510/2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 98, p. 44, 24 mai. 2016.
COFFERRIE; F. F.; NOVELLO T. P. Feedback de tutores: contribuições para a formação de Estudantes na educação superior a distância. EmRede: Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 69-80. 2020.
COSTA, C. J.; PIMENTEL, N. M. O sistema Universidade Aberta do Brasil na consolidação da oferta de cursos superiores no Brasil. ETD: Educação Temática Digital, Campinas, v. 10, n. 2, p. 71-90, 2009.
DUARTE, V. M. N. Paródia e Paráfrase: exemplo de intertextualidade. 2018. Disponível em: https://www.portugues.com.br/redacao/parodiaparafraseexemplosintertextualidade.html. Acesso em: 07 mar. 2022.
FERREIRA, L. P. Avaliação no Ensino a Distância: possibilidades e desafios. In. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - SIED E ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ENPED, 1., São Carlos. Anais [...]. São Carlos: SIED, 2012. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/sied/article/view/205. Acesso em: 20 mar. 2021.
FOSSATTI, P. et al. Educação 3.0: limites e possibilidades mediante as políticas públicas educacionais. In: GUNGULA; E. W.; SUAREZ, W.; ARTIGAS, W. (eds). Investigar para Educar: Visões sem fronteiras. Angola: Universidade Óscar Ribas/High Rate Consulting, 2020.
GALVÃO, N. M. S.; LIMA, A. C. S.; SILVA, L. V. B. Elementos que dificultam a escrita de artigos científicos: um estudo entre pesquisadores com formação em Ciências Contábeis. In: CONGRESSO UFPE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, 11., Recife. Anais eletrônicos[...]. Recife: UFPE, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/SUCC/article/view/22949. Acesso em: 26 abr. 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101705_informativo.pdf. Acesso em 27 jul. 2021.
MACHADO, M. R et al. Perfil de tutores e coordenadores de cursos EAD da Universidade Federal de Santa Catarina. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 37, n. 1, p. 39-52, jan./jun. 2016.
MARTIN, F. Perfil de Tutores de Ensino a Distância de Instituições de Ensino Federal. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, v. 4, n. 10, p. 34-74, 2018.
MITRE, S. M.; et al. Metodologias ativas de ensino aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 2133-2144, 2008.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2014.
NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. InFor, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2016.
PRIYAKANTH, R.; ABBURI. R.; PRAVEENA, M. Design and Impact of Interactive Video Content for the Improvement of Student Engagement and Learning. Journal of Engineering Education Transformations, v. 34, p. 518-523, 2021.
SANTOS, A. E.; OLIVEIRA, C. A.; CARVALHO, E. N. Educação 5.0: uma nova abordagem de ensino-aprendizagem no contexto educacional. Manaus: IDAAM, 2019.
SANTOS, R. O.; SILVA, P. S.; LIMA, J. L. S. Modelo didático como recurso para o ensino de Ciências: sua influência como ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem. Revista Vivências em Ensino de Ciências, v. 2, n. 2, p. 177-185, 2018.
SILVA, S. F. et al. Estratégias e Recursos de Ensino Utilizados no Ensino de Biologia na Cidade de Aratuba/CE. Revista Brasileira de Educação Básica, Belo Horizonte, v. 3, n. 8, p. 1-6, 2018.
SILVEIRA, R. S.; SOUZA, R. F.; SOUSA, M. M. R. Importância do tutor para cursos a distância. Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 2, n. 1, jan-abr., 2021.
TENÓRIO, A.; FERRARI JUNIOR, J.; TENÓRIO, T. A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 14, p. 55-70, 2015.
VALENTE, J. A.; CAVELLUCCI, L. C. B. Preferências de Aprendizagem: Aprendendo na Empresa e criando oportunidades na escola. In: VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. (Ed.), Formação de Educadores a Distância e Integração de Mídias. São Paulo: Avercamp, 2007. p. 193-202.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Francisco Wagner de Sousa Paula , Charles Ielpo Mourão , Lydia Dayanne Maia Pantoja, Germana Costa Paixão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).