Tecnologias e ensino híbrido como estratégia para a formação de profissionais residentes: A experiência da secretaria de saúde do Recife

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.803

Palavras-chave:

Educação a Distância, Tecnologia da Informação, Internato e Residência

Resumo

Objetivos: O presente estudo teve a proposta de discutir um relato de experiência acerca do uso de tecnologias digitais e Ensino Híbrido envolvendo Programas de Residência na cidade do Recife. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado de abril de 2016 a dezembro de 2020, envolvendo 195 residentes, 21 coordenadores e 200 preceptores/tutores, que versa sobre a criação de uma comunidade de práticas usando ambiente virtual de aprendizagem baseado em Moodle. Resultados: O ambiente virtual criado proporcionou a utilização de recursos digitais para o Ensino Híbrido, incluindo videoaulas; discussão síncrona e assíncrona de Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR); oferta de disciplinas e módulos transversais a exemplo de metodologia da pesquisa científica, espiritualidade e integralidade; módulo gestão organizacional do redesenho curricular otimizando, dessa forma, o processo de ensino e aprendizagem nos programas de residência. Conclusões: A experiência permitiu, além da pesquisa, troca de saberes, aprendizagem significativa, confiança e apoio dos envolvidos em todas as ações elaboradas, corroborando com a proposta de manter a excelência dos programas de residência em saúde.

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Biografia do Autor

Karolina de Cássia Lima da Silva Duarte, Secretaria de Saúde do Recife, Recife, Brasil, karolina@recife.pe.gov.br

Doutoranda em Saúde Pública pelo Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz.

Valderez Ribeiro de Andrade, Secretaria de Saúde do Recife, Recife, Brasil, valderez.ribeiro@recife.pe.gov.br

Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco.

Magdala de Araújo Novaes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pernambuco, Pernambuco, Brasil, magdala.novaes@nutes.ufpe.br

Doutora em Bioinformática pela Université D´Aix-Marseille II. Núcleo de Telessaúde, Centro de Ciências Médicas

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

Jordán, A., Duarte, K. de C. L. da S., Andrade, V. R. de, & Novaes, M. de A. (2022). Tecnologias e ensino híbrido como estratégia para a formação de profissionais residentes: A experiência da secretaria de saúde do Recife. EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(1), 1–8. https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.803