Limitações da docência remota: discurso do sujeito coletivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.801

Palavras-chave:

Limitações digitais, Covid-19, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

Tendo em vista a resposta adaptativa que ambientes educacionais precisaram ter em função da demanda gerada pela Covid-19, este estudo tem como objetivo compreender as potencialidades e desafios do trabalho remoto à luz da lente teórica das limitações digitais. Para isso, foram realizadas entrevistas com professores, especialistas em Educação a Distância, que já coordenaram projetos nesta área em suas instituições, analisando as falas sob a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Com o DSC foi possível perceber que as limitações de acesso apontadas pelos professores estão relacionadas à ausência de artefatos apropriados e/ou a dificuldades em configurá-los. Além disso, outras questões foram apontadas, como: falta de mobiliário e ambiente apropriados; o impacto do trabalho remoto e os desafios em alinhá-lo à rotina da família; a falta de infraestrutura adequada e estabelecimento de espaços apropriados para o diálogo e o desenvolvimento das atividades laborais.

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Biografia do Autor

Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Atualmente, Doutorando em Administração pela UFSC (em período sanduíche na Argentina: Universidad Nacional de Mar Del Plata). Enquanto formação acadêmica é Mestre em Administração; MBA em Gestão estratégica de Negócios; Aperfeiçoado em Tecnologias na Educação; e em Como ensinar a distância, Bacharel em Administração e Licenciado em História. Enquanto experiência profissional, trabalhou na Secretaria de Inovação do Rio Grande do Sul, UCPEL, IFSul, Receita Federal e Uniasselvi. Atualmente é Professor temporário na FURG. Sobre experiência em pesquisa, atua nas áreas de: administração, educação a distância, empreendedorismo, inovação, gestão estratégica e processos gerenciais.

Tanise Paula Novello, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, tanisenovello@hotmail.com

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (2001)
mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2006) e doutorado em
Educação Ambiental pela mesma Instituição (2011). Também é professora da FURG vinculada ao
Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) e membro da Secretaria de Educação a Distância
(SEaD) atuando junto a formação de professores e tutores.É professora junto ao Programa de Pós-
graduação em Educação em Ciências (PPGEC). Atuando principalmente nos seguintes temas:
formação de professores, educação a distância e educação matemática.

Fabrine Diniz Pereira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, fabrinediniz@hotmail.com

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG, mestre em Educação
Matemática pela Universidade Federal de Pelotas, especialista em Tecnologias da Informação e
Comunicação na Educação pela FURG, e participante do grupo de pesquisa "Relação do mal
estar docente e as tecnologias digitais de professores de matemática" vinculado ao Instituto
de Matemática, Estatística e Física - IMEF da Universidade Federal do Rio Grande, FURG. 

Pedro Antônio de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Curitiba, Santa Catarina, Brasil, pedro.inpeau@gmail.com

Pedro Antônio de Melo é Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas e Mestre
em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em
Letras - Português e Literatura Brasileira - UFSC; Especialista em Recursos Humanos
pela UFSC, e em Gestão Universitária pelo CRUB - Conselho de Reitores das
Universidades Brasileiras em parceria com a OUI - Organização Universitária
Interamericana (2004), Canadá. Pós-doutorado em Educação Superior, pelo Instituto
Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe ? IESALC, da
Unesco. Doutor Honoris Causa, pela Honorable Academia Mundial de Educación -
HAME (2012). É professor da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, no
Departamento de Ciências da Administração - CAD, onde leciona disciplinas
relacionadas ao Empreendedorismo. Nos Programas de Pós-Graduação em
Administração - PPGAdm e Administração Universitária - PPGAU, ministra disciplinas
e desenvolve pesquisas relacionadas a Gestão Universitária. Foi Coordenador do
Mestrado Profissional em Administração Universitária (2010 - 2016). É Diretor do
Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária ? INPEAU. Foi
Coordenador do Instituto de Gestão e Liderança Universitária - IGLU - Região Brasil,
da Organização Universitária Interamericana ? OUI, Canadá, de 2010 a 2019. Foi
Editor da Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL. Desde 2018 é o
Chefe do Departamento de Ciências da Administração - CAD, da UFSC.

Nathalia Fehlberg Ribeiro Zepka, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil, nathaliazepka@gmail.com

Discente do curso de bacharelado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e do curso de bacharelado em Ciências contábeis do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Pereira Junior, E. F. Z., Novello, T. P., Pereira, F. D., Melo, P. A. de, & Zepka, N. F. R. (2021). Limitações da docência remota: discurso do sujeito coletivo. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(2), 1–20. https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.801

Edição

Seção

Dossiê A educação em rede e a inovação responsáveis em tempos de pandemia