Limitações da docência remota: discurso do sujeito coletivo
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.801Palavras-chave:
Limitações digitais, Covid-19, Ensino Remoto EmergencialResumo
Tendo em vista a resposta adaptativa que ambientes educacionais precisaram ter em função da demanda gerada pela Covid-19, este estudo tem como objetivo compreender as potencialidades e desafios do trabalho remoto à luz da lente teórica das limitações digitais. Para isso, foram realizadas entrevistas com professores, especialistas em Educação a Distância, que já coordenaram projetos nesta área em suas instituições, analisando as falas sob a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Com o DSC foi possível perceber que as limitações de acesso apontadas pelos professores estão relacionadas à ausência de artefatos apropriados e/ou a dificuldades em configurá-los. Além disso, outras questões foram apontadas, como: falta de mobiliário e ambiente apropriados; o impacto do trabalho remoto e os desafios em alinhá-lo à rotina da família; a falta de infraestrutura adequada e estabelecimento de espaços apropriados para o diálogo e o desenvolvimento das atividades laborais.
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