O ensino superior em tempos de pandemia: a perspetiva dos estudantes da Universidade da Madeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.800

Palavras-chave:

Ensino Superior, pandemia Covid-19, ensino remoto

Resumo

Neste texto, apresentam-se os dados preliminares de uma investigação sobre o impacto do Ensino Remoto durante a pandemia. Com o objetivo de compreender as dificuldades dos estudantes e determinar quais desafios lhes trouxeram a suspensão de toda a atividade letiva presencial, o presente estudo parte dos dados resultantes de um inquérito por questionário, aplicado em parceria com a Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa) e o seu Observatório da Vida Estudantil. A análise dos dados permite ensaiar um retrato dos principais desafios, dificuldades e dilemas experienciados pelos estudantes, destacando-se a preocupação com a conclusão do curso, a entrada no mercado de trabalho e, simultaneamente, os efeitos do confinamento no bem-estar e saúde mental.

 

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
216
Dec 31 '21Jan 01 '22Jan 04 '22Jan 07 '22Jan 10 '22Jan 13 '22Jan 16 '22Jan 19 '22Jan 22 '22Jan 25 '22Jan 28 '224.0
| |

Biografia do Autor

Andreia Micaela Nascimento, Instituto de Ciências Sociais

Socióloga e Diretora do Departamento de Cultura da Associação Académica da Universidade de Madeira (AM). Licenciada em Sociologia pela Universidade Autónoma de Lisboa, licenciada em Comunicação, Cultura e Organizações, Mestre em Gestão Cultural pela Universidade da Madeira, com a dissertação Quando a identidade os (des)une - A projecção social e cultural do Marítimo, Nacional e União na Madeira entre 1910-1926, 1945-1955 e 1974-1987/88, é doutoranda em Sociologia no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É investigadora não doutorada integrada do Instituto de Ciências Sociais e membro do grupo de investigação LIFE: Percursos de Vida, Desigualdade e Solidariedade: Práticas e Políticas. Os seus interesses de pesquisa situam-se nas áreas da Educação e da Juventude. É coautora do Research Brief Os Caloiros da Universidade da Madeira: Retratos e Alguns Desafios, publicado pelo Observatório Permanente da Juventude (2018) e das obras Nacional, 1910-2010: Álbum do Centenário (2010) e Max, o Genial e Irrequieto Artista (2014). É co-coordenadora da obra ensaística 31 Desafios para o Ensino Superior (2019) e tem sido preletora em conferências e congressos nacionais e internacionais. Tem integrado projetos de investigação diversos e tem participado ativamente nas publicações da Imprensa Académica, chancela editorial da AM, integrando a equipa de revisão editorial de textos.

Referências

BRYMAN, A. Social Research Methods. 4. ed. Oxford: University Press, 2012.

JANESICK, V. J. Stretching: exercises for qualitative researchers. California: Sage Publications, 2015.

NASCIMENTO, A. M. Da pré à pós pandemia: Desafios e dilemas da investigação. Lisboa: Life Research Group Blog, 4 de nov. 2020. Disponível em: https://liferesearchgroup.wordpress.com/2020/11/04. Acesso em: 4 dez. 2021.

NASCIMENTO, A. M.; VIEIRA, M. M. Research Brief 2018: Os caloiros da Universidade da Madeira: retratos e alguns desafios. Lisboa: Observatório Permanente da Juventude/Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 2018.

ROSA, L. V. Sebenta da cadeira de Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica do 3.º ano da Licenciatura em Sociologia. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa, [s. d.].

TAYLOR, Z. W. Web accessibility: Not just for tech experts anymore. Disability Compliance for Higher Education, v. 23, n. 9, p. 1-16, 2018.

THOMAS DOTTA, L.; LOPES, A.; LEITE, C. O movimento do acesso ao ensino superior em Portugal de 1960 a 2017: Uma análise ecológica. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 27, n. 146, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa.27.4195. Acesso em: 4 dez. 2021.

VIEIRA, M. M.; ALMEIDA, A. N.; ALVES, N. Ponto de chegada ou (novo) ponto de partida? Entrada na Universidade, experiência estudantil e dilemas da individuação. In: ALMEIDA, A. N. (coord.). Sucesso, Insucesso e Abandono na Universidade de Lisboa: Cenários e Percursos. Lisboa: Educa, 2013.

ZHOU, L. et al. ‘School’s out, but class ’on’. The largest online education in the world today: taking China’s practical exploration during the Covid-19 epidemic prevention and control as an exemple. Best Evidence of Chinese Education, v. 4, n. 2, p. 501-519, 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Nascimento, A. M. (2021). O ensino superior em tempos de pandemia: a perspetiva dos estudantes da Universidade da Madeira. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(2), 1–7. https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.800

Edição

Seção

Dossiê A educação em rede e a inovação responsáveis em tempos de pandemia

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.