O saber nas redes virtuais com as mídias sociais para promover a educação aberta: habitat das inteligências coletivas
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.799Palavras-chave:
Redes sociais. , Aprendizagem Informal, Inteligência coletiva, Pesquisa e Inovação Responsáveis, Coaprendizagem, Escolarização abertaResumo
Este estudo exploratório examina como o conhecimento é criado em redes virtuais com mídias sociais no contexto de resiliência e adversidade, como a pandemia de COVID-19. O objetivo deste estudo é explorar as interações nas redes sociais para melhorar a aprendizagem informal. Os participantes eram membros da comunidade COLEARN incluindo educadores, estudantes, pesquisadores e profissionais do Brasil interessados em Educação Aberta potencializada por tecnologias para Pesquisa e Inovação Responsável. Essa comunidade, iniciada em 2008 na plataforma OpenLearn Moodle, tornou-se uma rede educacional aberta em 2012 expandida com o FaceBook. Atualmente, está focado na abordagem de educação aberta para promover parcerias entre universidades, escolas e sociedade em questões sociocientíficas reais com a plataforma multi-rede do projeto CONNECT no Brasil e na Europa. Os achados sugerem que a aprendizagem informal pode ser enriquecida com a possibilidade de estabelecer redes de investigação, conhecimento e inovação a partir da compreensão de como o conhecimento é construído nas redes sociais virtuais e da observação do movimento das inteligências coletivas nelas instituídas.
Palavras-chave: Redes sociais. Escolaridade aberta. Aprendizagem Informal. Inteligência coletiva. Pesquisa e Inovação Responsáveis.
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