O saber nas redes virtuais com as mídias sociais para promover a educação aberta: habitat das inteligências coletivas

Autores

  • Izabel Patricia Meister Universidade Federal De São Paulo (UNIFESP), São Paulo, São Paulo, Brasil, i.meister@unifesp.br https://orcid.org/0000-0002-3020-814X
  • Dr Associate Professor and Senior Researcher – Open University/UK, United Kingdom, ale.okada@open.ac.uk

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.799

Palavras-chave:

Redes sociais. , Aprendizagem Informal, Inteligência coletiva, Pesquisa e Inovação Responsáveis, Coaprendizagem, Escolarização aberta

Resumo

Este estudo exploratório examina como o conhecimento é criado em redes virtuais com mídias sociais no contexto de resiliência e adversidade, como a pandemia de COVID-19. O objetivo deste estudo é explorar as interações nas redes sociais para melhorar a aprendizagem informal. Os participantes eram membros da comunidade COLEARN incluindo educadores, estudantes, pesquisadores e profissionais do Brasil interessados em Educação Aberta potencializada por tecnologias para Pesquisa e Inovação Responsável. Essa comunidade, iniciada em 2008 na plataforma OpenLearn Moodle, tornou-se uma rede educacional aberta em 2012 expandida com o FaceBook. Atualmente, está focado na abordagem de educação aberta para promover parcerias entre universidades, escolas e sociedade em questões sociocientíficas reais com a plataforma multi-rede do projeto CONNECT no Brasil e na Europa. Os achados sugerem que a aprendizagem informal pode ser enriquecida com a possibilidade de estabelecer redes de investigação, conhecimento e inovação a partir da compreensão de como o conhecimento é construído nas redes sociais virtuais e da observação do movimento das inteligências coletivas nelas instituídas.

 


Palavras-chave: Redes sociais. Escolaridade aberta. Aprendizagem Informal. Inteligência coletiva. Pesquisa e Inovação Responsáveis.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
259
Dec 31 '21Jan 01 '22Jan 04 '22Jan 07 '22Jan 10 '22Jan 13 '22Jan 16 '22Jan 19 '22Jan 22 '22Jan 25 '22Jan 28 '224.0
| |

Biografia do Autor

Dr, Associate Professor and Senior Researcher – Open University/UK, United Kingdom, ale.okada@open.ac.uk

A Dra. Alexandra Okada é investigadora sénior em educação na Open University UK, membro sénior da Higher Education Academy e Professora Associada Honorária na Open University no Brasil e em Portugal. Ela é bacharel em Ciência da Computação (Hons); MA (Educação: Currículo); Pós-Graduação em Educação Continuada (PGCFE), MBA (Gestão do Conhecimento e Divulgação Científica); PhD (Educação: Aprendizagem aprimorada por tecnologia).

Sua especialidade está nas interseções entre Ciência Educação, Aprendizagem Aprimorada por Tecnologia e Desenvolvimento Profissional de Professores. Seu trabalho se concentra na co-criação de novas estruturas, métodos e ferramentas cientificamente para construir e ampliar socialmente o conhecimento no contexto. Seus estudos se baseiam em teoria sociocultural, pedagogia crítica e métodos mistos para explorar como preparar a próxima geração para Pesquisa e Inovação Responsáveis. "RRI"  visa alinhar o desenvolvimento científico com as necessidades da sociedade por meio da interação de cinco setores: 1. comunidades educacionais, 2. instituições científicas, 3. negócios e indústria, 4. organizações da sociedade civil e 5. formuladores de políticas.

Referências

Angeluci, A. C. B. & Cacavallo, M. (2016). Analysing Blended Learning in Brazil from Actor-Network Theory: A qualitative Study. American Journal of Educational Research, 4 (9), 669-673. Available at http://pubs.sciepub.com/education/4/9/4/index.html

Barabási, A. (2002). Linked: the new science of networks. Massachusetts, USA: Perseu books.

Baran, P. (1964). On Distributed Communications: I. Introduction to Distributed Communications Networks. Santa Monica, CA: RAND Corporation. Available at https://www.rand.org/pubs/research_memoranda/RM3420.html

Capra, F. A. (1966). Teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Editora Cultrix.

Castells, M. (2006). A sociedade em rede. São Paulo: Editora Paz e Terra.

European Commission (2021). Open schooling and collaboration on science education. Available at https://cordis.europa.eu/programme/id/H2020_SwafS-01-2018-2019

Hine, C. (2004). Etnografia virtual. Barcelona. España: Editorial UOC.

Kozinets, R. (2011). Netnography: doing ethnographic research online. London, UK: SAGE Publications Ltda.

Latour, B. (2005). Reassembling the Social: An Introduction to Actor-Network-Theory. Oxford, UK: Oxford UP.

Lévy, P. (1999). Cibercultura. São Paulo, SP: Editora 34.

Lévy, P. (2009). From social computing to reflexive collective intelligence: the IEML Research Program. Oxford, UK: Oxford University Press. Available at https://www.researchgate.net/publication/222651189_From_social_computing_to_reflexive_collective_intelligence_The_IEML_research_program

Lévy, P. (2011). A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo, SP: Edições Loyola.

Maturana, H. R. & Varela, F. J. (1995). A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas, SP: Workshopsy Livraria Editora Promotora de Eventos.

Meister, I. P. (2012). A tecitura do conhecimento nas redes sociais: habitat das inteligências coletivas. (Tese de Doutorado). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP. Available at http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2067

Newman, M., Barabási, A. & Watts, D. J. (Ed.). (2006). The structure and dynamics of networks. New Jersey, USA: Princeton University Press.

Okada, A. & Sherborne, T. (2018). Equipping the Next Generation for Responsible Research and Innovation with Open Educational Resources, Open Courses, Open Communities and Open Schooling: An Impact Case Study in Brazil. Journal of Interactive Media In Education, 1(18), 1–15. Available at https://doi.org/10.5334/jime.482

Okada, A. & Rodrigues, E. (2018). A educação aberta com ciência aberta e escolarização aberta para pesquisa e inovação responsáveis. In Teixeira, C. S. & Souza, M. V. Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação. São Paulo, SP: Blucher.

Okada, A., Meister, I., Mikroyannidis, A., & Little, S. (2013). "Colearning" - Collaborative Open Learning through OER and Social Media. In Okada, A. (Ed.) Open Educational Resources and Social Networks. São Luís, MA: EdUEMA.

Okada, A., Quadros, L. & Souza, M. V. (2020). Open schooling with inquiry maps in network education: Supporting Responsible Research and Innovation (RRI) and fun in learning. Exitus, 10(1). Available at http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1219

Rüller, S., Aal, K., Mouratidis, M., Randall, D., Wulf, V., Boulus-Rodje, N., & Semaan, B. (2020). (Coping with) Messiness in Ethnography–Methods, Ethics and Participation in ethnographic Field Work in the non-Western World. In Proceedings of 18th European Conference on Computer-Supported Cooperative Work. European Society for Socially Embedded Technologies (EUSSET). Available at https://dl.eusset.eu/bitstream/20.500.12015/4061/1/ecscw2020-ws03.pdf

Snowden, D. (1999). Cynefin, a Sense of Time and Place: an Ecological Approach to Sense Making and Learning in Formal and Informal Communities. Available at http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.196.3058&rep=rep1&type=pdf

Snowden, D. (2014). Domains of the Cynefin framework; the dark domain in the centre is disorder. Available at https://en.wikipedia.org/wiki/Cynefin_framework#/media/File:Cynefin_as_of_1st_June_2014.png

Snowden, D. (2015). The birth of constraints to define Cynefin. Available at https://www.cognitive-edge.com/the-birth-of-constraints-to-define-cynefin/

Souza, M. V. & Gligio, K. (Orgs.) (2015). Mídias digitais, Redes Sociais e educação em rede: experiências na pesquisa e extensão universitária. São Paulo, SP: Blucher.

Strogatz, S. H. (1994). Nonlinear dynamics and chaos: with applications to physics, biology, chemistry and engineering. Massachusetts, USA: Perseu books.

United Nations (2020) The world of work and COVID-19. Available at https://www.un.org/sites/un2.un.org/files/the_world_of_work_and_covid-19.pdf

Wang, D., & Liu, S. (2021). Doing Ethnography on Social Media: A Methodological Reflection on the Study of Online Groups in China. Qualitative Inquiry, 27(8-9), 977–987.

Watts, D. J. (2004). The “new” science of networks. Annual Reviews. 30, 243-270. Available at https://www.annualreviews.org/doi/10.1146/annurev.soc.30.020404.104342

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Meister, I. P., & Okada , A. (2021). O saber nas redes virtuais com as mídias sociais para promover a educação aberta: habitat das inteligências coletivas. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(2), 1–20. https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.799

Edição

Seção

Dossiê A educação em rede e a inovação responsáveis em tempos de pandemia