Aprendizagem baseada em projetos: organização e execução de uma proposta formativa na educação a distância
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.794Palavras-chave:
Aprendizagem baseado em projetos, Educação a distância, Design EducacionalResumo
Neste trabalho, apresentamos o relato de experiência de um processo de organização, execução e implementação de uma proposta formativa para o Ensino Superior a distância, que partiu da utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como estratégia metodológica e pedagógica. A experiência deu-se no contexto da disciplina Projeto Integrado do curso superior de Tecnologia em Design Educacional da Universidade Federal de São Paulo. Essa disciplina teve como objetivo direcionar e promover a aplicação prática de conteúdos, de forma interdisciplinar, do conjunto de disciplinas de uma Unidade Curricular situada no contexto de trabalho do designer educacional na educação formal. A descrição dessa experiência é apresentada, bem como os resultados colhidos na avaliação, pelos alunos dessa proposta formativa, relatada como positiva e significativa, tanto pelos discentes como pelos demais professores do curso, por proporcionar a integração entre ações teóricas, reflexivas e práticas no desenvolvimento de competências profissionais específicas do designer educacional.
Downloads
Métricas
Referências
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em Projetos: Educação Diferenciada para o Século XXI. São Paulo: Penso, 2014.
COSTA, Y.Y. K. Aprendizagem Baseada em Projetos. Curitiba: Contentus, 2020.
FAZENDA, I. (org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB-UNIFESP). Projeto Pedagógico de Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional. São Paulo: Núcleo UAB/UNIFESP, 2016.
YARED, Y. O que é interdisciplinaridade. In: FAZENDA, I. (org.). O Que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luciano Gamez, Cicera A. Lima Malheiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).