Aprendizagem baseada em projetos: organização e execução de uma proposta formativa na educação a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.794

Palavras-chave:

Aprendizagem baseado em projetos, Educação a distância, Design Educacional

Resumo

Neste trabalho, apresentamos o relato de experiência de um processo de organização, execução e implementação de uma proposta formativa para o Ensino Superior a distância, que partiu da utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como estratégia metodológica e pedagógica.  A experiência deu-se no contexto da disciplina Projeto Integrado do curso superior de Tecnologia em Design Educacional da Universidade Federal de São Paulo. Essa disciplina teve como objetivo direcionar e promover a aplicação prática de conteúdos, de forma interdisciplinar, do conjunto de disciplinas de uma Unidade Curricular situada no contexto de trabalho do designer educacional na educação formal. A descrição dessa experiência é apresentada, bem como os resultados colhidos na avaliação, pelos alunos dessa proposta formativa, relatada como positiva e significativa, tanto pelos discentes como pelos demais professores do curso, por proporcionar a integração entre ações teóricas, reflexivas e práticas no desenvolvimento de competências profissionais específicas do designer educacional.  

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
248
Dec 31 '21Jan 01 '22Jan 04 '22Jan 07 '22Jan 10 '22Jan 13 '22Jan 16 '22Jan 19 '22Jan 22 '22Jan 25 '22Jan 28 '224.0
| |

Referências

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em Projetos: Educação Diferenciada para o Século XXI. São Paulo: Penso, 2014.

COSTA, Y.Y. K. Aprendizagem Baseada em Projetos. Curitiba: Contentus, 2020.

FAZENDA, I. (org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002.

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB-UNIFESP). Projeto Pedagógico de Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional. São Paulo: Núcleo UAB/UNIFESP, 2016.

YARED, Y. O que é interdisciplinaridade. In: FAZENDA, I. (org.). O Que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Gamez, L., & Malheiro, C. A. L. (2021). Aprendizagem baseada em projetos: organização e execução de uma proposta formativa na educação a distância. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(2), 1–22. https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.794

Edição

Seção

Dossiê A educação em rede e a inovação responsáveis em tempos de pandemia