RIEOnLIFE: uma rede para potencializar a emergência de uma educação ONLIFE
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.792Palavras-chave:
Educação na Pandemia; Educação OnLIFE; Rede, RIEoNLIFEResumo
Como saber quais foram os principais problemas encontrados; quais as estratégias desenvolvidas em diferentes países, municípios, estados; e como se mobilizaram em tempos de pandemia da COVID-19? Como os estudantes, pais, professores, gestores e pesquisadores compreenderam esse movimento? Que aprendizagens e desafios a pandemia trouxeram à pesquisa em Educação? A partir dessas problematizações emerge a Rede Internacional de Educação OnLIFE (RIEOnLIFE), em parceria com a UAb Portugal. Este artigo objetiva apresentar o conceito de Educação OnLIFE, a RIEOnLIFE e seus movimentos, bem como discutir o primeiro movimento da rede, o Movimento EscutAÇÕES. De natureza qualitativa, a pesquisa busca inspiração no conceito de Living Labs, articulado ao método cartográfico de pesquisa- intervenção, originando três movimentos como território da pesquisa: as escutAÇÕES, as COnversAÇÕES e as COMpartilhAÇÕES. Os resultados evidenciam potência para: conectar instituições e sujeitos; compreender os problemas, estratégias e movimentos; conhecer desafios e aprendizagens; constituir um espaço comum de legitimação e construção da RIEOnLIFE enquanto rede ou plataforma de Educação OnLIFE.
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