RIEOnLIFE: uma rede para potencializar a emergência de uma educação ONLIFE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.792

Palavras-chave:

Educação na Pandemia; Educação OnLIFE; Rede, RIEoNLIFE

Resumo

Como saber quais foram os principais problemas encontrados; quais as estratégias desenvolvidas em diferentes países, municípios, estados; e como se mobilizaram em tempos de pandemia da COVID-19? Como os estudantes, pais, professores, gestores e pesquisadores compreenderam esse movimento? Que aprendizagens e desafios a pandemia trouxeram à pesquisa em Educação? A partir dessas problematizações emerge a Rede Internacional de Educação OnLIFE (RIEOnLIFE), em parceria com a UAb Portugal. Este artigo objetiva apresentar o conceito de Educação OnLIFE, a RIEOnLIFE e seus movimentos, bem como discutir o primeiro movimento da rede, o Movimento EscutAÇÕES. De natureza qualitativa, a pesquisa busca inspiração no conceito de Living Labs, articulado ao método cartográfico de pesquisa- intervenção, originando três movimentos como território da pesquisa: as escutAÇÕES, as COnversAÇÕES e as COMpartilhAÇÕES. Os resultados evidenciam potência para: conectar instituições e sujeitos; compreender os problemas, estratégias e movimentos; conhecer desafios e aprendizagens; constituir um espaço comum de legitimação e construção da RIEOnLIFE enquanto rede ou plataforma de Educação OnLIFE.

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Biografia do Autor

Ana Maria Marques Palagi, Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED/PR), Curitiba, Paraná, Brasil, marquespalagi@gmail.com

Doutora pela Unisinos (CAPES 7) área de concentração Educação Básica, linha de Pesquisa - educação tecnologia e desenvolvimento.  Mestrado em Comunicação e Semiótica - PUC/SP (2001). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1986), graduação em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicada de Cascavel (2000), Especialização em Mídias na Educação - UFPR, Especialização em Educação a Distância, pelo Senac/Curitiba/PR, Especialização em Gestão Pública pela UEM, Especialização em Supervisão Escolar, Educação Ambiental, Educação de Jovens e Adultos, Professora QPM - pedagoga titular - Secretaria do Estado do Paraná Educação atua no Curso Normal - Formação de Docentes e Tutora do Curso Técnico subsequente do ProFuncionário. Coordenadora Pedagógica do Curso de Formação de Tutores MEC/ rede e-Tec. Orientadora de trabalho de conclusão de curso pelo IFPR. Atua como perita em implantação de Cursos EaD, junto ao NRE/Cascavel/SEED. Com estudos e atuação voltados, ensino profissionalizante, formação de professores e educação on line. Tem experiência profissional na área de Educação Básica (séries iniciais, fundamental e médio), ensino superior e pós-graduação lato sensu, gestão escolar, Tutoria na modalidade a distância (SEED e UFPR). É membro do Grupo de Pesquisa Educação Digital (CNPq).

Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul., Brasil, elianeschlemmer@gmail.com

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D. Pós-Doutora em Educação pela Universidade Aberta de Portugal. Doutora em Informática na Educação e Mestre em Psicologia pela UFRGS. Bacharel em Informática pela UNISINOS. Professora-pesquisadora titular do PPG em Educação e do PPG em Linguística Aplicada na UNISINOS. Líder do Grupo Internacional de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq. Pesquisadora-colaboradora na Unidade de Estudos do Local – ELO/UAb-PT e no Grupo Internacional de Pesquisa Atopos/USP.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Palagi, A. M. M., & Schlemmer, E. (2021). RIEOnLIFE: uma rede para potencializar a emergência de uma educação ONLIFE . EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(2), 1–20. https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.792

Edição

Seção

Dossiê A educação em rede e a inovação responsáveis em tempos de pandemia