Docência On-line compulsória: reflexões sobre a docência em tempos de isolamento social por força da pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.791Palavras-chave:
Educação. Rede. Pesquisa e inovação responsáveis RRI.Resumo
O estudo foi realizado a partir das experiências da docência on-line e, sobretudo, dos desafios do modelo de Ensino Remoto, adotado sumária e compulsoriamente em vista das medidas legais de isolamento social exigidas durante a pandemia. Este artigo traz como problema as implicações pessoais e laborais percebidas por professores e estudantes no enfrentamento das novas condições de vida no decorrer da pandemia, incluindo-se as reflexões sobre as possibilidades de mudanças após esse período. Com a abordagem da pesquisa e inovação responsáveis e a utilização da metodologia de pesquisa-ação participativa, os autores imergiram no próprio objeto de estudo como sujeitos, submetidos a realizar o trabalho de forma remota, usando ferramentas tecnológicas. Os resultados mostraram os avanços que tal experiência proporcionou, bem como os desafios, as possibilidades e os caminhos no retorno pós-pandemia, pois as aprendizagens do Ensino Remoto permitirão inovar práticas docentes.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, F. J.; ALMEIDA, M. E.; SILVA, M. G. M. (orgs.). De Wuhan a Perdizes: Trajetos Educativos. São Paulo: EDUC, 2020.
BAHIA. Decreto nº 19.529 de 16 de março de 2020. Regulamenta, no Estado da Bahia, as medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. Diário Oficial do Estado da Bahia, n. 19529, 17 mar. 2020. Disponível em: http://www.legislabahia.ba.gov.br/documentos/decreto-no-19529-de-16-de-marco-de-2020. Acesso em: 08 dez. 2021.
BELLONI, M. L. Educação à distância. Campinas: Autores Associados, 2020.
BELLONI, M. L. Educação à distância. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2015.
BISPO, T. (org.). Ninguém Solta a Mão de Ninguém: Manifesto Afetivo de Resistência e pelas Liberdades. Belo Horizonte: Claraboia, 2019.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
PIERSON, A. H.C.; NEVES, M. R. Interdisciplinaridade na formação de professores de ciências: conhecendo obstáculos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Carlos, v. 1, n. 2, p. 120-131, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4168. Acesso em: 26 fev. 2021.
POZO. I. J. Aprendizes e Mestres: A nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). Resolução CONSU n.º 1406/2020. Diário Oficial do Estado da Bahia, p. 39, 19 mar. 2020. Disponível em: https://portal.uneb.br/serint/wp-content/uploads/sites/56/2020/03/1.406-consu-Res.-Plano-de-A%C3%A7%C3%A3o-UNEB-para-enfretamento-ao-COVID-19.pdf. Acesso em: 08 dez. 2021.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). Resolução CONSU n.º 2.082/2020. Diário Oficial do Estado da Bahia, p.39, 23 out. 2020. Disponível em: https://portal.uneb.br/prograd/wp-content/uploads/sites/63/2020/10/2082-consepe-Res.-Plano-de-Oferta-Extra.pdf. Acesso em: 08 dez. 2021.
VICK, M. Pandemia: origens e impactos, da peste bubônica à covid-19. 2021. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/explicado/2020/06/20/Pandemia-origens-e-impactos-da-pestebub%C3%B4nica-%C3%A0-covid-19. Acesso em: 03 dez. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Silvar Ferreira Ribeiro, Leonardo Machado Nascimento, Aliana Alves Souza, Márcia Margarida Nunes da Silva Martins, Sônia Maria da Conceição Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).