Docência On-line compulsória: reflexões sobre a docência em tempos de isolamento social por força da pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.791

Palavras-chave:

Educação. Rede. Pesquisa e inovação responsáveis RRI.

Resumo

O estudo foi realizado a partir das experiências da docência on-line e, sobretudo, dos desafios do modelo de Ensino Remoto, adotado sumária e compulsoriamente em vista das medidas legais de isolamento social exigidas durante a pandemia. Este artigo traz como problema as implicações pessoais e laborais percebidas por professores e estudantes no enfrentamento das novas condições de vida no decorrer da pandemia, incluindo-se as reflexões sobre as possibilidades de mudanças após esse período. Com a abordagem da pesquisa e inovação responsáveis e a utilização da metodologia de pesquisa-ação participativa, os autores imergiram no próprio objeto de estudo como sujeitos, submetidos a realizar o trabalho de forma remota, usando ferramentas tecnológicas. Os resultados mostraram os avanços que tal experiência proporcionou, bem como os desafios, as possibilidades e os caminhos no retorno pós-pandemia, pois as aprendizagens do Ensino Remoto permitirão inovar práticas docentes.

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Biografia do Autor

Silvar Ferreira Ribeiro, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil, sfribeiro@uneb.br

Pós-Doutorado pela Open University - Reino Unido - Knowledge Media Institute (KMi-OU), (2016/2017) com apoio da CAPES (Processo 7537/2015-08). Doutor em Difusão do Conhecimento (Ufba/Uneb/Uefs/Lncc/Ifba/Senai/Ufabc), Estágio de Doutorado Sanduíche pela Open University - Reino Unido - Knowledge Media Institute (KMi-OU), (2013) com apoio da CAPES (Processo: PDSE-3517/13-6 ), Mestre em Engenharia de Produção da Linha de Pesquisa Mídia e Conhecimento, com ênfase em Educação a Distância (UFSC, 2002). Especialista em Psicopedagogia pela UFRJ e em Metodologia do Ensino Superior pela FEBA. Graduado em Pedagogia com Habilitações em Supervisão e Administração Escolar pela Universidade Católica Do Salvador (1983), Técnico em Administração. Professor Assistente do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT-UNEB), Campus XIX; Professor Permanente do Programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC-UNEB/UFBA/LNCC/UEFS/IFBA/SENAI); Coordenador do Laboratório de Desenvolvimento Profissional - Projeto de Extensão da UNEB-DCHT-XIX; Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Educação, Ciência & Tecnologias para a Inclusão Social; e, Vice-Coordenador do

Leonardo Machado Nascimento, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil, lmnascimento@uneb.br

Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairú (1992), e Especialização em Contabilidade Gerencial pela Universidade Federal da Bahia - UFBª (1998), e Mestrado Pela Universidade de Salamanca - USAL, Espanha (2016), onde cursa atualmente o Doutorado em Ciências Sociais. Docente do quadro permanente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), lotado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia - DCHT- Campus XIX - Camaçari-BA

Aliana Alves Souza, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil, alasouza@uneb.br

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1987) e graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1991). Especialização em Administração e Mestrado em Contabilidade interrompido. Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC. Atualmente é professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia

Márcia Margarida Nunes da Silva Martins, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil, mmmartins@uneb.br

 Advogada, Ativista de Direitos Humanos,Professora Auxiliar efetiva na Universidade do Estado da Bahia. Mestra em Segurança Pública Justiça e Cidadania pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (2016) bacharela em Direito pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS(1988), Especialista em Direito E Direito Processual do Trabalho pela EMATRA V em convênio com a Faculdade Jorge Amado(2003). Especialista em Política e Estratégia pela UNEB

Sônia Maria da Conceição Pinto , Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil, spinto@uneb.br

Pós-Doutorado pela Open University - UK (2017), Doutora em Difusão do Conhecimento - UFBA (2010) . Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB (2003). Especialista em Educação e Novas Tecnologias da Comunicação e Informação - UNEB (1999). Pedagoga, graduada pela Universidade Católica do Salvador (1997). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia ? Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Ribeiro, S. F., Nascimento, L. M., Souza, A. A., Martins, M. M. N. da S., & Pinto, S. M. da C. (2021). Docência On-line compulsória: reflexões sobre a docência em tempos de isolamento social por força da pandemia da Covid-19. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(2), 1–14. https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.791

Edição

Seção

Dossiê A educação em rede e a inovação responsáveis em tempos de pandemia