Os jovens como co-empreendedores e inovadores digitais sociais: investigação baseada no RRI
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.788Palavras-chave:
Inovação Digital, Coempreender, Protagonismo estudantilResumo
O presente artigo visa investigar quais as correlações entre os princípios e as habilidades apresentadas na Pesquisa e Inovação Responsável (RRI) com as práticas desenvolvidas no Estado do Ceará para apoiar a ciência – com e para a sociedade. Este estudo de caso tem como objetivo caracterizar as relações entre as competências desenvolvidas, as atividades apresentadas no projeto Clube Estudantil e a base teórica tanto do RRI como das Competências Coempreendedoras. A opção metodológica é etnografia digital e análise temática das categorias: Matriz C (OKADA, 2014), Project Engaging (OKADA, 2016), Coempreender (SOUZA, 2018), as quais foram utilizadas para analisar as práticas desenvolvidas pelos jovens. O estudo envolveu 50 jovens alunos de um curso do Clubes Estudantis[i], que participaram de uma ação formativa on-line num Ambiente Virtual da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. A análise apresenta, numa perspectiva qualitativa, evidências vinculando teoria e prática, com base nos argumentos produzidos nos fóruns e nos projetos propostos. Com isso, no processo retórico, percebemos o uso de tecnologias móveis e ubíquas que se estabelecem em um processo criativo, mesmo diante da exclusão digital. Confirmamos a correlação das categorias no estudo teórico (OKADA, 2014; SOUZA, 2014; OKADA; SHERBORNE 2018) com os projetos dos jovens pesquisadores que buscam se conectar, criar, colaborar, cooperar, compartilhar – geração C5 (SOUZA, 2020). Assim, o estudo possibilitou algumas recomendações aos educadores para a promoção do pensamento científico e digital com abordagem RRI e no Coempreender.
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