Os jovens como co-empreendedores e inovadores digitais sociais: investigação baseada no RRI
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.788Palavras-chave:
Inovação Digital, Coempreender, Protagonismo estudantilResumo
O presente artigo visa investigar quais as correlações entre os princípios e as habilidades apresentadas na Pesquisa e Inovação Responsável (RRI) com as práticas desenvolvidas no Estado do Ceará para apoiar a ciência – com e para a sociedade. Este estudo de caso tem como objetivo caracterizar as relações entre as competências desenvolvidas, as atividades apresentadas no projeto Clube Estudantil e a base teórica tanto do RRI como das Competências Coempreendedoras. A opção metodológica é etnografia digital e análise temática das categorias: Matriz C (OKADA, 2014), Project Engaging (OKADA, 2016), Coempreender (SOUZA, 2018), as quais foram utilizadas para analisar as práticas desenvolvidas pelos jovens. O estudo envolveu 50 jovens alunos de um curso do Clubes Estudantis[i], que participaram de uma ação formativa on-line num Ambiente Virtual da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. A análise apresenta, numa perspectiva qualitativa, evidências vinculando teoria e prática, com base nos argumentos produzidos nos fóruns e nos projetos propostos. Com isso, no processo retórico, percebemos o uso de tecnologias móveis e ubíquas que se estabelecem em um processo criativo, mesmo diante da exclusão digital. Confirmamos a correlação das categorias no estudo teórico (OKADA, 2014; SOUZA, 2014; OKADA; SHERBORNE 2018) com os projetos dos jovens pesquisadores que buscam se conectar, criar, colaborar, cooperar, compartilhar – geração C5 (SOUZA, 2020). Assim, o estudo possibilitou algumas recomendações aos educadores para a promoção do pensamento científico e digital com abordagem RRI e no Coempreender.
Downloads
Métricas
Referências
AVACED. 2021. Disponível em: https://avaced.seduc.ce.gov.br/mod/forum/view.php?id=22887. Acesso em: 29 set. 2021.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.
CGI.BR. TIC Domicilios. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2018. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/. Acesso em: 29 set. 2021.
FRAILLON, J. et al. Preparing for Life in a Digital World: IEA International Computer and Information Literacy Study 2018 International Report. Amsterdam: IEA, 2018. Disponível em: https://www.iea.nl/publications/study-reports/preparing-life-digital-world. Acesso em: 29 set. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.
MORIN, E. Os sete saberes necessários á educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.
OKADA, A. et al. Key skills for co-learning and co-inquiry in two open platforms: a massive portal (EDUCARED) and a personal environment (weSPOT). Open Praxis, v. 7, n. 1, p. 83-102, 2015.
OKADA, A. Competências Chave para Coaprendizagem na Era Digital: fundamentos, métodos e aplicações. Santo Tirso, PT: WHITEBOOKS, 2014.
OKADA, A. Engaging Science: Innovative Teaching for responsible citizenship. Milton Keynes: The Open University, 2016.
OKADA, A.; SHERBORNE, T. Equipping the Next Generation for Responsible Research and Innovation with Open Educational Resources, Open Courses, Open Communities and Open Schooling: An Impact Case Study in Brazil. Journal of Interactive Media in Education, 1(18), 1-15, 2018.
SANTOS, B. S. O fim do império cognitivo: A afirmação das epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2018.
SOUZA, K. P. Tecnologias da Informação e Comunicação e Empreendedorismo: os novos paradigmas e aprendizagens de jovens empreendedores e as suas inovações tecnológicas. 2014. 659f. Tese(Doutorado em Ciências da Educação)- Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2014.
SOUZA, K. P. As novas formas de aprender e Coempreender em rede. In: FALAVIGNA, G.; CORBELLINI, S.; SILVA, B. D. (orgs.). Educação coempreendedor@: histórias de um projeto-piloto. Porto Alegre: ediPUCRS, 2018.
SOUZA, K. P. As portas da conectividade, da educação e da ecologia de saberes – os limites e as possibilidades, em tempos de Covid-19. AliceNews: Centro de Estudos Sociais. Universidade Coimbra. 2020. Disponível em: https://alicenews.ces.uc.pt/index.php?lang=1&id=29342. Acesso em: 10 mar. 2021.
VEEN, W.; VRAKING, B. Homo zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Karine Pinheiro de Souza, Alexandra Okada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).