Aprendizagens em tempos remotos: entre dimensões e experiências de um curso na modalidade a distância durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.786Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial, Experiência, Artes VisuaisResumo
O presente artigo objetiva compartilhar as aprendizagens construídas durante o Ensino Remoto Emergencial, ano letivo 2020, no curso de Licenciatura em Artes Visuais ‒ Modalidade a Distância da FAV-UFG, ofertado via Programa CAPES/UAB. A partir da observação participante, serão apresentados os impactos causados nas dimensões institucional, pedagógica e sociocultural, no referido curso, durante o período de suspensão dos momentos presenciais. Da mesma forma, busca-se a apresentação das limitações no campo do pertencimento; a diferenciação do acesso e permanência de estudantes no campo dos direitos; o distanciamento da comunidade acadêmica das ofertas de cursos na modalidade a distância; a reconfiguração do estágio supervisionado, e de suas ações didático-pedagógicas, com a ampliação de uma rede de interlocução; e a reconfiguração do uso das tecnologias no âmbito acadêmico. Com base nos pontos citados, pode-se constatar a necessidade de institucionalização de cursos de modalidade a distância.
Downloads
Métricas
Referências
AANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 2004.
BONDÍA, J. L. Experiência e alteridade em educação. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 04-27, jul./dez. 2011. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444. Acesso em: set. 2021.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online], n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782002000100003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 29 set. 2021.
HILSDORF, M. L. S. O aparecimento da escola moderna: uma história ilustrada. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
TEIXEIRA, A. Educação como reconstrução da Experiência. In: DEWEY, J. Vida e Educação. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1973.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG). Conselho Universitário. Resolução nº 18/2020, de 27 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão, por tempo indeterminado, dos calendários acadêmicos 2020 do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), dos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), e dá outras providências. Goiânia: CONSUNI, 2020. Disponível em: https://sistemas.ufg.br/consultas_publicas/resolucoes/arquivos/Resolucao_CONSUNI_2020_0018.pdf. Acesso em: 29 set. 2021.
YIN, R. K. Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Valéria Fabiane Cabral, Noeli Batista dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).