Mais um relato de experiências na Educação Superior durante a pandemia de COVID-19?
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.758Palavras-chave:
Ensino Remoto EmergencialResumo
O presente texto consiste em um relato de experiências acerca da Educação Superior durante a pandemia de Covid-19, reunindo e adaptando textos publicados no blog acadêmico da autora, um espaço digital direcionado a professores e estudantes interessados em abordagens críticas à tecnologia educacional. Este trabalho também inclui recomendações de leitura, bem como traz apêndices com exemplos do material didático-pedagógico produzido pela autora.
Downloads
Métricas
Referências
CRUZ, E. G. De volta ao ciberespaço: uma alucinação consensual acadêmica . In: BANNELL, R. I.; MIZRAHI, M.; FERREIRA, G. Deseducando a educação: mentes, materialidades e metáforas. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2021. Disponível em: http://www.editora.puc-rio.br/media/Deseducando_a_educacao_ebook%20(1).pdf. Acesso em: 22 abr. 2021.
FAUVILLE, G. et al. Zoom Exhaustion and Fatigue Scale . Social Science Research Network Repository, 15 fev. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3786329. Acesso em: 22 abr. 2021.
FERREIRA, G. Educação e Tecnologia: visões periféricas (http://visoesperiféricas.blog) – blog acadêmico da autora, especialista na área dos Estudos Críticos da Educação e Tecnologia
FERREIRA, G. M. S.; CASTIGLIONE, R. G. M. TIC na Educação: Ambientes Pessoais de Aprendizagem na perspectiva e práticas de jovens . Educação e Pesquisa, v. 44, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201702153673. Acesso em: 22 abr. 2021.
FERREIRA, G. M. S.; LEMGRUBER, M. S. Tecnologias educacionais como ferramentas: Considerações
críticas acerca de uma metáfora fundamental . Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona, v. 26, p. 112, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3864. Acesso em: 22 abr. 2021.
HOLMBERG, B. Theory and Practice of Distance Education . Londres: Routledge, 1989.
LEMGRUBER, M. S.; FERREIRA, G. M. S. Metáforas Fundamentais da Tecnologia Educacional . Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 23, n. 1, p. 15-38, jan./abr. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22195/2447-5246v23n120183351. Acesso em: 22 abr. 2021.
MILL, D. (Org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância . Campinas: Papirus, 2018.
MOROZOV, E. To save everything, click here: The folly of technological solutionism . New Iork: Penguin Books, 2013.
PISCHETOLA, M.; MIRANDA, L. T. Metodologias Ativas: uma solução simples para um problema complexo? . Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 16, n. 43, p. 30-56, 2019. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/5822/47965983. Acesso em: 22 abr. 2021.
SELWYN, N. Distrusting Educational Technology: Critical Questions for Changing Times . New York: Routledge, 2014.
SELWYN, N. Educação e Tecnologia: questões críticas . In: FERREIRA, G. M. S.; ROSADO, L. A. S.; CARVALHO, J. S. (Org.). Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf. Acesso em: 22 abr. 2021.
VALLE, L.; BOHADANA, E. D. B. Sobre presença e distância. Reflexões filosóficas acerca da formação online . In: MILL, D.; MACIEL, C. (Org.). Educação a distância: elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo. São Paulo: EdUFMT, 2013.
WATTERS, A. HACK EDUCATION. Blog acadêmico. Disponível em: http://hackeducation.com/
WEINBREN, D. The Open University: a history . Manchester: Manchester University Press, 2015.
WELLER, M. 25 Years of EdTech . Athabasca: Athabasca University Press, 2020. Disponível em: https://www.aupress.ca/books/120290-25-years-of-ed-tech/. Acesso em: 22 abr. 2021.
WELLER, M. The Digital Scholar: How technology is transforming scholarly practice . London: Bloomsbury, 2011. Disponível em: https://bit.ly/3xiXV72. Acesso em: 22 abr. 2021.
WELLER, M. The EdTechie (http://blog.edtechie.net/) – blog acadêmico de Martin Weller, especialista na área de Educação Aberta a Distância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Giselle Martins dos Santos Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).