Pandemia: ensino remoto: desafios e possibilidades para melhor uso de tecnologias digitais no ensino de álgebra em um curso de engenharia
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.741Palavras-chave:
Sala de aula invertida, Metodologias ativas, VideoaulaResumo
Este relato de experiência apresenta reflexões sobre ações realizadas um curso de engenharia de uma universidade particular, do interior do estado da Bahia a fim de superar os desafios enfrentados no semestre anterior. Como considerações finais, pode-se afirmar que, o uso de videoaulas, foi sem dúvidas, uma ferramenta facilmente recebida pelos alunos diante do uso de Metodologias Ativas pensadas e utilizadas a partir dos recursos de suas casas, o que, evidenciou aprendizagens que por certo, irão além do período pandêmico.
Downloads
Métricas
Referências
BARANAUSKAS, M.C.C.; VALENTE, J. A. Editorial. Revista Tecnologia, Sociedade e Conhecimento, Campinas, v.1, n.1, dez. 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14436. Acesso em: 1 jan. 2021.
BARRETO, C. F.; ROCHA, D. S. COVID 19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, n. 4, p. 01-11, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8480. Acesso em: 23 dez. 2020.
BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de Aula Invertida: uma metodologia Ativa de Aprendizagem. Trad. Afonso Celso da Cunha Serra. [Reimpr.]. Rio de Janeiro: LTC, 2018.
BRASIL. Constituição da república federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao. Acesso em: 18 jan. 2021.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação. Lei n. 9.394/1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 8 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 157, n. 53, p. 39, 18 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Parecer 05/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19.
CERQUEIRA, R. S. de.; Educação no Ensino Superior em tempos de pandemia. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 23, p. 1-5, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16175. Acesso em: 14 jan. 2021.
COSTA, S. R. S.; DUQUEVIZ, B. C.; PEDROZA.; R. L. S. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP.v.19, n.3, Set./Dez. 2015, p. 603-610.
Fiorentini, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino de matemática no Brasil. Revista Zetetiké, Campinas/SP, 3, 1995.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, A. C. MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA SOCIAL: Gêneros textuais do argumentar e do expor. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 200p.
FREITAS, J. L. A. A pandemia da COVID-19 e o Ensino Remoto em Linhares-ES. Kiri-Kerê: pesquisa e ensino, São Mateus, n. 9, v. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/32654. Acesso em: 20 jan. 2021.
MASCARENHAS, A. D. N.; FRANCO, A. do R. S. Reflexões pedagógicas em tempos de pandemia: análise do parecer 05/2020. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 23, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16011. Acesso em: 6 jan. 2021.
MORAN, J. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 30 jan.2020.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In. BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias Ativas para uma educação inovadora: abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
PEREIRA, F. K. D.; LIMA, F dos S.; BORTOLAI, M. M. S. (Re)pensando o novo normal após a pandemia da COVID-19: a realidade dos licenciandos em Química de uma Instituição de Ensino Superior da Bahia. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 23, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16146. Acesso em: 10 jan. 2021.
REIS, D. dos S. Coronavírus e desigualdades educacionais: reposicionando o debate. Revista Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 23, p. 1-5, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15592. Acesso em: 03 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 José Lucas Matias de Eça Eça, Marlúbia Corrêa de Paula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).