Pandemia: ensino remoto: desafios e possibilidades para melhor uso de tecnologias digitais no ensino de álgebra em um curso de engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.741

Palavras-chave:

Sala de aula invertida, Metodologias ativas, Videoaula

Resumo

Este relato de experiência apresenta reflexões sobre ações realizadas um curso de engenharia de uma universidade particular, do interior do estado da Bahia a fim de superar os desafios enfrentados no semestre anterior. Como considerações finais, pode-se afirmar que, o uso de videoaulas, foi sem dúvidas, uma ferramenta facilmente recebida pelos alunos diante do uso de Metodologias Ativas pensadas e utilizadas a partir dos recursos de suas casas, o que, evidenciou aprendizagens que por certo, irão além do período pandêmico. 

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Biografia do Autor

José Lucas Matias de Eça Eça, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil, lucasceeft@hotmail.com

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e matemática - PPGCEM, UESC. Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física, UNINTER (2017). Especialista em Ensino de Matemática no Ensino Médio, UESB (2017). Graduado em Licenciatura em Matemática, UFRB (2015). Formado em Ensino Médio pelo CEFET (2008). Exerce a função de técnico pedagógico na SEDUC/Taperoá-BA e de professor na FAZAG (desde 2017). Atuou como professor do Ensino Fundamental dos Anos Finais no CEAG (2015 /18), no EMEF São Brás (2017) e no EMEF Matias Nascimento (2018), bem como no Ensimo Médio nas oficinas de Práticas Experimentais em Ciência da Natureza e Introdução a Lógica de Programação pelo Programa PROEMI, no Colégio Rômulo Galvão (2015). Atuou como coordenador na Formação de docentes/discentes (do 5° e 9° ano) para a Prova Brasil em Taperoá-BA (2017) e formador de um curso com professores de matemática de Taperoá-BA, vinculado ao IFBA (2019). Participou do programa PET (2014/15), monitor do componente curricular Introdução ao Cálculo na UFRB (2014) e na UPT (2014) como professor de Matemática e Física.

Marlúbia Corrêa de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil, mcpaula@uesc.br

Professora Adjunto Visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014-2018) com doutoramento sanduíche (PDSE) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, Portugal. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS (2012-2014). Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG-2005). Especialista em Matemática Aplicada, pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em 2010. Especialista em Gestão e Tutoria em EAD, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC, Porto Alegre - RS), em 2009. Especialista em Supervisão e Administração Escolar (FACEL- Curitiba - PR), em 2008. É membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e do Grupo de Pesquisa Cotidiano, Trabalho e Território (GPsT), sob coordenação da professora Dra. Gleny Terezinha Duro Guimarães (PUCRS). É coordenadora do Projeto de Pesquisa Análise Textual Discursiva na Pesquisa Qualitativa com uso de CAQDAS (Computer- Assisted Qualitative Data Analysis Software): campo de saberes para a educação em ciências e matemática. Possui como temáticas de interesse em pesquisas: Formação de professores; Estudos sobre Análises Textuais; Uso de softwares para análise de dados na pesquisa qualitativa.

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Publicado

2021-10-22

Como Citar

Eça, J. L. M. de E., & Paula, M. C. de. (2021). Pandemia: ensino remoto: desafios e possibilidades para melhor uso de tecnologias digitais no ensino de álgebra em um curso de engenharia. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.741