Os impactos da pandemia da COVID-19 nos estágios em licenciatura: avanços e desafios para os cursos de formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.739Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial, Estágio Curricular, Licenciatura, COVID-19Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre um curso de extensão, intitulado Estágio Docência: capacitação para as aulas remotas, ofertado aos alunos dos cursos de Licenciatura de uma universidade estadual paranaense durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de um relato com ponderações de docentes em pré-serviço vinculados à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado dos cursos de Licenciatura. Como resultados, com base na netnografia, destaca-se a importância de se institucionalizar outras formas de realização do Estágio, uma vez que essa prática se torna relevante na carreira do futuro profissional licenciado, além de reconhecer a necessidade do entendimento e domínio das ferramentas tecnológicas para aperfeiçoar as práticas docentes.
Downloads
Métricas
Referências
ANDRADE, R. C. R. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado no processo de Formação de Professores. Revista Ciranda, Montes Claros, v. 1, n. 1, p. 125-143, mar. 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/1579/3211. Acesso em: 24 jan. 2021.
BOZKURT, A.; SHARMA, R. C. Emergency remote teaching in a time of global crisis due to CoronaVirus pandemic. Asian Journal of Distance Education, v. 15, n. 1, p. i-vi, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341043562_Emergency_remote_teaching_in_a_time_of_global_crisis_due_to_CoronaVirus_pandemic. Acesso em: 28 jan. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 05, de 28 de abril de 2020. Dispõe sobre a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 83, p. 63, 04 mai. 2020b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 11 jan. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de Junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União: sessão 1, Brasília, DF, n. 114, p. 62, 17 jun. 2020b. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 10 jun. 2021.
CAMARGO, R. T. M. A interatividade na educação online: um estudo da ferramenta fórum. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias)- Centro Universitário Internacional Uninter, Curitiba, 2017. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/handle/1/136. Acesso em: 10 jun. 2021.
CARMO, C. R. S.; CARMO, R. O. S. Tecnologias de informação e comunicação na educação a distância e no ensino remoto emergencial. Conhecimento & Diversidade, Niterói, v. 12, n. 28, p. 24-44, set./dez. 2020. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/7152. Acesso em: 29 jan. 2021.
DIAS-TRINDADE, S.; SANTO, E. E. Educação a Distância e Educação Remota Emergencial: Convergências e Divergências. In: MACHADO, D. P. (Org.). Educação em tempos de Covid-19: reflexões e narrativas de pais e professores. Curitiba: Dialética e Realidade, 2020.
GOMES, M. O. Formação contínua, estatuto da prática e estágio na formação de educadores. In: GOMES, M. O. Formação de professores na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2009.
HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review, v. 27, p. 1-15, 2020. Disponível em: http://www.cetla.howard.edu/workshops/docs/The%20Difference%20Between%20Emergency%20Remote%20Teaching%20and%20Online%20Learning%20_%20EDUCAUSE%20(2).pdf. Acesso em: 28 jan. 2021.
JOEY, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Distance Education or Emergency Remote Educational Activity: in search of the missing link of school education in times of COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 1-29, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4299. Acesso em: 29 jan. 2021.
KOZINETS, R. V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.
LIMA, M. S. L.; PIMENTA, S. G. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica, v. 3, n. 3-4, p. 5-24, 2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542. Acesso em: 28 jan. 2021.
MILLER, J. Teacher identity. In: BURNS, A.; RICHARDS, J. C. (Ed.). The Cambridge guide to second language teacher education. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
MOSER, A. Educação em tempo de Coronavirus: a necessidade suscita a criatividade. In: MACHADO, D. P. (Org.). Educação em tempos de Covid-19: reflexões e narrativas de pais e professores. Curitiba: Dialética e Realidade, 2020.
PARANÁ. Governo do Estado. Decreto nº4.230, de 16 de Março de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial do Estado, Curitiba, n. 10646, 16 mar. 2020. Disponível em: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=232854&indice=1&totalRegistros=12&dt=21.2.2020.18.10.40.695. Acesso em: 10 jun. 2021.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2017.
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Whashington, v. 15, n. 2, p. 4-14, Feb. 1986. Disponível em: https://depts.washington.edu/comgrnd/ccli/papers/shulman_ThoseWhoUnderstandKnowledgeGrowthTeaching_1986-jy.pdf. Acesso em: 28 jan. 2021.
SILVA, S. A. Desvelando a Netnografia: um guia teórico e prático. Intercom: RBCC, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 339-342, jul./dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/interc/v38n2/1809-5844-interc-38-02-0339.pdf. Acesso em: 31 jan. 2021.
SILVEIRA, A. P. A.; RECCO PICCIRILLI, G. M.; OLIVEIRA, M. E. Os Desafios da Educação a Distância e o Ensino Remoto Emergencial em meio a Pandemia da Covid-19. Revista Eletrônica da Educação, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 114-127, dez. 2020. Disponível em: http://revista.fundacaojau.edu.br:8078/journal/index.php/revista_educacao/article/view/224. Acesso em: 31 jan. 2021.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 1-20, 2000. Disponível em: http://www.ergonomia.ufpr.br/Metodologia/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf. Acesso em: 31 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Josimayre Novelli, Flávio Rodrigues de Oliveira, Josiane Medeiros de Mello, Annie Rose Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).