Os impactos da pandemia da COVID-19 nos estágios em licenciatura: avanços e desafios para os cursos de formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.739

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Estágio Curricular, Licenciatura, COVID-19

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre um curso de extensão, intitulado Estágio Docência: capacitação para as aulas remotas, ofertado aos alunos dos cursos de Licenciatura de uma universidade estadual paranaense durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de um relato com ponderações de docentes em pré-serviço vinculados à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado dos cursos de Licenciatura. Como resultados, com base na netnografia, destaca-se a importância de se institucionalizar outras formas de realização do Estágio, uma vez que essa prática se torna relevante na carreira do futuro profissional licenciado, além de reconhecer a necessidade do entendimento e domínio das ferramentas tecnológicas para aperfeiçoar as práticas docentes.

 

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Biografia do Autor

Josimayre Novelli, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, josimayrenovelli@hotmail.com

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Josiane Medeiros de Mello, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, jmedeirosmello@gmail.com

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá , Mestre e Doutora  em Ciências Biológicas, área de concentração - Anatomia, pela Universidade Estadual Paulista - UNESP- Campus de Botucatu.  Professora de Anatomia Humana desde 1994. Atualmente Professor  Associado da Universidade Estadual  de Maringá, no curso de odontologia.  Atua na  extensão universitária  do Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM com a execução de projetos  nas áreas de Biologia e Informática para educação.  Ministra cursos  na pós graduação de Metodologia Científica e  Anatomia Humana, voltados a odontologia.  Orientadora, docente e coordenadora  de cursos de pós graduação (lato sensu) em Anatomia e Histologia modalidades presencial e a distância. Organizadora do livro de Anatomia Humana, formação de professores em Ciências Biológicas

Annie Rose Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, arsantos@uem.br

Doutora em Letras, área de concentração Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2015. Mestre em Letras, área de concentração Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Assis, SP, em 1999. Docente do Departamento de Língua Portuguesa (DLP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desde 1999, ministrando conteúdos de Língua Portuguesa aos cursos de Letras nas modalidades presencial e a distância. Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissionalizante em Letras (Profletras) da UEM desde 2015, com orientação na área de linguagens e novas tecnologias educacional.

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Novelli, J., Oliveira, F. R. de, Mello, J. M. de, & Santos, A. R. (2021). Os impactos da pandemia da COVID-19 nos estágios em licenciatura: avanços e desafios para os cursos de formação de professores. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.739

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