A implantação do Ensino Remoto Emergencial em escolas públicas e particulares da Educação Básica: estudo de caso em um município mineiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.738

Palavras-chave:

Covid-19, Gestão Educacional, Recursos Educacionais Digitais, Teoria Fundamentada em Dados

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar estratégias adotadas nos sistemas público e privado de Educação Básica para manutenção das atividades letivas durante a pandemia da COVID-19. A pesquisa, qualitativa e exploratória, deu-se a partir de entrevistas com diretoras de 2 escolas públicas e 2 particulares de uma cidade com cerca de 100 mil habitantes no interior de Minas Gerais. A metodologia orienta-se pela Teoria Fundamentada em Dados. Foram categorizados elementos de semelhanças e diferenças de estratégias educacionais adotadas e realizado mapeamento dessas estratégias para gerar referenciais em futuras análises de consequências. Trata-se, portanto, da primeira aproximação sistêmica com o fenômeno, geradora de hipóteses que nortearão novas investigações quando a pandemia for vencida.

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Biografia do Autor

Karla Emanuella Veloso Pinto, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil, karla.pinto2@estudante.ufla.br

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Ronei Ximenes Martins, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil, rxmartins@ufla.br

Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco na linha de pesquisa Avaliação em Psicologia Educacional (2008) e licenciado em Matemática pela UEMG-FEPESMIG (1996) é professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais/Brasil. Atua nas áreas de formação de professores e de educação mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação. É pesquisador com interesse em tecnologia educacional, formação de professores, inovação pedagógica e gestão do ensino superior. Atua como docente em cursos de licenciatura e programas de pós-graduação. Está pró-reitor de graduação da instituição nos períodos 2016-2020 e 2020-2024

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Pinto, K. E. V., & Martins, R. X. (2021). A implantação do Ensino Remoto Emergencial em escolas públicas e particulares da Educação Básica: estudo de caso em um município mineiro. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.738