Prefiro a escola: percepções de alunos e familiares sobre o ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.737Palavras-chave:
Escola, Família, Ensino remoto, Educação, SociabilidadeResumo
O texto expressa a avaliação dos alunos e familiares de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental sobre o ensino remoto realizado em 2020. Os dados foram gerados numa reunião remota entre família e escola e apresenta as percepções dos participantes sobre o ano “pandêmico”, as aulas remotas e a aprendizagem. Os resultados ressaltaram a importância da escola como instância de socialização e de aprendizagens múltiplas e evidencia a necessidade de ampliar a relação entre família e escola durante e após a pandemia.
Downloads
Métricas
Referências
BARDIN. L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CASTELLS, M. A sociedade em Rede: do conhecimento à política. In: CASTELLS, M.; CARDOSO, G. (Org.). A Sociedade em Rede: do conhecimento à ação política. Conferência. Belém: Imprensa Nacional, 2005. Disponível em: https://egov.ufsc.br/portal/conteudo/sociedade-em-rede-do-conhecimento-%C3%A0-ac%C3%A7%C3%A3o-pol%C3%ADtica. Acesso em: 26 fev. 2021.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL (CETIC.BR). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros : TIC domicílios 2018. [livro eletrônico] São Paulo: NIC.BR/CETIC.BR, 2019. Disponível em: https://www.cetic.br/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nos-domicilios-brasileiros-tic-domicilios-2018/. Acesso em: 29 jan. 2021.
DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998. Disponível em: http://dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.
ESCOLA, J.; GOMES, A.; LOPES, N. Ser no ciberespaço: a comunicação educativa na WEB 2.0. In: LIMA, V. A. O.; NASCIMENTO, R. N. A.; ESCOLA, J. J. J. (Org.). Conhecimento, sociabilidade e humanidade: prenúncios de um novo tempo. Campina Grande: EDUEPB, 2018.
FERREIRA, G. Conversa com António Nóvoa. Porto Alegre, 06 abr. 2020. Facebook: sindprofnh. Disponível em: https://www. facebook.com/sindprofnh/videos/631629681020563/. Acesso em: 13 jan. 2021.
GUEDES, A. F. Os desafios do conhecimento na era tecnológica. . In: LIMA, V. A. O.; NASCIMENTO, R. N. A.; ESCOLA, J. J. J. (Org.). Conhecimento, sociabilidade e humanidade: prenúncios de um novo tempo. Campina Grande: EDUEPB, 2018.
MERCADO, L. P. L. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAL, 1999.
MORAN, J. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 21. ed. Rio de Janeiro: Berthand Brasil, 2014.
MORIN, E. Os setes saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2002.
NASCIMENTO, R. N. A.; LIMA, V. O. Dimensões entrelaçadas do afeto e do saber: a educação de um novo tempo. In: LIMA, V. A.; NASCIMENTO, R. N. A.; ESCOLA, J. J. J. (Org.). Conhecimento, sociabilidade e humanidade. Campina Grande: EDUEPB, 2018.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). WHO Coronavirus (COVID-19) Dashboard. 2021. Disponível em: https://covid19.who.int/. Acesso em: 30 jan. 2021.
RAMOS, A. T.; RAMOS, E. S. Os desafios da família nos processos de socialização escolar. Pátio Revista Pedagógica, Porto Alegre, n. 52, ano XIII, p. 32-35., nov. 2009-jan. 2010.
REBÊLO, P. Inclusão digital: o que é e a quem se destina?. 2005. Disponível em: https://docplayer.com.br/8242708-Inclusao-digital-o-que-e-e-a-quem-se-destina.html. Acesso em: 10 jan. 2021.
SANTOS, G. S. Espaços de aprendizagem. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
SOARES, S. B. V. Coronavírus e a modernização conservadora da educação. In: SOARES, S. B. V. et al. Coronavírus, educação e luta de classes no Brasil. Brasil: Terra Sem Amos, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ROBSON LIMA DE ARRUDA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).