Afetividade na relação professor-aluno no ensino remoto emergencial: uma experiência de estágio
Uma experiência de estágio
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.734Palavras-chave:
Afetividade, Ensino remoto, Relação professor-alunoResumo
Objetiva-se investigar as possibilidades de construção da relação afetiva professor-aluno durante o processo de aprendizagem no contexto de ambiente virtual emergencial, decorrente da pandemia de COVID-19, a partir de um estudo de caso etnográfico e abordagem mista. Fundamenta-se em Wallon, Vigotski e Leite para pensar a afetividade presente nas decisões pedagógicas, além de outros estudos. Os resultados indicam que, apesar da falta da presença física e interação face a face, as limitações do Ensino Remoto não são impeditivos para o estabelecimento de relações afetivas positivas, embora o cenário em questão acarrete problemas e desafios educacionais que não podem ser desconsiderados.
Downloads
Métricas
Referências
BBC NEWS BRASIL. Coronavírus: OMS declara pandemia do novo coronavírus Sars-Cov-2. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-51842518. Acesso em: 15 nov. 2020.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 3, 25 mai. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9057.htm. Acesso em: 05 nov. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo conoravírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 114, p. 62, 17 jun. 2020a. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020- 261924872. Acesso em: 28 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação da pandemia do Novo Coronavírus–COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 39, 18 mar. 2020b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 15 nov. 2020.
CRESWELL, J. W. Procedimentos de métodos mistos. In: CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALVÃO, I. Expressividade e emoções segundo a perspectiva de Wallon. In: ARANTES, V. A. (Org.). Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2003.
GOIÁS. Secretaria de Estado da Saúde. Nota Técnica SES – GO nº: 1/2020 - GAB- 03076, de 15 março de 2020. Dispõe da Paralisação das Aulas em todos os níveis educacionais, públicos e privados, por 15 dias, podendo ser prorrogável. Goiás: SES/GO, 2020. Disponível em: https://www.saude.go.gov.br/files/banner_coronavirus/notatecnica.pdf. Acesso em: 15 nov. 2020.
JOYE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 7, p. e521974299, mai. 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4299. Acesso em: 08 nov. 2020.
LEITE, S. A. S. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em psicologia, Ribeirão Preto, v. 20, n. 2, p. 355-368, dez. 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=513751440006. Acesso em: 04 nov. 2020.
LIMA, M. S. L.; PIMENTA, S. G. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 3, n. 3-4, p. 5-24, out. 2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542. Acesso em: 05 nov. 2020.
MAHONEY, A. A. A constituição da pessoa: desenvolvimento e aprendizagem. In: MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. R. (Org.). A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. R. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 20, p. 11-30, 2005. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/43324. Acesso em: 15 nov. 2020.
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO (PROGRAD). Geografia: Licenciatura: Goiânia. 2020. Disponível em: https://prograd.ufg.br/p/8959-geografia-licenciatura-goiania. Acesso em: 22 nov. 2020.
SÁ, A. C. A. M. et al. (Org.). Diretrizes didático-pedagógicas para a organização do ensino remoto na UFG. Goiânia: CEGRAF UFG, 2020. Ebook. Disponível em: https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/ensino-remoto- UFG /index.html. Acesso em: 10 nov. 2020.
SANTOS, J. L. G. et al. Integração entre dados quantitativos e qualitativos em uma pesquisa de métodos mistos. Texto & contexto: enfermagem, Florianópolis, v. 26, n. 3, e1590016, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000300330&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 mar. 2021.
TASSONI, E. C. M. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. Psicologia, análise e crítica da prática educacional. Campinas: ANPED, 2000.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG). RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1541. Estabelece a política para a formação de professores(as) da educação básica, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e dá outras providências, revogando-se a Resolução CEPEC nº 631/2003. Goiás: UFG, 2017. Disponível em: https://sistemas.ufg.br/consultas_publicas/resolucoes/arquivos/Resolucao_CEPEC_2017_1541.pdf. Acesso em: 30 mar 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG). Portaria SEI nº 10, de 10 de junho de 2020. Dispõe sobre o Plano Emergencial de Conectividade para estudantes da UFG. Goiás: UFG, 2020a. Disponível em: https://files.cercomp.UFG.br/weby/up/93/o/SEI_UFG_-_1378882_-_PORTARIA_PEC_SEI.pdf?1592344091. Acesso em: 30 mar 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia. Goiás: UFG, 2015. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/51/o/PPC_Geografia_2015_-_Licenciatura_IESA_UFG_-_atualizado_07maio2019.pdf. Acesso em: 30 mar. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG). Resolução CONSUNI Nº 0027/2020, de 06 de julho de 2020. Regulamenta o empréstimo emergencial de equipamentos de informática aos discentes de educação básica, graduação e pós-graduação stricto sensu, durante o período excepcional de isolamento social, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Goiás: UFG, 2020b. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/93/o/Resolucao_CONSUNI_2020_0027-SEI.pdf?1594155300. Acesso em: 30 mar. 2020.
VIÉGAS, L. S. Reflexões sobre a pesquisa etnográfica em Psicologia e Educação. Diálogos possíveis, Salvador, v. 1, n. 9, p. 101-123, jan./jun. 2007. Disponível em: https://tuxdoc.com/download/reflexoes-sobre-a-pesquisa-etnografica-em-psicologia-e-educaao_pdf. Acesso em: 22 nov. 2020.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
WALLON, H. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Gustavo Mendonça Mota
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).