Afetividade na relação professor-aluno no ensino remoto emergencial: uma experiência de estágio

Uma experiência de estágio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.734

Palavras-chave:

Afetividade, Ensino remoto, Relação professor-aluno

Resumo

Objetiva-se investigar as possibilidades de construção da relação afetiva professor-aluno durante o processo de aprendizagem no contexto de ambiente virtual emergencial, decorrente da pandemia de COVID-19, a partir de um estudo de caso etnográfico e abordagem mista. Fundamenta-se em Wallon, Vigotski e Leite para pensar a afetividade presente nas decisões pedagógicas, além de outros estudos. Os resultados indicam que, apesar da falta da presença física e interação face a face, as limitações do Ensino Remoto não são impeditivos para o estabelecimento de relações afetivas positivas, embora o cenário em questão acarrete problemas e desafios educacionais que não podem ser desconsiderados.

 

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Biografia do Autor

Gustavo Mendonça Mota, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, gustavomendoncamota@gmail.com

Graduando em Psicologia, bacharelado e licenciatura, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Estagiário na Escola Interamérica de Goiânia como auxiliar educacional. Representante da Rede Acadêmica de Psicologia, pela Rede de Psicologia. Principais áreas de interesse: clínica e educacional.

Jordana Gracielle de Jesus Sousa, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, jordanagracielle18@hotmail.com

Graduanda em Psicologia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de educação inclusiva (2018), como mediadora pedagógica no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE/UFG) e possui Curso de Formação em Docência Inclusiva (2018), pela mesma instituição. Está desenvolvendo Iniciação Científica a partir do projeto: "Um estudo sobre como a Afetividade tem comparecido nas escolas de Educação Básica", em 2020.1. Tem interesse na interface entre Psicologia e Educação, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem e Psicologia Clínica.

Tatiely Pereira de Araújo Becker, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, tatiely_pereira_araujo@ufg.br

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Jordana de Castro Balduino Paranahyba, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, ordanabalduino@ufg.br

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Mota, G. M., Sousa, J. G. de J., Becker, T. P. de A., & Paranahyba, J. de C. B. (2021). Afetividade na relação professor-aluno no ensino remoto emergencial: uma experiência de estágio: Uma experiência de estágio. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.734