A sobrevivência da arte: novas práticas de coral univers´itário em tempos distantes
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.728Palavras-chave:
Música, Coral Universitário, Tecnologia, Extensão UniversitáriaResumo
Este relato de experiência apresenta e discute as estratégias adotadas por um coro universitário durante o ano de 2020 no contexto da pandemia de COVID-19. Através do uso de diferentes softwares e plataformas de educação a distância, foram mantidas as atividades musicais do grupo, que é uma ação de extensão universitária. Os resultados artísticos foram divulgados principalmente no YouTube, em que cada uma das oito produções atingiu pelo menos cerca de mil visualizações. Um questionário on-line de avaliação foi preenchido pelos extensionistas, que relataram sobre: i) adaptação ao uso de tecnologia; ii) valorização de realizar atividades durante o distanciamento.
Downloads
Métricas
Referências
ALONSO, K. M.; SILVA, D. G. A educação a distância e a formação on-line: o cenário das pesquisas, metodologias e tendências. Educ. Soc., Campinas, v. 39, n. 143, p. 499-514, jun., 2018. DOI: 10.1590/es0101-73302018200082.
CALABRE, L. A arte e a cultura em tempos de pandemia: os vários vírus que nos assolam. Extraprensa, v.13, n.2, p.7-21, jan./jun., 2020. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/extraprensa/article/view/170903/162152 Acesso em: 30 out. 2020.
FAVERO, R. V. M. FRANCO, S. R. K. Um estudo sobre a permanência e a evasão na Educação a Distância. RENOTE, v. 4, n. 2, dez, 2006.
HESMONDHALGH, D.; MEIER, L. M. What the digitalisation of music tells us about capitalism, culture and the power of the information technology sector. Information, Communication & Society, v. 21, n. 11, p. 1555-1570, 2018. DOI: 10.1080/1369118X.2017.1340498.
JOHANSEN, G. Sociology, music education, and social change: The prospect of addressing their relations by attending to some central, expanded concepts. Action, Criticism, and Theory for Music Education, v. 13, n. 1, p. 70-100, 2014. Disponível em: http://act.maydaygroup.org/articles/Johansen13_1.pdf. Acesso em: 31 out. 2020.
LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology. v. 22, n. 140, p. 44-53, 1932.
SANTOS, M. R.; ALMEIDA, L. R. Coral UFCSPA: Cinco Anos de Inquietação. In: IV Encontro de Pesquisas Históricas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Anais[...] Porto Alegre: PPGH/PUCRS, 2017a. Disponível em: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre//anais/ephis/assets/edicoes/2017/arquivos/1.pdf. Acesso em: 29 out. 2020.
SANTOS, M. R.; ALMEIDA, L. R. Coral UFCSPA e o uso das tecnologias para uma inclusão na contemporaneidade. Revista Redin, v. 6, n. 1, 2007b. Disponível em: http://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/629. Acesso em: 30 out. 2020.
SANTOS, Marcelo Rabello; BRASIL, A. C.; ALMEIDA, Leonardo Rocha. Coral UFCSPA: Cinco anos de música e cidadania. In: 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Cultura. Anais... Foz do Iguaçu: Proex/UNILA, 2017 Disponível em: https://dspace.unila.edu.br/bitstream/handle/123456789/ 3818/SEURS_939-944.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 30 out. 2020.
VOLGSTEN, U.; PONTARA, T. Domestic space, music technology and the emergence of solitary listening: tracing the roots of solipsistic sound culture in the digital age. Svensk tidskrift för musikforskning, v. 99, n. 1, p. 105-123, 2017. Disponível em: https://oru.diva-portal.org/smash/get/diva2:1172224/FULLTEXT01.pdf. Acesso em: 29 out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leonardo Rocha de Almeida, Marcelo Rabello dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).