Narrativas educativas em tempos de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.725

Palavras-chave:

Narrativas de professores, COVID-19 e educação.

Resumo

Sem dúvida, a emergência sanitária gerada pelo COVID-19 provocou verdadeiros acontecimentos de impacto global nas esferas social, política, econômica, cultural e, claro, educacional. Na Colômbia, como em outros países do mundo, uma das primeiras medidas implementadas foi o fechamento de instituições de ensino públicas e privadas, o que precede, canaliza um dos maiores desafios para o já enfraquecido sistema educacional, garantindo a prestação de serviço educacional durante a situação de emergência sanitária decorrente da pandemia. Assim, o presente trabalho se propôs a resgatar as experiências, as estratégias de ensino e as ações realizadas para garantir a prestação do serviço educacional, bem como os desafios e impactos que a escola enfrenta hoje. Utilizou-se uma investigação narrativa que se circunscreve no paradigma qualitativo por estudo de caso. Trata-se de um relato de experiência vivenciado por quatro professoras com experiências distintas, desenvolveu-se a análise de conteúdo paradigmática que examina as semelhanças e diferenças entre as narrativas, para desenvolver um conhecimento geral. Resultados: as principais dificuldades para o ensino-aprendizagem em casa são conectividade, posse de equipamentos tecnológicos e disponibilidade de espaço e tempo para pais e/ou responsáveis, as estratégias mais comuns são guias, fotocópias, grupos de WhatsApp e videoconferência por Zoom, Google Meet e equipes da Microsoft.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
486
Jul 16 '21Jul 19 '21Jul 22 '21Jul 25 '21Jul 28 '21Jul 31 '21Aug 01 '21Aug 04 '21Aug 07 '21Aug 10 '21Aug 13 '214.0
| |

Biografia do Autor

Maria Camila Castillo Cabezas, Universidad del Valle, Calí, Colômbia, maria.castillo.cabezas@correounivalle.edu.com

Mestre em Educação com ênfase em Ciências Naturais. Universidade do Vale. Ano de conclusão: 2018 Produção: Incidência da implementação do OA “como se expressa a informação genética” na aprendizagem dos alunos do 9º ano: O caso de uma professora do ensino secundário. Bacharel em Educação Básica com ênfase em Ciências Naturais e Educação Ambiental. Universidade do Vale. Ano de conclusão: 2016. Produção: Proposta de Ensino-Aprendizagem-Avaliação da Herança Biológica a partir de uma abordagem Construtivista.

Professor Instituto de Educação e Pedagogia, Universidad Del Valle.

Referências

ALMAZÁN GÓMEZ, A. Covid-19: ¿Punto sin retorno de la digitalización de la educación? Revista Internacional de Educación Para La Justicia Social, v. 9, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/12089. Acesso em: 26 fev. 2021.

ARIAS CARDONA, A. M.; ALVARADO SALGADO, S. V. Investigación narrativa: apuesta metodológica para la construcción social de conocimientos científicos. CES Psicología, v. 8, n. 2, p. 171-181, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4235/423542417010.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.

BOCCHIO, M. C. El Futuro Llegó Hace Rato : Pandemia y Escolaridad Remota en Sectores Populares de Córdoba, Argentina. Revista Internacional de Educación Para La Justicia Social, v. 9, n. 10, 2020. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/12473. Acesso em: 26 fev. 2021.

CERVANTES HOLGUÍN, E.; GUTIÉRREZ SANDOVAL, P. R. Resist the COVID-19: Intersections in education in ciudad Juárez, Mexico. Revista Internacional de Educacion Para La Justicia Social, v. 9, n. 3, p. 7–23, 2020. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/riejs2020_9_3_001. Acesso em: 26 fev. 2021.

COLOMBIA. Ministerio de Educación Nacional. Lineamientos para la prestación del servicio de educación en casa y en presencialidad bajo el esquema de alternancia y la implementación de prácticas de bioseguridad en la comunidad educativa. 2020. Disponível em: https://www.mineducacion.gov.co/1759/w3-article-399094.html?_noredirect=1. Acesso em: 26 fev. 2021.

CARMONA, T. G. Métodos Y Técnicas Cualitativas De Investigación En Ciencias Sociales. Trabajo, Revista Andaluza de Relaciones Laborales, v. 3, n. 6. Dispnível em: http://rabida.uhu.es/dspace/bitstream/handle/10272/2343/b13768761.pdf?sequence=1. Acesso em: 15 jan. 2021.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

HEYCK, D. L. Las dos caras de la escritura. Hispania, v. 74, n. 2, p. 326-327, 2020. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/344831?origin=crossref. Acesso em: 26 fev. 2021.

LYNCH, B. K. Designing Qualitative Research by Catherine Marshall an Gretchen B. Rossman. UCLA: Issues in Applied Linguistics, v. 1, n. 2, 1990. Disponível em: http://escholarship.org/content/qt3m25g8j8/qt3m25g8j8.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.

MARTÍNEZ-GARCÉS, J.; GARCÉS-FUENMAYOR, J. Competencias digitales docentes y el reto de la educación virtual derivado de la covid-19. Educación y Humanismo, v. 22, n. 39, p. 1–16, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17081/eduhum.22.39.4114. Acesso em: 26 fev. 2021.

MITJAVILA, M. A.; MARAURI, J. Diario de una Pandemia en el Colegio República de Chile de Madrid. Revista Internacional de Educación Para La Justicia Social, v. 9, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/12474. Acesso em: 26 fev. 2021.

QUINTANA AVELLO, I. Covid-19 y Cierre de Universidades ¿Preparados para una Educación a Distancia de Calidad ? Revista Internacional de Educacion Para La Justicia Social, v. 9, n. 11, 2020. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/12232. Acesso em: 26 fev. 2021.

RODICIO-GARCÍA, M. L. et al. La Brecha Digital en Estudiantes Españoles ante la Crisis de la Covid-19. Revista Internacional de Educación Para La Justicia Social, v. 9, n. 3, p. 103–125, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15366/riejs2020.9.3.006. Acesso em: 26 fev. 2021.

ROGERO-GARCÍA, J. La ficción de educar a distancia. RASE: Revista de Sociología de La Educación, v. 13, n. 2, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.7203/rase.13.2.17126. Acesso em: 26 fev. 2021.

SPARKES, A. C.; DEVÍS, J. D. Investigación narrativa y sus formas de análisis: una visión desde la educación física y el deporte. In: MORENO GÓMEZ, W.; PULIDO QUINTERO, S. M. (Ed.). Educación, Cuerpo y Ciudad: El Cuerpo En Las Iinteracciones e Instituciones Sociales. Medellín: Funámbulos Editores, 2007. Disponível em: http://viref.udea.edu.co/contenido/publicaciones/expo2007/cuerpo_ciudad_2007.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.

UNESCO. La educacion en tiempos de la pandemia COVID-19. Comisión Económica Para América Latina y El Caribe, Santiago Oficina Regional de Educación Para América Latina y El Caribe de La Organización de Las Naciones Unidas Para La Educación La Ciencia y La Cultura, v. 11, p. 11–13. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000374075?posInSet=1&queryId=9ccf4a39-7c50-43e4-856b-a09632daa7a2. Acesso em: 15 jan. 2021.

VILLAFUERTE, J. et al. Rol de Los docentes ante la Crisis del Covid-19, una mirada desde el enfoque humano. REFCalE: Revista Electrónica Formación y Calidad Educativa, v. 8, n. 1, p. 134–150, 2020. Disponível em: http://www.refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/view/3214. Acesso em: 26 fev. 2021.

Downloads

Publicado

2021-07-16

Como Citar

Cabezas, M. C. C. (2021). Narrativas educativas em tempos de COVID-19. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.725