Narrativas educativas em tempos de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.725

Palavras-chave:

Narrativas de professores, COVID-19 e educação.

Resumo

Sem dúvida, a emergência sanitária gerada pelo COVID-19 provocou verdadeiros acontecimentos de impacto global nas esferas social, política, econômica, cultural e, claro, educacional. Na Colômbia, como em outros países do mundo, uma das primeiras medidas implementadas foi o fechamento de instituições de ensino públicas e privadas, o que precede, canaliza um dos maiores desafios para o já enfraquecido sistema educacional, garantindo a prestação de serviço educacional durante a situação de emergência sanitária decorrente da pandemia. Assim, o presente trabalho se propôs a resgatar as experiências, as estratégias de ensino e as ações realizadas para garantir a prestação do serviço educacional, bem como os desafios e impactos que a escola enfrenta hoje. Utilizou-se uma investigação narrativa que se circunscreve no paradigma qualitativo por estudo de caso. Trata-se de um relato de experiência vivenciado por quatro professoras com experiências distintas, desenvolveu-se a análise de conteúdo paradigmática que examina as semelhanças e diferenças entre as narrativas, para desenvolver um conhecimento geral. Resultados: as principais dificuldades para o ensino-aprendizagem em casa são conectividade, posse de equipamentos tecnológicos e disponibilidade de espaço e tempo para pais e/ou responsáveis, as estratégias mais comuns são guias, fotocópias, grupos de WhatsApp e videoconferência por Zoom, Google Meet e equipes da Microsoft.

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Biografia do Autor

Maria Camila Castillo Cabezas, Universidad del Valle, Calí, Colômbia, maria.castillo.cabezas@correounivalle.edu.com

Mestre em Educação com ênfase em Ciências Naturais. Universidade do Vale. Ano de conclusão: 2018 Produção: Incidência da implementação do OA “como se expressa a informação genética” na aprendizagem dos alunos do 9º ano: O caso de uma professora do ensino secundário. Bacharel em Educação Básica com ênfase em Ciências Naturais e Educação Ambiental. Universidade do Vale. Ano de conclusão: 2016. Produção: Proposta de Ensino-Aprendizagem-Avaliação da Herança Biológica a partir de uma abordagem Construtivista.

Professor Instituto de Educação e Pedagogia, Universidad Del Valle.

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Cabezas, M. C. C. (2021). Narrativas educativas em tempos de COVID-19. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.725