Narrativas educativas em tempos de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.725Palavras-chave:
Narrativas de professores, COVID-19 e educação.Resumo
Sem dúvida, a emergência sanitária gerada pelo COVID-19 provocou verdadeiros acontecimentos de impacto global nas esferas social, política, econômica, cultural e, claro, educacional. Na Colômbia, como em outros países do mundo, uma das primeiras medidas implementadas foi o fechamento de instituições de ensino públicas e privadas, o que precede, canaliza um dos maiores desafios para o já enfraquecido sistema educacional, garantindo a prestação de serviço educacional durante a situação de emergência sanitária decorrente da pandemia. Assim, o presente trabalho se propôs a resgatar as experiências, as estratégias de ensino e as ações realizadas para garantir a prestação do serviço educacional, bem como os desafios e impactos que a escola enfrenta hoje. Utilizou-se uma investigação narrativa que se circunscreve no paradigma qualitativo por estudo de caso. Trata-se de um relato de experiência vivenciado por quatro professoras com experiências distintas, desenvolveu-se a análise de conteúdo paradigmática que examina as semelhanças e diferenças entre as narrativas, para desenvolver um conhecimento geral. Resultados: as principais dificuldades para o ensino-aprendizagem em casa são conectividade, posse de equipamentos tecnológicos e disponibilidade de espaço e tempo para pais e/ou responsáveis, as estratégias mais comuns são guias, fotocópias, grupos de WhatsApp e videoconferência por Zoom, Google Meet e equipes da Microsoft.
Downloads
Métricas
Referências
ALMAZÁN GÓMEZ, A. Covid-19: ¿Punto sin retorno de la digitalización de la educación? Revista Internacional de Educación Para La Justicia Social, v. 9, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/12089. Acesso em: 26 fev. 2021.
ARIAS CARDONA, A. M.; ALVARADO SALGADO, S. V. Investigación narrativa: apuesta metodológica para la construcción social de conocimientos científicos. CES Psicología, v. 8, n. 2, p. 171-181, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4235/423542417010.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.
BOCCHIO, M. C. El Futuro Llegó Hace Rato : Pandemia y Escolaridad Remota en Sectores Populares de Córdoba, Argentina. Revista Internacional de Educación Para La Justicia Social, v. 9, n. 10, 2020. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/12473. Acesso em: 26 fev. 2021.
CERVANTES HOLGUÍN, E.; GUTIÉRREZ SANDOVAL, P. R. Resist the COVID-19: Intersections in education in ciudad Juárez, Mexico. Revista Internacional de Educacion Para La Justicia Social, v. 9, n. 3, p. 7–23, 2020. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/riejs2020_9_3_001. Acesso em: 26 fev. 2021.
COLOMBIA. Ministerio de Educación Nacional. Lineamientos para la prestación del servicio de educación en casa y en presencialidad bajo el esquema de alternancia y la implementación de prácticas de bioseguridad en la comunidad educativa. 2020. Disponível em: https://www.mineducacion.gov.co/1759/w3-article-399094.html?_noredirect=1. Acesso em: 26 fev. 2021.
CARMONA, T. G. Métodos Y Técnicas Cualitativas De Investigación En Ciencias Sociales. Trabajo, Revista Andaluza de Relaciones Laborales, v. 3, n. 6. Dispnível em: http://rabida.uhu.es/dspace/bitstream/handle/10272/2343/b13768761.pdf?sequence=1. Acesso em: 15 jan. 2021.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
HEYCK, D. L. Las dos caras de la escritura. Hispania, v. 74, n. 2, p. 326-327, 2020. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/344831?origin=crossref. Acesso em: 26 fev. 2021.
LYNCH, B. K. Designing Qualitative Research by Catherine Marshall an Gretchen B. Rossman. UCLA: Issues in Applied Linguistics, v. 1, n. 2, 1990. Disponível em: http://escholarship.org/content/qt3m25g8j8/qt3m25g8j8.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.
MARTÍNEZ-GARCÉS, J.; GARCÉS-FUENMAYOR, J. Competencias digitales docentes y el reto de la educación virtual derivado de la covid-19. Educación y Humanismo, v. 22, n. 39, p. 1–16, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17081/eduhum.22.39.4114. Acesso em: 26 fev. 2021.
MITJAVILA, M. A.; MARAURI, J. Diario de una Pandemia en el Colegio República de Chile de Madrid. Revista Internacional de Educación Para La Justicia Social, v. 9, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/12474. Acesso em: 26 fev. 2021.
QUINTANA AVELLO, I. Covid-19 y Cierre de Universidades ¿Preparados para una Educación a Distancia de Calidad ? Revista Internacional de Educacion Para La Justicia Social, v. 9, n. 11, 2020. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/12232. Acesso em: 26 fev. 2021.
RODICIO-GARCÍA, M. L. et al. La Brecha Digital en Estudiantes Españoles ante la Crisis de la Covid-19. Revista Internacional de Educación Para La Justicia Social, v. 9, n. 3, p. 103–125, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15366/riejs2020.9.3.006. Acesso em: 26 fev. 2021.
ROGERO-GARCÍA, J. La ficción de educar a distancia. RASE: Revista de Sociología de La Educación, v. 13, n. 2, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.7203/rase.13.2.17126. Acesso em: 26 fev. 2021.
SPARKES, A. C.; DEVÍS, J. D. Investigación narrativa y sus formas de análisis: una visión desde la educación física y el deporte. In: MORENO GÓMEZ, W.; PULIDO QUINTERO, S. M. (Ed.). Educación, Cuerpo y Ciudad: El Cuerpo En Las Iinteracciones e Instituciones Sociales. Medellín: Funámbulos Editores, 2007. Disponível em: http://viref.udea.edu.co/contenido/publicaciones/expo2007/cuerpo_ciudad_2007.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.
UNESCO. La educacion en tiempos de la pandemia COVID-19. Comisión Económica Para América Latina y El Caribe, Santiago Oficina Regional de Educación Para América Latina y El Caribe de La Organización de Las Naciones Unidas Para La Educación La Ciencia y La Cultura, v. 11, p. 11–13. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000374075?posInSet=1&queryId=9ccf4a39-7c50-43e4-856b-a09632daa7a2. Acesso em: 15 jan. 2021.
VILLAFUERTE, J. et al. Rol de Los docentes ante la Crisis del Covid-19, una mirada desde el enfoque humano. REFCalE: Revista Electrónica Formación y Calidad Educativa, v. 8, n. 1, p. 134–150, 2020. Disponível em: http://www.refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/view/3214. Acesso em: 26 fev. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 MARIA CAMILA CASTILLO CABEZAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).