Experiências da utilização do MOODLE no ensino remoto emergencial em uma universidade pública da Amazônia Ocidental
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.721Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial, Moodle, Coronavírus, TecnologiasResumo
Este trabalho tem como objetivo discutir a implementação do Ensino Remoto Emergencial na Universidade Estadual de Roraima (UERR) a partir da análise do Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem e da utilização dessa plataforma. O estudo foi desenvolvido pelo método qualitativo, tendo como base a coleta de dados realizada por meio da observação das salas virtuais de 73 docentes em 22 cursos de graduação. Em termos de resultados, verificou-se maior adesão do Moodle nos bacharelados, mas foi possível observar a criação de algumas estruturas alternativas as quais permitiram ao estudante ter um papel mais ativo no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Métricas
Referências
ALBUQUERQUE, A.; GONÇALVES, T. O.; BANDEIRA, M. C. S. A formação inicial de professores: os impactos do ensino remoto em contexto de pandemia na região Amazônica. EmRede - Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 102-123, nov. 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/639. Acesso em: 12 dez. 2020.
BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Jornal da Universidade, Porto Alegre, v. 15, 02 jul. 2020. Edição Extra. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia. Acesso em: 12 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 05, de 28 de abril de 2020. Dispõe sobre a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 83, p. 63, 04 mai. 2020a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 11 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo Coronavírus – COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 53, p. 39, 18 mar. 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 11 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020. Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União: seção 1 - extra, Brasília, DF, n. 54-D, p. 1, 19 mar. 2020c. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-345-de-19-de-marco-de-2020-248881422. Acesso em: 11 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 356, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre a atuação dos alunos dos cursos da área de saúde no combate à pandemia do COVID-19 (coronavírus). Diário Oficial da União: seção 1 - extra, Brasília, DF, n. 55-B, p. 1, 20 mar. 2020d. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-356-de-20-de-marco-de-2020-249090908. Acesso em: 11 dez. 2020.
COSTA, F. A. Orientações para a participação dos Círculos de Aprendizagem e Desenvolvimento: Guia do Participante. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2004. Disponível em: https://www.academia.edu/24131754/Orienta%C3%A7%C3%B5es_para_a_participa%C3%A7%C3%A3o_nos_C%C3%ADrculos_de_Aprendizagem_e_Desenvolvimento. Acesso em: 11 dez. 2020.
COSTA, F. C. et al. Estratégias de desenvolvimento de materiais de autoaprendizagem: Projectos e-Student e e-escola. In: SOUSA, J. M. (Org.). Educação para o Sucesso: Políticas e Actores. Atas do IX Congresso SPCE. Volume II. Funchal: Universidade da Madeira, 2008. p. 782-801. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/7044. Acesso em: 10 de dez. 2020.
FERREIRA, L. B.; TORRECILHA, N.; MACHADO, S. H. S. A técnica de observação em estudos de administração. In: Encontro da ANPAD, 36., 2012, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...]. Rio de Janeiro: ANPAD, 2012. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2012_EPQ482.pdf. Acesso em: 14 dez. 2020.
KALHIL, J. D. B.; BATISTA, M. G. P.; RAMÍREZ, I. R. A didática da física: dos métodos à avaliação da aprendizagem. Manaus: UEA Edições, 2013.
MACEDO, F. C. S.; KALHIL, J. B. Tecnologias digitais computadorizadas contribuem com o ensino de Física?. Latin-American Journal of Physics Education, México, v. 9, n. 1, mar. 2015. Disponível em: http://www.lajpe.org/mar15/1501-953_Barrera.pdf. Acesso em: 25 out. 2020.
MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123. Acesso em: 12 dez. 2020.
NASCIMENTO, C. O.; SAINZ, R. L. Educação a Distância: teoria e prática. EmRede: Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 2, p. 04-14, nov. 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/599. Acesso em: 12 dez. 2020.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
RORAIMA. Conselho Estadual de Educação. Parecer CEE/RR nº 12/2020, de 19 de junho de 2020. Dispõe sobre a flexibilização dos dias Letivos. Diário Oficial do Estado de Roraima, Boa Vista, n. 3749, p. 2, 25 jun. 2020a. Disponível em: http://www.imprensaoficial.rr.gov.br/app/_visualizar-doe/. Acesso em: 11 dez. 2020.
RORAIMA. Conselho Estadual de Educação. Resolução CEE/RR nº 07/2020, de 07 de abril de 2020. Dispõe sobre normatização do regime especial de aulas não presenciais para Instituições integrantes do Sistema Estadual de Ensino do Estado de Roraima, em caráter excepcional, enquanto permanecerem as medidas de isolamento previstas pelas autoridades competentes na prevenção e combate ao Novo Coronavírus – SARS-Cov2. Diário Oficial do Estado de Roraima, Boa Vista, n. 3705, p. 7, 17 abr. 2020b. Disponível em: http://www.imprensaoficial.rr.gov.br/app/_visualizar-doe. Acesso em: 11 dez. 2020.
RORAIMA. Universidade Estadual de Roraima. Portaria nº 217, de 17 de março de 2020. Diário Oficial do Estado de Roraima, Boa Vista, n. 3684, p. 27, 18 mar. 2020c. Disponível em: http://www.imprensaoficial.rr.gov.br. Acesso em: 14 dez. 2020.
RORAIMA. Universidade Estadual de Roraima. Portaria nº 235, de 30 de março de 2020. Diário Oficial do Estado de Roraima, Boa Vista, n. 3693, p. 6, 31 mar. 2020d. Disponível em: http://www.imprensaoficial.rr.gov.br. Acesso em: 14 dez. 2020.
RORAIMA. Universidade Estadual de Roraima. Portaria nº 252, de 29 de abril de 2020. Diário Oficial do Estado de Roraima, Boa Vista, n. 3712, p. 11, 30 abr. 2020e. Disponível em: http://www.imprensaoficial.rr.gov.br. Acesso em: 14 dez. 2020.
RORAIMA. Universidade Estadual de Roraima. Resolução nº 1, de 26 de junho de 2020. Regulamenta o regime acadêmico especial e a realização de atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão não presenciais durante o período de distanciamento social para prevenção ao contágio da COVID-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Diário Oficial do Estado de Roraima, Boa Vista, n. 3751, p. 20, 30 jun. 2020f. Disponível em: http://www.imprensaoficial.rr.gov.br. Acesso em: 14 dez. 2020.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTANA, R. M.; SANTANA, M. A. M.; SILVA, W. A. Reflexão teórica sobre a participação das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação a distância (EaD) e ensino remoto emergencial (ERE). Pey Këyo Científica, Boa Vista, n. 4, p. 154-172, 2020. Edição Especial. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/pkcroraima/article/view/9157/47967470. Acesso em: 10 dez. 2020.
SILVA, W. A. Tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem: habilidades necessárias para a construção do conhecimento científico no estado de Roraima. 2018. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Wender Antônio da Silva, Fernando Albuquerque Costa, Sérgio Mateus, Janaine Voltolini de Oliveira, Melanie Kaline Truquete
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).