Sala virtual de apoio pedagógico: uma experiência durante as atividades de ensino remoto emergenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.720

Palavras-chave:

interação, Ensino remoto, Apoio Pedagógico, Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Resumo

Apresenta-se, neste texto, as experiências pedagógicas virtuais realizadas para manter a oferta do apoio pedagógico a estudantes de graduação durante as Atividades de Ensino Remoto Emergenciais (AEREs), que ocorreram no período de isolamento social imposto pelo contexto pandêmico. A metodologia utilizada é o relato de experiência. Os resultados apontam que práticas virtuais de apoio têm impactos positivos quando os recursos usados atendem às necessidades dos estudantes e são coerentes com a nova realidade. Dessa forma, refletiu-se e fomentou-se discussões sobre o uso das tecnologias digitais e ambientes virtuais de interação na ampliação e consolidação do apoio pedagógico no Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Ana Cristina do Amaral Lovato, Universidade Federal do Pampa (unipampa), Rio Grande do Sul, Brasil, analovato@unipampa.edu.br

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC/2017 (Bolsista CAPES). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR/2006 e Graduada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/2005. Atualmente é técnica em assuntos educacionais na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e professora formadora no curso de Letras Português UAB/UNIPAMPA . Pesquisadora e vice - líder no grupo de pesquisa COEDUCAR: Aprender em ação, metodologias de ensino e formação de professores. Linha de pesquisa: Formação de professores em redes de conversação - UNIPAMPA . Tem interesse nas seguintes áreas temáticas: linguagem, aprendizagem, tecnologias educacionais, formação docente e ensino a distância.

Patrícia Forgiarini Firpo, Universidade Federal do Pampa (unipampa), Rio Grande do Sul, Brasil, patriciafirpo@unipampa.edu.br

Mestra em Ensino de Línguas pela Universidade Federal do Pampa - Unipampa (2019). Especialista em Gestão Pública (UAB/UFSM) (2014). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria, modalidade a distância (UAB/UFSM) (2013) e graduação, com Láurea Universitária, em Letras pela Universidade da Região da Campanha (2008). Atualmente é Pedagoga da UNIPAMPA Campus Dom Pedrito e professora formadora do curso de Pedagogia Unipampa/UAB.

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Lovato, A. C. do A., & Firpo, P. F. (2021). Sala virtual de apoio pedagógico: uma experiência durante as atividades de ensino remoto emergenciais: . EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.720