Formação docente para o ensino remoto de emergência: para além do casual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.719

Palavras-chave:

Formação Docente, Ensino remoto de emergência, Educação Digital

Resumo

O objetivo é discutir a importância da formação docente para o Ensino Remoto de Emergência por meio de experiências criadas com o Projeto Ideias para uma Educação On-line. A partir da atuação em rede, a proposta disponibilizou cursos de formação sobre possibilidades educacionais permeadas pelo digital. Neste relato, apresenta-se a proposta do projeto. O texto traz reflexões sobre a educação mediada pelo digital, net-ativismo, ato conectivo, interfaces digitais e problematiza a realidade hiperconectada como desafiadora para a educação, em especial, para a formação de professores.

Downloads

Métricas

Visualizaciones del PDF
563
Jul 16 '21Jul 19 '21Jul 22 '21Jul 25 '21Jul 28 '21Jul 31 '21Aug 01 '21Aug 04 '21Aug 07 '21Aug 10 '21Aug 13 '216.0
| |

Biografia do Autor

Scheyla Joanne Horst, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Paraná, Brasil, shorst@unicentro.br

Jornalista, Especialista em Jornalismo Literário, Mestra em Letras e comunicadora social do N´úcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste, no Paraná.

Maria Aparecida Crissi Knuppel, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Paraná, Brasil, knuppel@unicentro.br

Doutora em Educação. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância.  Professora Adjunta do Departamento de Letras. Áreas:Letras e Educação

 

Marta Clediane Rodrigues Anciutti, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Paraná, Brasil, manciutti@unicentro.br

.

Manuela Pires Weissbock Eckstein, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Paraná, Brasil, pedagoga.manuela@gmail.com

.

Referências

IDEIAS para uma Educação On-line. Disponível em: https://uvpr.pr.gov.br/ideias. Acesso em 09 de dezembro de 2020.

LANGREITER, C. BOLKA, A. Snips & Spaces: managing microlearning. Micromedia & e-Learning 2.0: Gaining the Big Picture. Innsbruck UP, 2006.

LICON, plataforma de Livre Conhecimento do Nead/Unicentro. Disponível em: https://licon.unicentro.br. Acesso em 09 de dezembro de 2020.

QUESTIONÁRIO ABRUEM. Resultados de pesquisa. Câmara de EaD da Abruem, 2020 Disponível em: http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/handle/123456789/1814. Acesso em 14 de janeiro de 2021.

RAMSNDEN, Paul. Learning to teach in higher education. London: RoutledgeFalmer, 2003.

SÁNCHEZ, Diego. Qué es microlearning? 20 de junho de 2017. Disponível em: https://www.vertice.org/blog/que-es-el-microlearning/. Acesso em 09 de dezembro de 2020.

TEIXEIRA, Alexandre. CECCHINI, Clara. Aprendiz ágil. Porto Alegre, RS: Arquipélago Editorial, 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-16

Como Citar

Horst, S. J., Knuppel, M. A. C., Anciutti, M. C. R., & Eckstein, M. P. W. (2021). Formação docente para o ensino remoto de emergência: para além do casual. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.719

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.