Tudo como dantes? Reflexos da pandemia de Covid-19 sobre graduandos da educação a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.715

Palavras-chave:

Educação superior, Educação a distância, Repercussões da Covid-19

Resumo

Este estudo investigou impactos da pandemia da Covid-19 em 2020 sobre os processos de ensino-aprendizagem de estudantes de nível superior da Educação a Distância. Foi realizado survey on-line para aferir em que medida a adoção de estratégias de enfrentamento da pandemia, em especial o isolamento social, afetou a realidade dos graduandos. Compuseram a amostra 385 estudantes das cinco regiões do país. Foi possível traçar um perfil socioeconômico dos estudantes e verificar como a pandemia afetou seus contextos familiares e acadêmicos. O isolamento social se refletiu no aumento de tarefas domésticas e do compartilhamento de dispositivos, na perda da qualidade de internet e na diminuição do tempo de estudo. Quanto à aprendizagem e rendimento, a pandemia afetou os estudantes da EaD de maneira desigual.

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Biografia do Autor

Daniel Santos Braga, Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, danielsantosbraga@gmail.com

Docente em cursos de formação de professores no Centro Universitário Newton Paiva e na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Foi professor substituto do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ministrando a disciplina de Pesquisa em Educação. Atuou por dez anos na educação básica como docente e coordenador pedagógico. É historiador e pedagogo de formação, mestre em educação e formação humana pela UEMG e atualmente é doutorando em educação: conhecimento e inclusão social com pesquisa em políticas públicas educacionais na UFMG. É editor-chefe da Revista Docência do Ensino Superior (UFMG) e da Revista SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia (UEMG). É membro da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino da UFMG - GIZ - desde setembro de 2019.

Isabella Adriane Martins Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, isabellaadriane@outlook.com

Graduanda em Pedagogia Universidade Federal de Minas Gerai

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Braga, D. S., & Pereira, I. A. M. (2021). Tudo como dantes? Reflexos da pandemia de Covid-19 sobre graduandos da educação a distância. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1), 1–25. https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.715