Tudo como dantes? Reflexos da pandemia de Covid-19 sobre graduandos da educação a distância
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.715Palavras-chave:
Educação superior, Educação a distância, Repercussões da Covid-19Resumo
Este estudo investigou impactos da pandemia da Covid-19 em 2020 sobre os processos de ensino-aprendizagem de estudantes de nível superior da Educação a Distância. Foi realizado survey on-line para aferir em que medida a adoção de estratégias de enfrentamento da pandemia, em especial o isolamento social, afetou a realidade dos graduandos. Compuseram a amostra 385 estudantes das cinco regiões do país. Foi possível traçar um perfil socioeconômico dos estudantes e verificar como a pandemia afetou seus contextos familiares e acadêmicos. O isolamento social se refletiu no aumento de tarefas domésticas e do compartilhamento de dispositivos, na perda da qualidade de internet e na diminuição do tempo de estudo. Quanto à aprendizagem e rendimento, a pandemia afetou os estudantes da EaD de maneira desigual.
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