Educação superior em tempos de pandemia: A experiência do núcleo de apoio a tecnologias educacionais da Universidade Federal de Pelotas
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.709Palavras-chave:
Pandemia, Ensino Remoto Emergencial, Apoio Educacional, Tecnologias, ExperiênciaResumo
Com a pandemia do novo coronavírus e a interrupção das atividades presenciais em praticamente todo o mundo, na área da Educação, as universidades tiveram que se adaptar para dar continuidade às suas ações. Apesar das aulas terem sido suspensas em março de 2020 na UFPEL, essa interrupção não se estendeu por muito tempo. Buscando reduzir os danos pedagógicos, a instituição tomou uma série de medidas para garantir a manutenção de uma educação de qualidade e segura, o que incluiu a criação do Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (NATE). O presente artigo tem por objetivo relatar a experiência do NATE e compartilhar as práticas que foram desenvolvidas no sentido de apoiar a adoção do Ensino Remoto Emergencial na universidade
Downloads
Métricas
Referências
ALBUQUERQUE, A.; GONÇALVES, T. O.; BANDEIRA, M. C. S. A formação inicial de professores: os impactos do ensino remoto em contexto de pandemia na região Amazônica. EmRede: Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 102-123, nov. 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/639. Acesso em: 29 dez. 2020.
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede:Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 08 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Coronavírus: ações do MEC em resposta à pandemia da COVID-19. 2020h. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/coronavirus/. Acesso em: 04 jan. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria n. 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição de aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 114, p. 62, 17 jun. 2020e. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 29 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 11, de 07 de julho de 2020. Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 57, 03 ago. 2020f. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2020-pdf/148391-pcp011-20/file. Acesso em: 29 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição de aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 53, p. 39, 18 mar. 2020a. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 29 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Federal de Pelotas. Portaria nº 585, de 13 de março de 2020. Pelotas, RS, 2020b. Disponível em: https://sei.UFPEL.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1033172&id_orgao_publicacao=0. Acesso em: 29 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Federal de Pelotas. Portaria Nº 1011, de 08 de Junho de 2020. Criação do Núcleo de Apoio às Tecnologias Educacionais (NATE). Pelotas: RS, 2020d. Disponível em: https://sei.UFPEL.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao= publicacao_visualizar&id_documento=1108701&id_orgao_publicacao=0. Acesso em: 29 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Federal de Santa Maria. Pró-Reitoria De Graduação. Instrução Normativa N. 02/2020/PROGRAD de 17 de março de 2020. Regula o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) e o funcionamento da Pró Reitoria de Graduação (PROGRAD) e Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA) durante a Suspensão das Atividades Acadêmicas e Administrativas em face da Pandemia COVID-19. Santa Maria: UFSM, 2020c. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/342/2020/03/IN-002-2020-PROGRAD-UFSM.pdf. Acesso em: 05 jan. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Federal de XXX. Portaria Nº 1220, de 30 de Julho de 2020. Pelotas: RS, 2020g. Disponível em: https://sei.UFPEL.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1154660&id_orgao_publicacao=0. Acesso em: 29 dez. 2020.
CADAVAL, F. FURG reinicia as atividades de ensino para período emergencial de forma remota. 2020. Disponível em: https://www.furg.br/noticias/noticias-institucional/furg-reinicia-as-atividades-de-ensino-para-periodo-emergencial-de-forma-remota. Acesso em: 05 jan. 2021.
DE LA TAILLE, Y. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DOUGIAMAS, M.; TAYLOR, P. Moodle: Using learning communities to create an open source course management system. In: EdMedia+ Innovate Learning. Association for the Advancement of Computing in Education (AACE). Waynesville: AACE, 2003. Disponível em: https://www.learntechlib.org/primary/p/13739/. Acesso em: 29 dez. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE (UFCSPA). Portaria 29/2020/Reitoria, de 3 de julho de 2020. Dispõe sobre os procedimentos e rotinas nas atividades acadêmicas e administrativas, visando o reinício das aulas do calendário acadêmico de 2020 dos cursos de graduação, dos estágios obrigatórios e dos programas de pós-graduação da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA – em caráter de Educação a Distância Emergencial. Porto Alegre: UFCSPA, 2020a. Disponível em: https://www.ufcspa.edu.br/sobre-a-ufcspa/normas/reitoria/905-portaria-29-2020-reitoria-de-3-de-julho-de-2020. Acesso em: 05 jan. 2021.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE (UFCSPA). Portaria 27/2020/Prograd, de 8 de julho de 2020. Dispõe sobre as rotinas nas atividades acadêmicas, considerando a declaração de pandemia mundial pela Organização Mundial de Saúde em 11 de março de 2020, bem como a Resolução Conjunta CONSUN-CONSEPE nº 17/2020/CONSUN, de 2 de julho de 2020, visando o reinício das aulas do calendário acadêmico de 2020 dos cursos de graduação, dos estágios obrigatórios e dos programas de pós-graduação da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA – em caráter de Educação a Distância Emergencial. Porto Alegre: UFCSPA, 2020b. Disponível em: https://www.ufcspa.edu.br/sobre-a-ufcspa/normas/prograd/1175-portaria-27-2020-prograd-de-8-de-julho-de-2020 Acesso em: 05 jan. 2021.
GOMES, V. T. S. et al. A Pandemia da Covid-19: Repercussões do Ensino Remoto na Formação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 44, n. 4, e114, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000400602&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2021.
GUSSO, H. L. et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação e Sociedade, Campinas, v. 41, e238957, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100802&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 jan. 2021.
PIAGET, J. Estudos sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1965.
PIMENTEL, M.; CARVALHO, F. S. P. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante!. 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educacao-online. Acesso em: 27 jul. 2020.
SANTOS, B. S. Coronavírus: tudo que é sólido desmancha no ar. 2020. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2020/04/02/coronavirus-tudo-o-que-e-solido-desmancha-no-ar/. Acesso em: 27 jul. 2020.
SILVA, J. S. et al. Letramento Digital: desafios à formação docente. EmRede: Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 15-29, nov. 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/613. Acesso em: 27 jul. 2020.
SILVA, M. Sala de Aula Interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2006.
TRIVINHO, E. (Org.). A cibercultura e seu espelho. São Paulo: ABCiber; Instituto Itaú Cultural, 2009. Disponível em: https://abciber.org.br/publicacoes/livro1/. Acesso em: 27 jul. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM). Cartilha/Resumo REDE: Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE). Santa Maria: UFSM, 2020b. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/421/2020/09/Cartilha-Resumo-REDE.pdf. Acesso em: 05 jan. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM). Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE). 2020a. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/11912. Acesso em: 05 jan. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA). Aprovadas as diretrizes operacionais para o Ensino Remoto Emergencial. 2020b. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/prograd/2020/08/19/aprovadas-as-diretrizes-operacionais-para-o-ensino-remoto-emergencial/. Acesso em: 05 jan. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA). Unipampa debate diretrizes para o Ensino Remoto Emergencial durante o Consuni. 2020a. Disponível em: https://unipampa.edu.br/portal/unipampa-debate-diretrizes-para-o-ensino-remoto-emergencial-durante-o-consuni. Acesso em: 05 jan. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS). Aulas do Ensino Remoto Emergencial começam nesta quarta-feira. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/aulas-do-ensino-remoto-emergencial-comecam-nesta-quarta-feira/. Acesso em: 05 jan. 2021.
VALENTE, G. S. C. et al. Remote teaching in the face of the demands of the pandemic context: Reflections on teaching practice. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p.e843998153, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8153. Acesso em: 05 jan. 2021.
WILLS, S.; PEGLER, C. A Deeper Understanding of Reuse: Learning Designs, Activities, Resources and Their Contexts. Journal of Interactive Media in Education, v. 2016, n. 1, Article 10, 2016. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1093932. Acesso em: 27 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Carla Michele Rech, Jonas Rodeghiero, Christiano Martino Otero Avila, Rosaura Espírito Santo da Silva, Maria de Fátima Cóssio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).