Apoio pedagógico ao ensino remoto na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.707Palavras-chave:
Ensino Remoto, Capacitações, Planejamento Pedagógico, Tecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoResumo
O Ensino Remoto tornou-se uma realidade na maioria das instituições de ensino do país no ano de 2020. O termo, até então nunca empregado, refere-se ao ensino mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação. Trata-se de uma forma de ensino emergencial, autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) para continuidade das aulas nas instituições enquanto durasse a situação de pandemia da COVID-19. Este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência e tem como objetivo apresentar as medidas pedagógicas adotadas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), especificamente no Campus Chapecó, para a implementação do Ensino Remoto. Neste estudo, são apresentadas as diferentes ações planejadas e desenvolvidas pela equipe pedagógica, bem como as decisões institucionais que subsidiaram a oferta das aulas no período da pandemia.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Lei nº 12.029, de 15 de setembro de 2009. Dispõe sobre a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 16 set. 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12029.htm. Acesso em: 8 jan. 2021.
BRASIL. Portaria nº 4.059, de 10 de Dezembro de 2004. Disposta pelo MEC, regulamenta modalidade semi-presencial: portaria 4059. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 34, 13 dez. 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf. Acesso em: 8 jan. 2021.
BRASIL. Portaria nº 2.117, de 06 de Dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 239, p. 131, 11 dez. 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em: 8 jan. 2021.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de Março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 39, 18 mar. 2020a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVil_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 8 jan. 2021.
BRASIL. Portaria nº 544, de 16 de Junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 114, p. 62, 17 jun. 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 8 jan. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 05, de 28 de abril de 2020. Dispõe sobre a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 83, p. 63, 04 mai. 2020c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14511-pcp005-20&category_slud=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 19 mar. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS). Conselho Universitário. Resolução nº 13/2013, de 21 de outubro de 2013. Institui o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da UFFS. Chapecó: Conselho Universitário, 2013. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/resolucao/consunicgrad/2013-0013. Acesso em: 8 jan. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS). Conselho Universitário. Resolução nº 05/2014, de 26 de junho de 2014. Dispõe sobre a oferta de componentes curriculares ministrados no formato semipresencial nos cursos de graduação presenciais da UFFS. Chapecó: Conselho Universitário, 2014. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/resolucao/consunicgrad/2014-0005. Acesso em:
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Elisângela Ribas dos Santos, Dariane Carlesso, Rozilene Bellaver
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).