Pandemia e escolarização indígena: o enfrentamento da evasão escolar indígena pós-pandemia com o apoio da educação mediada pelas tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.692Palavras-chave:
educação, escolarização indígena, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, evasão escolar, pandemiaResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar o conjunto de estratégias e mecanismos pedagógicos empregados para o auxílio e manutenção da rotina escolar no Colégio Estadual Indígena Tupinambá do Acuípe de Baixo no município de Ilhéus no Estado da Bahia. Tais estratégias visaram incentivar a permanência dos atores escolares em isolamento social, principal forma de prevenção do contágio e da propagação do vírus responsável pela pandemia que assolou o mundo no ano de 2020 e inviabilizou o Ensino Presencial nas instituições públicas e privadas do Brasil. De forma mais específica, este estudo busca identificar quais são os resultados esperados no atendimento escolar, mediado pelas tecnologias no esforço de evitar a evasão escolar indígena, e no auxílio à manutenção da rotina de estudos para a permanência dos alunos no processo de escolarização pós-pandemia.
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