Desafios na adaptação dos graduandos em enfermagem no Ensino Remoto Emergencial (ERE): um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.686Palavras-chave:
Metodologias ativas, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Ensino Remoto Emergencial, COVID-19Resumo
Com o propósito de mitigar os impactos na Educação causados pela pandemia do coronavírus, as instituições de ensino passaram a utilizar as atividades remotas. O presente estudo objetivou relatar a experiência de aprendizagem dos alunos do curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - Campus Pesqueira durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Trata-se de um relato de experiência no qual os discentes descreveram suas trajetórias nessa modalidade de ensino. A estratégia se fez necessária face ao novo contexto e constitui-se em um desafio, visto que a totalidade dos estudantes estavam habituados ao ensino presencial. Constatou-se que os alunos conseguiram se adaptar e adquirir habilidades para desenvolver a autoaprendizagem, considerada essencial no processo de construção do conhecimento.
Downloads
Métricas
Referências
APPENZELLER, S. et al. Novos Tempos, Novos Desafios: Estratégias para Equidade de Acesso ao Ensino Remoto Emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 44, supl. 1, e155, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000500201&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 8 out. 2020.
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede-Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 08 set. 2020.
BASTOS, M. C. et al. Ensino remoto emergencial na graduação em enfermagem: relato de experiência na covid-19. REME – Revista Mineira de Enfermagem, Belo Horizonte, v. 24, e-1335, set. 2020. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/e_1335.pdf. Acesso em: 25 de set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 53, p. 39, mar. 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 8 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução Nº 510 de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da União: seção 1, ed. 98, seção 1, p. 44. Brasília, DF, 07 abr. 2016. Disponível em: https://www.in.gov.b r/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/22917581. Acesso em: 8 out. 2020.
DIESEL, A. et al. As metodologias ativas de ensino nos cursos de licenciatura. Revista Signos, Lajeado, v. 39, n. 2, p. 72-90, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication
/329850422_AS_METODOLOGIAS_ATIVAS_DE_ENSINO_NOS_CURSOS_DE_LICENCIATURA. Acesso em: 16 out. 2020.
DUTRA E SILVA, A. et al. Interdisciplinaridade e ensino remoto. Seminário de atualização de práticas docentes, Anápolis, v. 2, n. 2, out. 2020. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5715. Acesso em: 9 out. 2020.
GOEDERT, L.; ARNDT, K. B. F. Mediação Pedagógica e Educação Mediada por Tecnologias Digitais em Tempos de Pandemia. Criar Educação, Criciúma, v. 9, n. 2, 2020. Disponível: http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/6051. Acesso em: 07 jan. 2021.
GOMES, V. T. S. et al. A Pandemia da Covid-19: Repercussões do Ensino Remoto na Formação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 44, n. 4, e114, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000400602&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 out. 2020.
HODGES, C. et al. As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, Recife, v. 2, 2020. Disponível em: http://escribo.com/revista/index.php/escola/article/view/17. Acesso em: 9 out. 2020.
INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO (IFPE). Projeto Pedagógico do curso de graduação em enfermagem. Pesqueira: IFPE, 2015. Disponível em: https://www.ifpe.edu.br/campus/pesqueira/cursos/superiores/bacharelados/enfermagem/projeto-pedagogico/projeto_pedagogico_enfermagem.pdf. Acesso em: 14 fev. 2021.
JOYE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Distance Education or Emergency Remote Educational Activity: in search of the missing link of school education in times of COVID-19. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e521974299, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4299. Acesso em: 5 jan. 2021.
LÁZARO, A. C.; SATO, M. A. V.; TEZANI, T. C. R. Metodologias ativas no ensino superior: o papel do docente no ensino presencial. In: CIET: ENPED: 2018 – EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: DOCÊNCIA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, 2018, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: CIET:EnPED, 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/234. Acesso em: 16 out. 2020.
MACHADO, K. G. W. As metodologias ativas na educação superior. In: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação, 4., 2018, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: SIPASE, 2018. Disponível em: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre//anais/sipase/assets/edicoes/2018/arquivos/30.pdf. Acesso em: 03 set. 2020.
MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9756. Acesso em: 8 out. 2020.
RODRIGUES, K. G.; LEMOS, G. A.; Metodologias ativas em educação digital: possibilidades didáticas inovadoras na modalidade EAD. Ensaios Pedagógicos, Sorocaba, v. 3, n. 3, p. 29-36, set. 2019. Disponível em: http://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/156. Acesso em: 22 out. 2020.
SOUZA, J. L. et al. Metodologias remotas de ensino em tempos de Covid-19: estudo no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará (UFC). In: USP International Conference in Accounting, 20., 2020, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: FEA-USP, 2020. Disponível em: https://congressousp.fipecafi.org/anais/20UspInternational/ArtigosDownload/2890.pdf. Acesso: 27 set. 2020.
TORINA, H. F.; ALMEIDA, L. O.; DE PAULA, J. S. História do Programa de Educação Tutorial da FMRP-USP. Medicina, Ribeirão Preto, v. 49, n. 4, p. 374-380, 2016. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/268327969.pdf. Acesso em: 15 out. 2020.
VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em revista, Curitiba, n. 4, p. 79-97, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1550/155037796006.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.
WANDSCHEER, K. T. Ensino Remoto: um caminhar de possibilidades educativas. In: PALÚ, J.; SCHÜTZ, J. A.; MAYER, L. (Org.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020. Disponível em: https://www.sed.sc.gov.br/documentos/ensino-89/8839-livro-desafios-da-educacao-em-tempos-de-pandemia. Acesso em: 05 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Robervam de Moura Pedroza, Kátia de Oliveira Leite, Maria Eduarda Cavalcanti Vieira , Nathália Camilly da Silva Neves, Thallyta Juliana Pereira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).