Educação a Distância em um contexto militar: o design instrucional como ferramenta auxiliar no processo de modelagem de uma disciplina
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.662Palavras-chave:
Design Instrucional, Material Didático, ADDIEResumo
O presente trabalho relata a experiência da pesquisadora em seu campo de atuação profissional no qual apresentou uma proposta de Design Instrucional (DI) para a disciplina “Produção de Material Didático para EAD” para Curso Preparatório de Tutores(CPT) e teve como locus o Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), Organização de Ensino da Força Aérea Brasileira (FAB).Trata-se de uma pesquisa qualitativa, aplicada e exploratória, a qual foi apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso e consolidou conhecimentos construídos durante a Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, em especial os conhecimentos relacionados ao DI, que foi usado para o desenho e desenvolvimento da proposta. Para o desenvolvimento do DI foi utilizado o modelo ADDIE de DI, a qual remete a sigla em inglês para o ciclo Analyse (analise), Design (Desenhe), Develop (Desenvolva), Implement (implemente) e Evalute (Avalie). Foi escolhido por entender que este se mostra eficiente para o trabalho no contexto militar.
Downloads
Métricas
Referências
BARROS, Thiago Medeiros. Design Instrucional do Curso de Material Didático. Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - Facel, Curitiba, 2018.
BATES, Tony. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017. Disponível em: http://www.abed.org.br/arquivos/Educar_na_Era_Digital.pdf. Acesso em: 01 maio 2019.
BLOOM, B. et al. Taxonomia dos objetivos educacionais: domínio cognitivo. Porto Alegre: Globo, 1983.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Ensino da Aeronáutica. Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica. Plano de Modernização do Ensino da Aeronáutica: PCA 37-11. Brasília, DF, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília - DF, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 06 maio 2019.
COSCARELLI, C.; RIBEIRO, A. E. (org.). Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3ed. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2011.
DEWEY, J. 1859-1952 Vida e educação: John Dewey. 10 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
FERRAZ, A. P. do C.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod. [online]. 2010, v.17, n. 2, p. 421-431.DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2010000200015. Acesso em: 06 maio 2019.
FILATRO, A. Como preparar conteúdos para EAD. São Paulo: Saraiva, 2018.
FILATRO, A. Design Instrucional contextualizado: educação e tecnologia. 2. ed. São Paulo: Senac, 2007.
FILATRO, A. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
FILATRO, A.; CAIRO, S. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, Sp: Papirus, 2012.
KLEIMAN, A. B. O conceito de Letramento e suas implicações para a Alfabetização. Cefiel/Unicamp & MEC, 2007.
LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. (org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
MORAIS, M. et al. Design Instrucional na elaboração do material didático impresso na EAD do Instituto Federal do PIAUÍ (IFPI). CONGRESSO REGIONAL SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2016.
MORAN, J. M. O que é um bom curso a distância? Disponível em: https://www.learning-performancebrasil.com.br/home/artigos/artigos.asp?id=2405. Acesso em: 23 dez 2018.
NEGRI, P. S. A intencionalidade pedagógica como estratégia de ensino mediada pelo uso das Tecnologias em Sala de Aula. Laboratório de Tecnologia Educacional. 2016. Disponível em: https://www.labted.net/single-post/2016/05/30/artigo-a-intencionalidade-pedag%c3%93gica-como-estrat%c3%89gia-de-ensino-mediada-pelo-uso-das-tecnologias-em-sala-de-aula-1. Acesso em: 23 dez. 2018. Acesso em: 20 abril 2019.
PEREIRA, J. T. Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. In: COSCARELLI, C. V.; Ribeiro, A. E. (org.). Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3ed., Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Danielle Oliveira dos Santos, Thiago Medeiros Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).