TECNOLOGIA E METODOLOGIA PARA UMA EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA

Autores

  • Romero Tori USP e Centro Universitario Senac

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.64

Palavras-chave:

Educação a distância. Educação sem distância. Tecnologia na Educação. Motivação. Autonomia

Resumo

As novas mídias interativas, tais como videoconferência, realidade virtual, realidade aumentada e games, são bastante eficazes para eliminar distâncias em atividades remotas. Na educação a distância, a fim de evitar evasões e garantir o engajamento do aluno, é importante que se reduza também outro tipo de distância, de origem psicológica: a transacional. Nesse cenário é essencial a participação do designer instrucional, que deve selecionar metodologias e mídias adequadas ao cenário socioeconômico e cultural, público-alvo e objetivos de aprendizagem. Este artigo faz uma análise sobre o futuro da sala de aula, seja essa concreta ou virtual, à luz do perfil das novas gerações e das tendências tecnológicas na educação.

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Biografia do Autor

Romero Tori, USP e Centro Universitario Senac

Engenheiro, doutor e livre-docente pela USP na Área de Tecnologias Interativas. Ocupa o cargo de Professor Associado III da Escola Politécnica da USP, na área de engenharia de computação, onde coordena o Interlab - Laboratório de Tecnologias Interativas. É também professor e pesquisador do Centro Universitário Senac, onde coordena o Programa de Iniciação Científica e o Grupo de Pesquisa em Tecnologia Aplicada. Bolsista de produtividade do CNPq, em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora. Coordenou e tem desenvolvido diversas pesquisas em tecnologias interativas, com ênfase na aplicação em educação, saúde e entretenimento. Autor, entre outros trabalhos, do livro “Educação sem Distância" pela Editora Senac. Publica o blog "Educação sem Distância"  (http://romerotori.org). Link para Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8901320181295016

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Publicado

2016-05-30

Como Citar

Tori, R. (2016). TECNOLOGIA E METODOLOGIA PARA UMA EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA. EmRede - Revista De Educação a Distância, 2(2), 44–55. https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.64