A formação inicial de professores: os impactos do ensino remoto em contexto de pandemia na região Amazônica
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.639Palavras-chave:
formação de professores, ensino básico, pandemiaResumo
O objetivo deste artigo é analisar as principais dificuldades sentidas por licenciandos no processo de formação inicial em uma instituição do ensino superior da rede privada de ensino, na cidade de Belém/PA, quando da utilização de aulas remotas, por necessidade de isolamento social, devido à pandemia da COVID-19. A pesquisa tem abordagem qualitativa, com utilização de um questionário semiestruturado (misto) como ferramenta de coleta de dados, além de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados detectaram três principais dificuldades apresentadas: a primeira relacionada às questões psicológicas e emocionais, e de problemas de saúde dos licenciandos e de seus familiares; a segunda se refere às condições socioeconômicas, com desemprego causando a falta de recursos financeiros, precário acesso à internet, e falta de tempo para acompanhar as aulas remotas; e a terceira, há falta de domínio dos licenciandos no uso das ferramentas tecnológicas e dificuldades sentidas quando da mudança da metodologia de ensino.
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