Atividades na pós-graduação utilizando as ferramentass digitais no contexto da crise da COVID 19: Análise qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.623Palavras-chave:
educação. Covid-19, pós-graduação, análise qualitativaResumo
Este estudo apresenta a análise qualitativa descritiva da tabulação dos dados do levantamento sobre as atividades na pós-graduação utilizando as ferramentas digitais no contexto da pandemia da Covid 19. Um questionário foi aplicado junto a docentes e discentes dos cursos de pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior, e os dados de 1202 respondentes foram tabulados e são aqui apresentados. A análise descritiva a partir da tabulação das quatro questões subjetivas do questionário visam fundamentar a implementação de ações ou políticas de pós-graduação, à medida que oportunizam identificar a percepção dos docentes e discentes sobre atividades da pós-graduação utilizando as Tecnologias Digitais em meio a pandemia.
Downloads
Métricas
Referências
ASSUNÇÃO, I. P.; LIMA, W. M.; PIMENTEL, F. S. C; FERREIRA, A. R. Levantamento sobre as atividades na pós-graduação utilizando as ferramentas digitais no contexto da crise da covid 19. Maceió: UFAL, 2020a. 29 p.
ASSUNÇÃO, I. P.; LIMA, W, M; PIMENTEL, F. S. C; FERREIRA, A. R. SILVA JUNIOR, L. C. F. Levantamento sobre as atividades na pós-graduação utilizando as ferramentas digitais no contexto da crise da covid 19 – 2ª parte. Maceió: UFAL, 2020b. 19 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 1428, de 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior - IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Diário Oficial da União, Brasília, 31 dez. 2028. Seção 1, p. 59.
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Iramuteq: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia. nº 21(2), p. 513-518, 2013.
CAMARGO, CRONBACH, L. J. Coefficient alpha and the internal structure of tests. Psychometrika, n. 16, v. 3, p. 297-334, 1951.
SAMPIERI, R.H.; COLLADO, C.F.; LUCIO, M.P.B. Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.
VIEIRA, Sonia. Introdução à bioestatística. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL). Gabinete da Reitoria. Portaria nº 438, de 25 de março de 2020. Dispõe sobre a composição do Grupo de Trabalho (GT) “Educação mediada por tecnologias”. SIPAC UFAL. Maceió, 25 mar. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2Ybwop5. Acesso em: 22 abr. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Walter Matias Lima, Luíz Cláudio Ferreira Silva Junior, Adilson Rocha Ferreira, Iraildes Pereira Assunção
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).