Ações de extensão para formação de professores da educação básica no uso das TDIC
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.615Palavras-chave:
extensão, formação de professores, tecnologias da informação e comunicação., educação básica, TPACKResumo
Este relato de experiência visou a discutir os fundamentos teóricos e metodológicos que embasaram as ações do projeto de extensão universitária “Tecnologias Emergentes a Serviço da Aprendizagem”, descrevendo e analisando essas ações e seus resultados. O projeto objetivou a formação de professores para o desenvolvimento de conhecimento pedagógico tecnológico e de competências digitais, além da preparação de alunos bolsistas dos cursos de licenciatura para atuarem como futuros docentes virtuais. Desde 2015, formaram-se 400 professores e professoras, buscando superar a racionalidade técnica e desenvolver a autonomia e a cooperação. A cada oferta, as ações desenvolvidas promoveram a redução da taxa de evasão e aumento da taxa de satisfação.
Downloads
Métricas
Referências
BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. In: BEHAR, P. A. (Org.). Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BRASIL. Leis de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 16 abr. 2020.
BRASIL. Parecer CNE/CP 2/2015, de 9 de junho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21123&Itemid=866. Acesso em: 16 abr. 2020.
BRUNO, A. R.; PESCE, L. Mediação partilhada, dialogia digital e letramentos: contribuições para a docência na contemporaneidade. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 7, n. 3, p. 683-706, 2012.
CAPES. O que é UAB e sua legislação. 2016. Página: O que é UAB? Disponível em: https://www.capes.gov.br/uab/o-que-e-uab. Acesso em: 20 abr. 2020.
CIBOTTO, R. A. G.; OLIVEIRA, R. M. M. A. TPACK – Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo: uma revisão teórica. Imagens da Educação, Maringá, v. 7, n.2, p. 11-23, 2017.
HAGEMEYER, R. C. C. Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança. Educar em revista, Curitiba, [on-line], n. 24, p. 67 85, 2004.
LAPA, A. B.; TEIXEIRA, G. G. S. Tutor é docente da EaD? In: REALI, A. M. M. R.; MILL, D. Educação a distância e tecnologias digitais. Reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 199-214.
KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. Teachers learning technology by design. Journal of Computing in Teacher Education, London, v. 21, n. 3, p. 94-102, 2005.
KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. What is technological pedagogical content knowledge (TPACK)?. Contemporary issues in technology and teacher education, Waynesville, v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009.
KOLAGA, L. J. G.; DIAS, T. L.; CARNEIRO, T. C. Avaliação de serviços de cursos superiores na modalidade a distância: um estudo na SEAD/UFES. EmRede: revista de educação a distância, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 114-128, 2015.
MARTINS, A. O.; ZANOTTO, L.; SOMMERHALDER, A. Formação inicial de professores na educação a distância: educar-se em colaboração. EmRede: Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 532-543, 2018.
MARTINS, V.; SANTOS, E. A produção de cibervídeos na formação de professores: reflexões para a educação on-line. EmRede: Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 221-233, 2019.
MATTA, C. E.; CLEMENTINO, A.; MONTEVECHI, J. A. B. Design instrucional da disciplina de pesquisa operacional baseado no modelo colaborativo. In: XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013, Gramado (RS): ABENGE, 2013.
MATTA, C. E.; FURLANI, J. M. S.; MORAIS, J. S. Aprendizagem profissional do professor para competências digitais. In: VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC 2020, 2020, Ponta Delgada (Açores): Instituto Politécnico de Bragança: atas da conferência, 2020.
MATTA, C. E.; FURLANI, J. M. S.; OLIVEIRA, J. R. S. Tecnologias emergentes a serviço da aprendizagem: um curso de extensão para professores da educação básica. In: XIII Congresso de Ensino Superior a Distância e II Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2016, São João Del Rei: Unirede, 2016.
MATTA, C. E.; FURLANI, J. M. S.; SANTOS, P. C. Análise do uso das TIC em sequências didáticas de professores da educação básica. In: V Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2019, 2019, Bragança: Instituto Politécnico: atas da conferência, 2019. p. 278-288.
MILL, D. Docência virtual. In: MILL, D. (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018. p. 181-186.
MILL, D.; SILVA, C. P. R. Aprendizagem da docência para educação a distância: uma breve revisão de literatura sobre docência virtual. EmRede: revista de educação a distância, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 544-559, 2018.
PALLOFF, R.; PRATT, K. O aluno virtual. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PETRONI, A. P.; SOUZA, V. L. T. Vigotski e Paulo Freire: contribuições para a autonomia do professor. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 9, n. 27, p. 351-361, 2009. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3601/3517. Acesso em: 20 abr. 2020.
PMI. Project Management Institute. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos: Guia PMBOK. 5. ed. Atlanta: PMI, 2013.
SCHNEIDER, D.; BEHAR, P. A. Arquitetura pedagógica para a educação a distância. In: MILL, D. (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018. p. 51-52.
SCHNEIDER, D.; SILVA, K. K. A.; BEHAR, P. A. Competência dos atores de educação a distância: professor, tutor e aluno. BEHAR, P. A. (Org.) Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2103.
SHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987.
UNIFEI. Universidade Federal de Itajubá. Edital de seleção de bolsistas para o projeto de extensão “Tecnologias emergentes a serviço da aprendizagem”. Itajubá, 2019a.
UNIFEI. Universidade Federal de Itajubá. Plano de desenvolvimento institucional 2019-2023. Itajubá, 2019b.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Juliana Maria Sampaio Furlani, Cláudia Eliane da Matta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).