Letramento digital: desafios à formação docente
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.613Palavras-chave:
Formação de professores, Educação a distância, tecnologias da informação e da comunicaçãoResumo
A Educação a Distância e o uso cada vez mais presentes de novas tecnologias da informação e comunicação em sala de aula são marcos importantes. A análise do currículo das universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro e o cenário em que vivemos no início do ano de 2020 indicam que nossos docentes não estão preparados para articular metodologias de ensino e tecnologias, tornando os grandes conglomerados líderes do processo de informatização do ensino. Ressaltamos que o artigo, porém, não se pretende à área de Tecnologia, mas aos debates sobre formação de professores, discutindo tais relações e sinalizando a necessidade imperiosa de que os futuros professores sejam apresentados às novas tecnologias e não se sintam diminuídos devido ao uso de ferramentas como o Google for Education e toda a sua conjunto de programas.
Downloads
Métricas
Referências
ABED. Legislação em EaD. Disponível em: http://www.abed.org.br/. Acesso em: 25 mar. 2020.
BRASIL, Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 07 abr. 2020.
CO, B. Moacir Gadotti. Youtube. 2016. (4m44s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JhHe-q7dF9g. Acesso em: 24 fev. 2020.
FERREIRA, P. Coronavírus: MEC regulamenta aulas à distância para o ensino superior por 30 dias. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus-mec-regulamenta-aulas-distancia-para-ensino-superior-por-30-dias-24311999. Acesso em: 19 mar. 2020.
FRAGA, É. Brasil corre risco de ter professores em excesso e sem emprego nos próximos anos. Disponível em: encurtador.com.br/iCEZ3. Acesso em: 25 mar. 2020.
GOOGLE. Google for Education. 2020a. Disponível em: https://edu.google.com/intl/pt-BR/?modal_active=none. Acesso em: 18 mar. 2020.
GOOGLE. Google for Education: missão e valor. 2020b. Disponível em: https://about.google/intl/ALL_br/. Acesso em: 28 mar. 2020.
HARVEY, D. Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2008, p. 341.
IVIC, I. Lev Semionovich Vygotsky. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010, p. 140.
LANIER, J. Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018, p. 145.
LÉVY, P. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2000, p. 246.
MARTINO, L. M. S. Três hipóteses sobre as relações entre mídia, entretenimento e política. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, número 6, p. 137-150, jul./dez. 2011.
MENDES, G. M. L. Manifestação contrária à Portaria 343/2020 – MEC. Acesso em: 25 mar. 2020.
PEREIRA, J. S. Formação de educador@s nas tecnologias digitais: tecendo possibilidades. Novas tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v. 2, n. 2., jul. 2010.
PISCHETOLA, M.; DALUZ, L. B. A ecologia dos meios e a tecnologia como imersão cultural. Revista Contrapontos – Eletrônica, Itajaí, v. 18, n. 3, jul./set. 2018, p. 197-211.
PISCHETOLA, M.; HEINSFELD, B. D. “Eles já nascem sabendo!”: desmistificando o conceito de nativos digitais no contexto educacional”. Novas tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v. 16, n. 1, jul. 2018.
PRENSKY, M. Nativos digitais, imigrantes digitais. On the Horizon. NCB University Press, on-line, v. 9, n. 5, out. 2001. Tradução: Roberta M. de J. de Souza. Disponível em: http://www.colegiongeracao.com.br/novageracao/2_intencoes/nativos.pdf. Acesso em: 21 nov. 2018.
RAMOS, D. K. A formação de professores para o uso das tecnologias: um mosaico de concepções e emoções. Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v. 7, n. 1, jul. 2009, p. 1-11.
RIEDNER, D. D. T.; PISCHETOLA, M. Tecnologias Digitais no Ensino Superior: uma possibilidade de inovação das práticas?, Educação, Formação & Tecnologia, Portugal, v. 9 n. 2, 37-55, 2016.
THE OPEN UNIVERSITY. Innovating pedagogy 2020. 8. ed. Reino Unido: The Open University, 2020, p. 49.
VICENTE, D. E. V. G.; EIDELWEIN, M. P. Novos lugares para aprender: o google nos polos de apoio presencial do sistema Universidade Aberta do Brasil. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 37, n. 1, jan./jun. 2016, p. 7-22.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Jane Santos da Silva, Raphael Do Espírito Santo Mello e Pires, Diomario da Silva Junior, Fabíola Fortes Roldan Carmo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).