Modelo de integração adaptável entre Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Sistemas de Gestão Acadêmica baseado em Arquitetura Orientada a Serviços
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.60Palavras-chave:
Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Integração, Sistemas de Gestão Acadêmica, Educação a Distância.Resumo
A educação a distância se tornou comum no cotidiano das Instituições de Ensino Superior através da crescente oferta de vagas nesta modalidade de ensino. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta um modelo que possibilita integrar os Ambientes Virtuais de Aprendizagem - que em geral se caracterizam como as salas de aula dos cursos a distância; com os Sistemas de Gestão Acadêmica - estes aperfeiçoaram as rotinas administravas e acadêmicas das instituições. Ambos são importantes para o contexto que estão inseridos e não devem ser enfraquecidos em detrimento um do outro, devendo ser interligados. A solução aqui apresentada possibilita sua incorporação de forma simples a diversas realidades que demandem esse tipo de integração.Downloads
Métricas
Referências
CHAVES, Leonardo Grandinetti; BARONI, Rodrigo; FERREIRA, Marta. Análise da Integração de Aplicações (EAI) no Contexto de Portais Corporativos de Médias e Grandes Empresas Brasileiras. FACE – Universidade FUMEC – Belo Horizonte/MG - SMSI II (2005).
GARCIA, Tânia Cristina Meira; SOBRINHO, Djanní Martinho dos Santos. EaD: percursos e experiências. Natal: EDUFRN, 2014.
HANSEN, Roseli Persson; PINTO, Sergio Crespo Coelho; HANSEN Cristiano Roberto. Integrando Web Services e Recursos Educacionais Através de Composição. XATA2005-XML: Aplicações e Tecnologias Associadas (2005): 290-301.
INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior 2012: resumo técnico. – Brasília, 2013. 133. ISBN 978-85-7863-35-5.
KUEHNE, Bruno Tardiole. Modelos e algoritmos para composição de Web Services com qualidade de serviços. Dissertação de Mestrado. USP - São Carlos, 2009.
MARTINS, Janae Gonçalves. Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem. Diss. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, 2002.
MEC - Ministério da Educação. Portaria nº 4.059 do Ministério da Educação, de 10 de dezembro de 2004. Disponivel em: http://www.ufrgs.br/sead/sead-2/legislacao-ead/documentos/port_4059-2004_ativ_semipresencial.pdf/at_download/file Acesso em: 21 de Setembro de 2015.
OLIVEIRA, Ricardo Ramos de. Avaliação de manutenibilidade entre as abordagens de Web Services RESTful e SOAP-WSDL. Dissertação de Mestrado. USP - São Carlos, 2012.
PUERTA, Adriana Aparecida; AMARAL, Roniberto Morato. Comparação da educação presencial com a educação à distância através de uma pesquisa aplicada. XV Seminário Nacional de Biblioteca Universitárias. São Paulo. 2008.
SANTOS, Edméa Oliveira dos. "Ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias livres, plurais e gratuitas." Educação e Contemporaneidade 11.18 (2002): 424.
SORDI, José Osvaldo de; MARINHO, Bernadete de Lourdes. Análise dos ambientes para integração entre sistemas de informação segundo especialistas. Revista de Ciências da Administração – CAD, v. 8, n. 15, jan/jun 2006.
SILVA, César Augusto Barreto da. Arquitetura Empresarial: um estudo de caso sobre a integração entre a Plataforma Moodle e o SIGAA na UFRN. Dissertação de Mestrado. Natal/RN, 2012.
VIEIRA, Victor Hugo. Web Services de apoio a aplicações voltadas ao trabalho em grupo. Dissertação de Mestrado. USP - São Carlos, 2006.
WOLYNEC, Elisa. Os novos desafios da gestão acadêmica. Acesso em 15 de agosto de 2015 - Disponível em: www.techne.com.br.
ZIULKOSKI, Luís Cláudio Chaves. Integração do Moodle com o Banco de Dados Institucional na UFRGS. In: Workshop de Tecnologia da Informação das IFES (2.: 2008: Gramado). Caderno de resumos. Gramado: UFRGS, 2008. 198 p. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).