Laboratório de ensino de matemática no curso de Licenciatura: uma experiência acadêmica sobre funções do 1º grau com alunos do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.578

Palavras-chave:

Laboratório de Ensino de Matemática, Jogo, Função, matemática

Resumo

O trabalho apresenta o relato de uma experiência na disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática de um curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância, de uma instituição pública de ensino superior da região Sul do país. O objetivo do artigo é descrever a construção e a aplicação da atividade “Corrida das Funções Afim” por um grupo de acadêmicas do curso, tendo como sujeitos alunos do Ensino Médio de uma escola pública, explorando a relação ensino-extensão. As atividades foram desenvolvidas no primeiro semestre de 2018, em seis polos, com 52 acadêmicos matriculados e 37 participativos. Destaca-se que, como resultado, a percepção positiva dos acadêmicos sobre produção, adaptação e aplicação de jogos no Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Thais Philipsen Grutzmann, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil,thaisclmd2@gmail.com

Doutora em Educação (UFPel/2013); Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS/2009); Especialista em Matemática e Linguagem (UFPel/2007); Especialista em Educação - ênfase em Educação de Surdos (UFPel/2019); Licenciada em Matemática (UFPel/2005). É Professora Adjunta do Instituto de Física e Matemática (IFM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), estando como atual Vice-Diretora da unidade. Atua nos Curso de Licenciatura em Matemática Diurno, Noturno e a Distância e é docente/orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), sendo a atual Coordenadora Adjunta.

Rozane da Silveira Alves, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, rsalvex@gmail.com

Possui graduação em Engenharia Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande (1975), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1999), especialização em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (2000), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas, atuando na área de Educação a Distância em Matemática,nos cursos de Licenciatura em Matemática integral e Noturno e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, sendo a atual Coordenadora. 

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Publicado

2020-11-06

Como Citar

Grutzmann, T. P., & Alves, R. da S. (2020). Laboratório de ensino de matemática no curso de Licenciatura: uma experiência acadêmica sobre funções do 1º grau com alunos do ensino médio. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(2), 220–232. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.578

Edição

Seção

Dossiê Extensão na Educação a Distância